Last Updated on: 4th maio 2021, 02:12 pm
Menos é mais. Esse conceito parece fazer todo o sentido no apartamento que Marina e Juan Pablo conceberam para viver ao lado dos filhos, Leon e Eva. Apaixonados por arquitetura, os dois realizaram seu primeiro projeto juntos durante uma viagem à Ásia e foi aí que surgiu a vontade de criar um escritório para trabalhar lado a lado: “Fazer o projeto da Casa Cubo no Japão foi tão mágico que resolvemos abrir o AR Arquitetos.”, lembra Marina. O resultado de toda essa sintonia está visível em cada trecho do apê, marcado por vazios estratégicos e muito branco. Se você ainda não leu a primeira parte dessa história, é só conferir o Capítulo 1.
A relação de Marina e Juan Pablo com a arquitetura começou cedo. Filha dos arquitetos Marlene Acayaba e Marcos Acayaba, ela passou a infância em uma casa de concreto emblemática onde os espaços eram amplos e livres, por isso buscou reproduzir essa mesma sensação no apartamento. Já ele cresceu em um prédio antigo de Higienópolis com caixilhos do piso ao teto, então de certa forma as janelas generosas do atual apê também lhe despertam lembranças.
Com ambientes bem amplos e iluminados, o imóvel não exigiu tanto quebra-quebra. Talvez o cômodo que mais sofreu alterações seja a cozinha, agora integrada a uma área que funcionava como copa no antigo layout. Apesar de ter a mesa de jantar na sala, a família usa bastante a bancada de refeições: “Planejamos a cozinha a partir de uma grande mesa central que pudesse servir de bancada para cozinhar e também para nos sentarmos. Gostamos de cozinhar e comer no mesmo lugar.”, explica a moradora. O piso escuro e as vigas de concreto quebram o branco absoluto das paredes e da marcenaria desenhada pelo casal.
Todas as paredes do apartamento são brancas, com exceção de duas: a do quarto das crianças e a do quarto do casal. Leon, de quatro anos, e Eva, de dois, compartilham o mesmo espaço com detalhes em vermelho e azul. As camas de madeira e as cômodas baixinhas trazem segurança e deixam tudo na altura das mãos dos pequenos. De madeira ou de tecido, os brinquedos trazem um ar lúdico ao universo particular dos filhos.
No quarto de Marina e Juan Pablo o minimalismo impera novamente – além da parede cinza e da roupa de cama aconchegante, a decoração conta apenas com dois móveis laterais sem muitos ornamentos e luminárias de leitura douradas. O banheiro dos moradores, que mais parece uma sala de banho, é um capítulo à parte, com direito a acabamentos escuros, um gabinete que vai de ponta a ponta da parede e uma banheira de design contemporâneo. “Quisemos valorizar a banheira, que eu adoro.”, Marina conta.
O casal acredita que a beleza deve estar aliada à funcionalidade, por isso o apartamento tem um lado mais racional e, ao mesmo tempo, um lado mais poético. A personalidade de Marina e Juan Pablo está presente não apenas nos móveis e objetos que possuem, mas também na ausência deles: “Nossa casa tem um espaço livre e minimalista para ser ocupado de forma criativa de acordo com as pessoas que aqui estão. Gostamos da ideia de o espaço ser vazio e poder ser usado de maneiras diversas.”.
Fotos por Alessandro Guimarães
Um dos apartamentos mais bonitos que vi até agora aqui no site. E olhe que todos são lindos!
Achei lindo! Vocês sabem dizer qual foi o piso utilizado na cozinha e banho do casal?
Oi Tatiana, tudo bom?
O piso é de ardósia preta. Beijos
Que lindo! Amei as portas pivotantes de piso ao teto, e sem batentes. Quem são os fornecedores? Parabéns pela reportagem.
Oi Luciana, tudo bom?
Também adoramos esse apto! Sobre os fornecedores, não temos essa info. Seria só com os arquitetos mesmo.
Beijos
Olaaaa amei o tapete do quarto do casal: azul marinho! Onde eu encontro?
Oi Amanda, tudo bom?
Puts, não conseguimos descobrir a marca do tapete. 🙁 Vamos continuar tentando e se rolar te avisamos por aqui.
Beijos!
Qual o material desta bancada de cozinha incrível?
Oi Flávia, tudo bom?
A bancada é de nanoglass. Beijos!
Hey! Onde eu encontro essa luminária globo terrestre? Tenho uma nesse mesmo modelo, só que marrom… queria muito a azul…
Oi Queilan, tudo bom?
Não temos certeza se o globo da foto é mesmo uma luminária, mas encontramos um modelo com azul na Kalunga. Olha só: http://bit.ly/2qiLeWJ
Beijos!
queridos, qual a cor da parede do quarto de casal? beijos e obrigada
Oi Giselle, tudo bom?
Infelizmente não conseguimos descobrir o nome dessa tinta. 🙁 Mas de repente se você levar a foto na hora de comprar os vendedores podem te indicar um tom similar.
Beijos
a mais próxima é a Elefante da Suvinil. 😉
De onde é a roupa de cama cinza? 🙂
Oi Marcinha, tudo bom?
A moradora comprou a roupa de cama na loja Mundo do Enxoval. Beijos
Maravilhoso! Lembro de algumas reportagens sobre os moradores quando assinava uma revista de arquitetura. O apartamento tem tudo a ver com o estilo deles!