Last Updated on: 4th maio 2021, 02:11 pm
Uma casa e todas as memórias que ela guarda não podem ser resumidas de uma vez só, então por aqui fazemos diferente. Ao invés de concentrar todos os detalhes e fotos em uma única matéria, criamos pequenos capítulos para que você possa curtir essa visita durante vários dias. É só acompanhar a ordem pelo título dos posts e apreciar o passeio sem se preocupar com o relógio.
As texturas, os volumes, os vazios… nenhum detalhe foi escolhido por acaso no lar de Marina Acayaba e Juan Pablo Rosenberg, sócios na vida e no escritório AR Arquitetos. Junto há 10 anos, o casal aproveitou a reforma de seu apartamento no Jardins para trazer à tona suas principais referências: “Somos muito ligados à arquitetura japonesa e portuguesa. Daí esse jogo de branco, branco e branco.”, Marina explica. Com janelas que vão do piso ao teto, luz natural de sobra e móveis que evocam leveza, o apê parece flutuar sobre a cidade.
A escolha do imóvel também não aconteceu aleatoriamente. Marina e Juan Pablo quiseram se mudar para a região para ficar mais perto de seu escritório, localizado na Av. Paulista – assim puderam abdicar do carro durante a semana e hoje em dia fazem quase tudo a pé ou de bicicleta. “Como estávamos procurando um apartamento nesse bairro, nossa condição era que ele tivesse uma vista bonita e que não estivesse colado nos vizinhos, como acontece com a maioria dos prédios por aqui. Além disso, queríamos uma sala grande para poder receber os amigos e quartos amplos.”, lembra a moradora. Metas alcançadas, chegou a hora de projetar os espaços.
Marina e Juan Pablo vivem nesse endereço há quatro anos, porém os ambientes foram ganhando complementos ao longo do tempo. A estante metálica com nichos de diversos tamanhos é usada pelo casal em muitos de seus projetos e por isso acabou virando uma marca registrada, então não poderia ficar de fora. Cortando a sala de ponta a ponta, o móvel aos poucos vai sendo preenchido com novas aquisições, objetos trazidos de viagens e peças de design assinadas por amigos. O hall de entrada, também impecavelmente branco, é emoldurado por um trecho da estante, que inclusive se prolonga sobre o piso para delimitar melhor o espaço.
Com grandes respiros, a decoração segue uma linha minimalista e se baseia em peças escolhidas a dedo, sem nenhum tipo de excesso. Entre os móveis mais queridos dos moradores estão o carrinho da Marcenaria Baraúna, que foi um presente de casamento e serve como bar ao lado do sofá, e a mesa de jantar, montada na própria obra com uma chapa de Pequi que o casal comprou em uma madeireira. O branco, predominante em todos os cômodos, ganha pinceladas de cor com o tapete azul, os estofados em diferentes tons de cinza e os quadros dispostos sobre a parede de tijolinho: “Achamos que as cores devem estar nos objetos que podem ser trocados, e não nas peças fixas.” Marina diz.
Racional, mas ao mesmo tempo leve e delicado, o apartamento de Marina e Juan Pablo diz muito sobre eles e sobre sua maior paixão. “A rotina da arquitetura ocupa quase todo o nosso dia, mesmo em casa estamos pensando nos projetos. Nossos filhos, Leon e Eva, estão incluídos neste fascínio, pois tentamos viajar o mundo para ver obras de arquitetos.”.
Fotos por Alessandro Guimarães
Olá, eu amei essa estante em chapa metálica, vcs conseguem me informar quem executou? Obrigada!
Oi Marcela, tudo bom?
Infelizmente não temos o nome do fornecedor dessa estante.
Dessa vez vamos ficar te devendo. 🙁
Beijos
Adorei!
Mas essa mesa de madeira é muito linda, e com a divisão no meio parece que são duas mesa que foram emedadas.
Bjss
Oi Ju, tudo bom?
Essa mesa realmente é o máximo. Sabia que foram os moradores que desenharam? Muito talento né?
Beijos
Adorei o apê, mas em especial a parede de tijolinho branco. Apaixonante!