Last Updated on: 29th abril 2021, 03:02 pm
Difícil não querer ver um pouco mais da casa da ceramista Flavia. Afinal, seu jeito descontraído de levar a vida influencia diretamente a decoração dos ambientes que compartilha com os amigos e visitas. Com olhar e <3 de artista, ela é capaz criar arranjos lindos de forma despretensiosa. Se você perdeu o começo da história, leia o Capítulo 1.
… Já era de se esperar que alguém que produz peças de cerâmica e azulejos desenhados tivesse uma quedinha pelas cores, mas a Flavia é tão apaixonada pelo efeito positivo que elas causam que faz questão de ter detalhes coloridos em todos os cômodos. Há muitos anos seu tom preferido é o azul turquesa, porém nunca se sabe quando isso pode mudar. Misturar estampas também é algo natural para ela, por isso almofadas, mantas, luminárias e objetos menores costumam se deslocar pela casa formando novas composições. Outra coisa que não pode faltar são as flores – sempre tem um vaso apoiado em algum móvel para alegrar e perfumar os espaços.
Com vista para as ruas arborizadas do bairro residencial, a cobertura é um dos cantos favoritos da família. Desde a reforma, realizada na época em que a moradora estava se mudando para o imóvel, o deck de madeira é o lugar escolhido para apreciar o pôr do sol ou curtir as tardes de descanso durante o final de semana. A sala de televisão tem laterais envidraçadas e é bem aberta, mas consegue ser aproveitada até mesmo nos dias mais frios por conta da lareira instalada em um bloco de alvenaria. Para facilitar a vida, nesse mesmo cômodo foi criado um pequeno lavabo pintado de azul, assim as pessoas não precisam ficar subindo e descendo as escadas toda hora.
Para Flavia, morar em São Paulo tem suas alegrias e tristezas, porém ela conseguiu extrair o melhor da cidade através da construção que integra áreas internas e externas quase como se não houvesse barreiras. Também, quem poderia reclamar da rotina quando a janela do quarto se abre para uma exuberante jabuticabeira? Aliás, o verde das plantas vai bem com todas as outras cores usadas na decoração do ambiente: a parede da cabeceira, por exemplo, ganhou um suave tom erva doce, fundo perfeito para a colcha de patchwork. As texturas, a madeira e o ar sereno lembram um pouco o clima do interior, onde a ceramista cresceu.
A poucos passos dali fica o quarto do filho da moradora, de cinco anos. Uma das paredes recebeu tinta azul e os carrinhos e barquinhos se espalham pelos cantos, no entanto aqui não existe aquele preconceito ultrapassado que diz que os dormitórios de meninos não devem ter estampas ou elementos delicados. Pequenos quadros, bandeirolas e prateleiras amarelas tornam o espaço mais interessante fugindo do óbvio. Ao lado da cama baixinha, uma das luminárias assinadas pela mãe garante a luz ideal para o fim do dia.
As cores e estampas acompanham Flavia desde criança, inseridas fundo na memória. E a casa, que está aí para contar toda essa história e as que ainda virão, se tornou um território livre onde a brincadeira de misturar é sempre permitida. É claro que a arquitetura ajuda a criar uma atmosfera acolhedora, com suas aberturas e o jardim à mostra, mas é através dos objetos queridos e das lembranças expostas que se faz um verdadeiro lar.
Fotos por Rafaela Paoli
Linda demais essa casa!Aconchego e alegria traduz todas as cores.Qual a cor da parede da sala?
Oi Diana, tudo bom?
Infelizmente não temos o nome da tinta, mas se descobrirmos a gente te avisa tá?
Beijos <3
Bom dia. Belíssimas casas. Gostaria de saber (se possível) qual a cor da parede que aparece na sala da casa da Flávia? Tenho uma parede pintada na minha sala que já está desbotada e desejo mudá-la. Obrigada, Denise.
Oi Denise!
Que bom que gostou, obrigada!
Linda essa cor da parede né? Vamos tentar descobrir e te falamos, tá? 😉
Oi, queridos!!
Quero muito também saber a cor daquele rosa da parede da sala. É possível descobrir??
Abraços
Oi Thais, tudo bem?
Na época em que publicamos a matéria muita gente nos perguntou sobre essa cor, mas infelizmente a dona da casa não tinha mais o nome da tinta! De qualquer forma, você pode usar a foto como referência e comprar aqueles testes de tinta pequenos para conseguir chegar em uma cor aproximada. Beijos!
Bem do jeito que eu gosto,uma casa com vida e colorida!bj
http://minhaminimansao.blogspot.com.br/
Linda casa, amei todos os detalhes! Parabéns
Oi Juliane,
Nós também não cansamos de ver as fotos dessa casa linda!!!
bjs