Last Updated on: 21st abril 2021, 03:26 pm
Uma casa e todas as memórias que ela guarda não podem ser resumidas de uma vez só, então por aqui fazemos diferente. Ao invés de concentrar todos os detalhes e fotos em uma única matéria, criamos pequenos capítulos para que você possa curtir essa visita durante vários dias. É só acompanhar a ordem pelo título dos posts e apreciar o passeio sem se preocupar com o relógio.
Podem dizer que é destino, acaso ou coincidência, mas o fato é que a relação da figurinista e bordadeira Flávia e do produtor de elenco Luciano estava fadada a acontecer. Eles chegaram a trabalhar juntos em um longa-metragem muito tempo atrás, porém o encanto de um pelo outro só surgiu há dois anos, quando se reencontraram nos bastidores do filme ‘Hoje eu quero voltar sozinho’. A sintonia foi tanta que doze meses depois o casal procurava um endereço para chamar de seu – ou melhor, de ‘nosso’ – e assim começar uma nova história.
Flávia e Luciano sempre gostaram muito do centro de São Paulo, por isso lhes pareceu natural alugar um imóvel nessa região. Na verdade, ele já morava em Santa Cecília e aos poucos ela também foi se apaixonando pelo clima antiguinho de lá: “Ao mesmo tempo em que temos ao redor comércios tradicionais, como um restaurante de família, uma floricultura ou uma costureira amiga, o bairro é movimentado e de fácil acesso.”, resume o casal. Sem pressa na escolha do apartamento, eles acabaram cruzando com um que atendia a quase todos os seus desejos. A amplitude dos 100 m², os 2 dormitórios e a proximidade à estação do metrô pesaram na decisão, porém o que realmente os convenceu foi a iluminação natural. “Assim que entramos, tivemos certeza de que queríamos viver aqui. Além de espaçoso, havia uma luz linda de fim de tarde lavando todo o apê.”.
Por sorte o apartamento estava tão bem resolvido que o casal não precisou fazer nenhuma alteração estrutural antes da mudança – todos os ajustes e detalhes da decoração foram definidos ao longo do tempo, conforme os ambientes iam tomando forma. Aliás, até hoje Flávia adora trocar as coisas de lugar e reconfigurar um canto ou outro. Pensando justamente em começar uma casa do zero e com o olhar dos dois, os moradores venderam a maioria dos móveis que possuíam em seus antigos endereços e compraram quase tudo novo. O pouco que foi mantido acabou sendo readaptado, como a estante branca que agora é usada na horizontal e serve de aparador para a televisão ou as almofadas que ganharam capas com outras cores.
Sem estilo definido e repleto de peças únicas, o apê guarda uma história diferente a cada passo. A mesa de centro de madeira rústica, por exemplo, foi feita por um amigo do casal. O mesmo vale para a placa divertida que fica acima do sofá, pintada pelo caligrafista Filipe Grimaldi; o prato assinado pela artista Silvana Mello ou a tapeçaria criada por Denise Mikowski. Todos esses presentes e tantos outros trazem uma sensação de aconchego aos espaços, afinal não há nada melhor do que se cercar de objetos queridos dentro de casa.
Enquanto Flávia é mais atenta às miudezas, Luciano tem habilidade para projetos que envolvam madeira e instalações elétricas. As mantas, acessórios de crochê e itens bordados são criações dela, já as luminárias do escritório, alguns dos banquinhos da sala e o pendente que fica na cozinha foram inventados por ele. Montados por ambos, os arranjos de flores se renovam toda sexta-feira e espalham suas cores pelo apartamento. Cor, aliás, é um elemento indispensável na rotina dos moradores: “Tentamos manter tons mais neutros nas paredes e nos móveis grandes para poder usar matizes vibrantes nos detalhes. Assim não cansamos do resultado nunca.”.
Ampla e iluminada, a cozinha é um dos ambientes em que o casal mais gosta de ficar, por isso a decoração do cômodo também foi pensada com carinho. Como originalmente o imóvel possuía poucos armários, Flávia e Luciano decidiram criar prateleiras abertas usando trilhos de parede e tábuas de madeira – dessa forma eles conseguiram economizar e ao mesmo tempo organizar as louças e utensílios com charme. Espertinhos, os dois procuram sempre deixar os itens mais bonitos em primeiro plano, como copos coloridos, jarras e pratos delicados.
O efeito leve e acolhedor do apartamento de Luciano e Flávia é resultado da relação entre a personalidade dele e a dela: “Nunca tivemos uma inspiração concreta, então aqui é como um verdadeiro quebra-cabeça de referências, cores e formas, tudo para que a gente pudesse misturar nossos dois estilos.”, contam eles orgulhosos. Assim dá para entender porque o casal gosta de passar tanto tempo dentro de casa!
Fotos por Isadora Fabian
Adorei! Vcs sabem de onde é a mesa de jantar que fica na sala?
Obrigada!
Oi Marcelly, tudo bom?
Não temos o nome da loja em que os moradores compraram a mesa, mas achamos um modelo bem parecido na loja Velha Bahia. Eles fazem em diversos tamanhos. http://www.velhabahia.com.br/mesa-jantar-velha-bahia-mr1003.html A loja Depósito Santa Fé também tem modelos bacanas de madeira, olha esse: http://www.depositosantafe.com.br/produtos/mesas-de-jantar/2653
Espero que tenha ajudado! Beijos
Muito bacana a casa e o casal Parabéns !!!!
Encantadora!
um amor!
Que casa linda! Tem uma luz maravilhosa e o uso das cores não agride, são harmônicas mesmo sendo várias. Amei! Amei tb essa parede com polaroids, já guardei como inspiração pra mim.
beijos
https://oladobeldavida.wordpress.com/
Lindo amei cada detalhe! Adoro o blog, sempre fico aguardando a segunda para ver a linda casa e sua história.
Ahhh, que fofa!!!
Obrigada Juliane 🙂
Ficamos super felizes em saber que você acompanha o blog toda semana…