Chocolate Notebooks

Decoração criativa e toques de improviso no espaço de trabalho

A decoração faz parte do nosso dia a dia, por isso conseguimos enxergar ideias interessantes em quase todo lugar, inclusive em ambientes de trabalho. Depois de perceber que esses espaços também tinham suas histórias pra contar, decidimos lançar uma seção chamada POR AÍ. Além de mostrar onde pessoas talentosas produzem suas criações, vamos falar sobre a carreira de cada uma delas…

Antes de conhecer e se apaixonar pela serigrafia, o artista João Livra, criador da marca de cadernos artesanais Chocolate Notebooks, chegou a experimentar várias técnicas e suportes. Isso porque sua vontade de realizar trabalhos manuais surgiu ainda na infância e foi se desenvolvendo cada vez mais ao longo dos anos, como ele conta:

Quando criança, ao invés de brincar com os brinquedos prontos, eu preferia destruí-los e reconstruí-los depois. Na adolescência surgiu um interesse por balões, muito presentes no bairro em que cresci, então nessa época passei a mexer com materiais diversos, como papéis, cola, madeira… Depois me encantei pela pintura e comecei a fazer graffiti nas ruas. Passei por pintura em tela, estampas de camisetas, esculturas e instalações. Tudo isso até descobrir a serigrafia. Comecei a produzir os cadernos naturalmente, pela necessidade de confeccionar meus materiais do jeito que queria”.

01-decoracao-espaco-trabalho-posters-colados-parede

02-decoracao-espaco-trabalho-banco-madeira-pintado-diy

03-decoracao-espaco-trabalho-chocolate-notebooks-serigrafia

04-decoracao-espaco-trabalho-banco-madeira-pintado-diy

05-decoracao-espaco-trabalho-posters-colados-parede

06-decoracao-estante-diy-improvisada-blocos-concreto

07-decoracao-cadernos-artesanais-chocolate-notebooks-serigrafia

08-decoracao-estante-diy-improvisada-blocos-concreto

09-decoracao-cadernos-artesanais-chocolate-notebooks-serigrafia

A criação dos cadernos com viés artesanal começou despretensiosamente e era tida como uma atividade paralela na vida de João, porém em 2013 ele e sua esposa, a escritora e compositora Marina Wisnik, decidiram profissionalizar a produção. O casal então fundou a Chocolate Notebooks, que além de dar vazão ao interesse do artista pelo design gráfico, também procura resgatar o prazer de escrever e desenhar por meio do elemento tátil e afetivo que os cadernos representam. O próprio nome é uma brincadeira com as memórias e a sensação prazerosa que os chocolates despertam – João queria que seus produtos estimulassem os mesmos sentimentos.

“Acreditamos que é possível produzir em diversas escalas, com muita criatividade e paixão. Com menos máquinas e mais mão na massa.”

João é o responsável por todas as etapas de produção, da criação das estampas à costura, passando pela escolha dos acabamentos e pela embalagem final. Apesar de gostar de cada um desses processos, a serigrafia continua sendo seu momento preferido: “Ainda me encanto ao ver o desenho surgindo na superfície a cada puxada de rodo na tela. Nessa puxada há muito suor e amor”, ele diz.

10-decoracao-espaco-trabalho-organizador-pegboard-painel

11-decoracao-espaco-trabalho-organizador-pegboard-painel

12-decoracao-espaco-trabalho-estante-cremalheria-trilhos-pinus

13-decoracao-espaco-trabalho-estante-cremalheria-trilhos-pinus

14-decoracao-cadernos-artesanais-chocolate-notebooks-serigrafia

15-decoracao-cadernos-artesanais-chocolate-notebooks-serigrafia

16-decoracao-escritorio-chocolate-notebooks-cavalete

17-decoracao-escritorio-chocolate-notebooks-papeis-coloridos

18-decoracao-escritorio-moodboard-cortica-referencias

19-decoracao-escritorio-chocolate-notebooks-papeis-coloridos

No começo a marca ocupava um quarto de apenas 12m² no apartamento do casal, porém conforme os pedidos foram aumentando eles perceberam que precisavam de um espaço maior e melhor resolvido. Em 2015 João e Marina encontraram uma sala para alugar em frente ao prédio onde moravam e não pensaram duas vezes. “É muito bom apenas atravessar a rua e chegar ao trabalho, ainda mais sem precisar sair da Santa Cecília, um bairro que amamos tanto”.

“Nesse espaço pudemos criar um ambiente que reflete um pouco os valores e características da Chocolate.”

Com poucas paredes internas e uma boa distribuição, o local não exigiu grandes alterações. Antes de trazer os equipamentos, o casal precisou apenas remover as antigas divisórias de madeira, lixar o piso e renovar a pintura. As janelas, essenciais para a boa circulação de ar em um ambiente onde se mexe com tinta, foram mantidas sem cortina, deixando à vista os tijolinhos do prédio vizinho.

Por ser uma área de trabalho, o espaço foi pensado de acordo com a funcionalidade e as necessidades de João, porém o artista não deixou de lado o fator estético. As bancadas são feitas com tábuas de pinus e compensado revestido com Formica, as ferramentas ficam organizadas em um painel com ganchos e as paredes foram cobertas por recortes, referências e trabalhos de amigos. “A decoração surgiu de maneira espontânea. Gosto muito de materiais crus, aparentes, e o lugar revela isso. O aparador da entrada, por exemplo, foi montado com tijolos de concreto e compensado, algo bem simples e funcional, que suporta livros, plantas e sempre está pronto para servir mais um café”.

20-decoracao-arte-serigrafia-chocolate-notebooks-handmade

21-decoracao-arte-serigrafia-chocolate-notebooks-handmade

22-decoracao-arte-serigrafia-chocolate-notebooks-handmade

23-decoracao-arte-serigrafia-chocolate-notebooks-handmade

24-decoracao-arte-serigrafia-chocolate-notebooks-handmade

25-decoracao-arte-serigrafia-chocolate-notebooks-handmade

26-decoracao-arte-serigrafia-chocolate-notebooks-handmade

27-decoracao-arte-serigrafia-chocolate-notebooks-handmade

28-decoracao-arte-serigrafia-chocolate-notebooks-handmade

29-decoracao-arte-serigrafia-chocolate-notebooks-handmade

Fotos por Rafaela Paoli

Deixe seu comentário 4 Comentários

  1. Muito interessante. Tanto o trabalho quanto o espaço mesmo. 🙂

    Responder
  2. Nossa, que lindo a matéria. Estou montando um projeto de ateliê e esse do João é espetacular. Obg 🙂

    Responder
  3. Adorei esse ambiente limpo, claro, arejado e transado, com objetos criativos salpicados. Nada melhor pra estimular a criatividade…

    Responder

Adoramos seus comentários! ❤️ Conte pra gente o que achou:

Categoria

Por Aí

Tags