Last Updated on: 16th abril 2021, 03:09 pm

Mais do que ter uma casa bonita, importante mesmo é ter uma casa que faça sentido para quem vive nela – e foi exatamente esse o intuito de Fernanda e Cesar ao reformar esse imóvel antigo em São Paulo. “Eu acabo me envolvendo mais na decoração e gosto muito de mudar as coisas de lugar. A princípio meu marido fica um pouco desesperado, mas depois que ele vê tudo pronto, se apaixona. Já Maria, minha filha, me puxou e também adora essas pequenas transformações.”, revela a moradora. Para descobrir todas as invenções de Nanda no apartamento e entender o comecinho dessa história, veja o Capítulo 1.

Já fazia um tempo que Nanda estava pensando em fechar seu escritório e trazer, literalmente, o trabalho pra casa, então quando ela e o marido encontraram esse apê com uma sala ampla, a figurinista enxergou a oportunidade de montar seu home office com tudo o que precisava. O espaço ocupa a área de um dos quartos originais, cujas paredes foram substituídas por esquadrias de ferro pintadas de cinza e as cortinas que a moradora tanto ama – assim ele pode ficar isolado quando necessário. Na parede de fundo as cortinas aparecem novamente, porém dessa vez para esconder o grande acervo de roupas que Nanda utiliza em suas produções.

“A ideia era compactar um pouco a vida e ficar mais perto da minha família, então acho que essa mudança foi uma coisa boa. Com essa rotina cheia de horários, assim consigo curtir um pouco mais a casa. Também era importante que o escritório fosse bem delimitado. Como trabalhamos com roupas, gosto de ter um limite para elas: quando não cabem mais nos armários e araras, é hora de fazer um bazar ou doar.”, explica.

26-decoracao-atelie-escritorio-cortinas-rosa-armarios-cinza

27-decoracao-atelie-figurinista-nanda-sansone-cortinas-rosa

28-decoracao-atelie-figurinista-nanda-sansone-cortinas-rosa

29-decoracao-atelie-figurinista-nanda-sansone-cortinas-rosa

30-decoracao-atelie-figurinista-nanda-sansone-cortinas-rosa

31-decoracao-corredor-armarios-pintados-cinza-tacos

O imóvel tinha originalmente quatro dormitórios, mas Nanda sabia que precisaria apenas de dois, então ela e o marido decidiram abrir um desses cômodos para ampliar sua suíte, criando assim um grande quarto com muita luz natural e armários de sobra. A moradora ainda quer fazer melhorias na decoração, porém o ambiente já está bastante acolhedor e repleto de heranças de família, como os tapetes, a escrivaninha branca e algumas gravuras de Portinari que pertenceram a seu sogro. Uma das principais transformações aconteceu no banheiro do casal, renovado com revestimentos contemporâneos e elementos retrô.

32-decoracao-quarto-casal-escrivaninha-antiga-moveis-vintage

33-decoracao-quarto-casal-guarda-roupa-pintado-cinza-dourado

34-decoracao-quarto-casal-escrivaninha-antiga-moveis-vintage

35-decoracao-quarto-casal-escrivaninha-antiga-moveis-vintage

36-decoracao-quarto-casal-objetos-antigos-vintage

37-decoracao-quarto-casal-banheiro-suite-portas-correr

38-decoracao-banheiro-subway-tiles-piso-hexagonal-azulejo

39-decoracao-banheiro-subway-tiles-piso-hexagonal-macrame-plantas

Colorido e delicado, o quarto de Maria, de 12 anos, parece ter saído de um sonho – ou quem sabe de um conto de fadas moderno. A mistura de estilos e épocas presente no apê também aparece nesse espaço, a começar pela cama de madeira, comprada por apenas 150 reais em um brechó de móveis e restaurada com novas cores. A escrivaninha, outra peça especial, era do avô de Nanda e as estantes em formato de casinha acompanham a menina desde criança. Presa ao teto, a poltrona de balanço foi um pedido de Maria, que se encantou por um modelo parecido durante uma viagem com a mãe.

“Maria adora quando falo que vamos mudar seu quarto ou mexer na decoração. Sempre é uma delícia, um momento nosso, com várias lembranças. Trabalhei durante 10 anos com a revista Vogue Kids, então eu adoro o universo infantil e sempre amei montar os quartos dela com pequenos detalhes feitos por mim.”, conta a moradora. O banheiro com porta de correr e um espelho bem grande, por exemplo, foi uma ideia de Nanda para que a filha possa se divertir quando estiver se arrumando com as amigas.

40-decoracao-quarto-menina-cadeira-balanco-suspensa-verde-menta

41-decoracao-quarto-menina-verde-menta-cama-antiga

42-decoracao-quarto-menina-verde-menta-cama-antiga

43-decoracao-quarto-menina-escrivaninha-estante-forma-casinha

44-decoracao-quarto-menina-verde-menta-caixotes-organizadores

46-decoracao-quarto-menina-banheiro-integrado-tons-rosa

O apartamento de Nanda e Cesar une dois olhares: o lado prático, dos ambientes que se conectam e cumprem múltiplas funções, e o lado afetivo, dos móveis e objetos escolhidos com todo o carinho do mundo – não por seu valor estético, mas por seu significado. “Esse é um apê muito aconchegante, onde gostamos de receber os amigos, cozinhamos, dançamos e ficamos jogando conversa fora. Ele é despretensioso, cheio de lembranças por todos os cantos. Acho que é assim que a vida deve ser: simples, confortável, clara e com amor.”.

Fotos por Isadora Fabian, do Registro de Dia a Dia