Personalidade de sobra

A história de uma família que ama cozinhar e receber amigos

Aromas deliciosos vindos da cozinha não são novidade para os moradores e convidados desse apartamento em Higienópolis. É que os anfitriões, o empresário Rodrigo e a designer e estilista Lúcia, são apaixonados por gastronomia e não abrem mão de colocar a mão na massa todos os dias – quer dizer, ela normalmente acompanha o marido com uma taça de vinho, ajudando aqui e ali enquanto ele prepara verdadeiras alquimias com os ingredientes. Repleta de detalhes inusitados e toques de cor, a decoração do espaço revela o espírito leve e descontraído dos donos da casa.

Casados há 20 anos, Rodrigo e Lúcia têm uma história curiosa: os dois se conheceram na faculdade de artes plásticas, namoraram e até ficaram noivos, porém acabaram se separando e não se viram mais. Onze anos depois, em uma fila de cinema, se reencontraram e a paixão voltou. Desde então o casal teve nada menos que três filhos e cinco endereços, incluindo esse último. Inquietos, eles adoram começar tudo do zero e repensar por completo as funções e o mobiliário de cada lugar que ocupam. Aliás, a experiência com reformas e transformações já é tanta que nem precisaram da ajuda de um arquiteto para deixar o apê atual do seu jeito.

02-decoracao-sala-jantar-lustre-cadeiras-diferentes

03-decoracao-vaso-cisne-kitsch-vintage

04-decoracao-cadeiras-madeira-jantar

05-decoracao-parede-quadros-galeria

06-decoracao-cristaleira-rustica-antiga-quadros

“Nas casas que já tivemos nada foi muito programado. Para nós é mais importante que elas tenham a nossa cara, mas em todos os lugares em que moramos juntos integrar cozinha e sala sempre foi essencial. Gostamos muito de receber os amigos ao redor do fogão, então esse ambiente não poderia ficar isolado. Aqui ele é realmente o coração da casa.”, conta Lúcia. Durante a obra o casal derrubou poucas paredes – apenas a que separava a antiga copa da área de serviço, porém eles inverteram o uso dos cômodos: a cozinha original agora assume as funções de lavanderia, enquanto o espaço ao lado recebeu toda a atenção e os elementos novos, como o piso de ladrilhos hidráulicos ou a ilha central com fogão acoplado.

Para fugir do visual asséptico dos armários planejados os moradores buscaram inspiração nos modelos rústicos usados em farmácias antigas, com muita madeira e frentes de vidro. Eles mesmos desenharam a marcenaria, a grande responsável pela sensação de aconchego do ambiente. As paredes criativas também fazem graça no projeto de Rodrigo e Lúcia. De um lado o trecho pintado com tinta de lousa exibe um desenho colorido feito pela filha mais velha, Sofia, que assume as panelas quando o tema é sobremesa. Do outro, uma imensa fotografia traz para dentro do apartamento a beleza de uma floresta tropical. “Moramos muito tempo em uma casa e sentíamos saudade do verde, então essa foi a alternativa que encontramos para estar mais perto da natureza.”, brinca a moradora.

08-decoracao-cozinha-colorida-ilha-central

09-decoracao-cozinha-armarios-rustico-madeira

10-decoracao-cozinha-ladrilho-ilha-lustre-vintage

11-decoracao-cozinha-pratos-estampados-doce

12-decoracao-cozinha-pratos-estampados-doce

13-decoracao-cozinha-vintage-ladrilhos-hidraulicos

16-decoracao-cozinha-parede-lousa

14-decoracao-cozinha-colorida-adesivo-madeira

15-decoracao-cozinha-colorida-adesivo-vermelho

O talento de Rodrigo para a culinária não é mera coincidência. Desde criança ele cozinhava com sua mãe, que sempre foi uma referência no assunto, e com o passar do tempo seu interesse só cresceu. Em uma época em que saía bem cedo do trabalho, muitos anos atrás, Rodrigo decidiu bater na porta de um restaurante na vizinhança e se oferecer como ajudante – pouco depois já estava fazendo parte da equipe. Sua aptidão natural logo o levou a estabelecimentos renomados da cidade, mas a jornada dupla se mostrou desgastante demais. Após quatro anos de correria, ele finalmente acabou optando por cozinhar apenas por prazer. Para a sorte de Lúcia e dos filhos, Sofia, Artur e Alice.

As fotos a seguir com certeza vão te deixar com água na boca, então confira abaixo as receitas que o Rodrigo preparou especialmente para o blog – a gente garante: são todas deliciosas e surpreendentes.

a-decoracao-receita-ingredientes-ladrilhos

b-decoracao-receita-ingredientes-entrada

c-decoracao-receita-entrada-atum

h-decoracao-receita-risoto-capim-santo

n-decoracao-receita-risoto-capim-santo

i-decoracao-receita-risoto-capim-santo

Atum no leito de endívias (entrada)

Ingredientes:

• Folhas de endívia na quantidade de convidados
• 20gr de atum por convidado
• Mostarda Dijon
• Creme de balsâmico
• Flor de sal

Modo de preparo:

Corte o atum em pedaços de cerca de 5 x 1cm. Corte as folhas de endívias pela metade e use apenas a parte superior. Passe uma porção de mostarda Dijon em cada folha. Numa frigideira bem quente (antiaderente é melhor) sele os pedaços de atum de um lado e do outro, deixando-os levemente rosados no centro. Coloque-os sobre as folhas de endívia. Acrescente um pouco de flor de sal e uma gota de creme de balsâmico e sirva.

Risoto de capim santo

Pegue a receita de risoto que mais lhe agrade e substitua a quantidade de caldo ou água recomendados por um chá feito com folhas de capim santo fresco. Simples assim!

d-decoracao-receita-torta-maca-camarao

e-decoracao-receita-cozinha-colorida

f-decoracao-receita-torta-maca-camarao

g-decoracao-receita-torta-maca-camarao

m-decoracao-cozinha-torta-camarao

j-decoracao-cozinha-fotografia-floresta

k-decoracao-cozinha-torta-camarao

l-decoracao-cozinha-torta-camarao

Torta de camarão e maçãs verdes

Ingredientes:

• 1 massa folhada (para uma torta de 28cm de diâmetro)
• 2 maçãs verdes
• 1 kg de camarão limpo (separe as cascas para fazer um caldo ou peça ao peixeiro)
• 8 camarões grandes com casca (para decoração)
• 1 alho poró
• 2 talos de salsão
• 1 pedaço de gengibre
• 1/2 copo de vinho branco
• 1 colher de sopa de flor de hibisco (opcional)
• 250 ml de leite de coco
• 100 g de coco ralado
• Manteiga, sal, noz moscada e mel

Preparo da massa:

Corte uma das maçãs verdes em fatias finas. Passe manteiga na forma de torta e cubra com a massa folhada. Faça furos com um garfo no fundo da massa para ela não criar bolha. Ponha as fatias de maçãs na lateral interna da torta. Ponha a torta em forno pré-aquecido a 200º de 5 a 10 minutos, até ela começar a dourar, e retire.

Pré-preparo do recheio:

Corte a segunda maçã e o salsão em cubos com largura de 1 dedo. O alho poró deve ser fatiado em rodelas finas, o gengibre em cubos pequenos e os camarões em 2 ou 3 pedaços de acordo com o tamanho. Cozinhe as cascas de camarão em uma panela de água por 30 minutos e depois separe o caldo.

Preparo do recheio:

Numa frigideira grande ou caçarola baixa doure os camarões grandes e reserve, usando o mínimo de óleo. Doure o alho poró e vá adicionando pouco a pouco os demais ingredientes: salsão, maçãs, gengibre. Tempere com sal e noz moscada. Acrescente então o camarão e quando este mudar de cor, adicione o vinho branco. Mais um minuto no fogo e acrescente o leite de coco, o coco ralado, duas conchas do caldo de camarão e a flor de hibisco (opcional). Cozinhe por mais alguns minutos para tudo engrossar e secar um pouco. Se estiver muito líquido, adicione um pouco de maizena dissolvida no caldo de camarão e cozinhe mais um pouco.

Montagem da torta:

Coloque o recheio sobre a massa, enfeite com os camarões e ponha um fio de mel sobre as pontas das maçãs da torta e sobre os camarões. Leve ao forno por mais 5 a 10 minutos, antes de servir.

.

Fotos por Luiza Florenzano

Adoramos seus comentários! ❤️ Conte pra gente o que achou:

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.


COMENTÁRIOS # 12

  1. Morrendo de amores por essa cozinha!

    Responder
  2. Uauuu! Que espaço maravilhoso!!!! Adorei as receitas tbm! Vou testar 🙂

    Responder
    • Olá Luiza!
      Realmente a cozinha da Lúcia e do Rodrigo é um encanto! Nós ficamos apaixonadas… e detalhe: as receitas são divinas!!! Vale a pena fazer.
      Beijos

      Responder
  3. Babei e apaixonada pelas fotos da Lu, como sempre!

    Responder
  4. Lindo casal! Lindas fotos! Linda matéria!

    Responder
  5. Já me convidando para o próximo jantar, nem precisa pensar no cardápio, este tá ótimo.

    Responder
  6. Muito pessoal o apto, lindo e cheio de vivência. Ainda mais com uma receita, tudo a ver com o Histórias de Casa.
    Parabéns casal pela casa!

    Responder
  7. Olá!
    Gostaria de saber se vocês sabem de onde é esta almofada estampada com uma mulher que aparece na poltrona.
    Muito obrigada.
    Ariane

    Responder
  8. Olá, vocês sabem da onde é a linda cristaleira verde? Obrigada

    Responder
    • Oi Elisa, tudo bem? A moradora nos contou que comprou em uma loja de móveis antigos que não existe mais. Quem sabe você não garimpa algo parecido em algum antiquário. beijos!

      Responder

NOS VEMOS NO INSTAGRAM
@historiasdecasa