Last Updated on: 15th abril 2021, 05:59 pm

Mesmo vivendo em um apartamento alugado, o publicitário Sérgio não abriu mão de criar uma decoração com personalidade ou de se cercar dos objetos que mais adora. Ao lado da arquiteta Erica Mare e da designer de interiores Fabiola Galeazzo, irmãs e sócias no escritório D2N Arquitetura, o morador transformou um imóvel desacreditado em um refúgio delicioso com jeitinho de praia em plena São Paulo. Clique AQUI para ler o Capítulo 1 e acompanhar essa história desde o início.

Antes da reforma, a impressão de Sérgio era a de que a cozinha não passava de um vão – sem paredes, o que era ótimo, mas também sem cuidado e sem alma. A saída foi usar o esqueleto do espaço, porém deixando-o mais acolhedor com novos revestimentos e mobiliário, como a parede com subway tiles, o piso de cimento queimado e as prateleiras de madeira com parte das louças à mostra. A iluminação sob a viga, que logo chama a atenção, é a evolução de uma ideia do antigo locatário: “A tubulação à mostra já existia, mas pintamos de preto e repassamos a parte elétrica. Depois, eu mesmo montei os pendentes com várias lâmpadas”, explica Sérgio.

19-decoracao-cozinha-integrada-varanda-piso-cimento-queimado

20-decoracao-cozinha-integrada-piso-cimento-queimado

21-decoracao-cozinha-integrada-piso-cimento-queimado

22-decoracao-cozinha-detalhes-coloridos-madeira-rustica

23-decoracao-cozinha-apartamento-publicitario-sergio-godoy

24-decoracao-cozinha-aberta-madeira-demolicao-subway-tiles

25-decoracao-cozinha-aberta-para-sala-jantar-madeira-vintage

26-decoracao-cozinha-aberta-madeira-demolicao-subway-tiles

27-decoracao-cozinha-horta-caseira-no-apartamento-vaso-barro

28-decoracao-cozinha-aberta-madeira-demolicao-subway-tiles

Barquinhos de madeira, enfeites de baleias, fotografias que remetem à praia… esses pequeninos detalhes espalhados pelo apê deixam bem claro o amor de Sérgio pelo mar. Desde que nasci vou para Ilhabela e velejo desde os 7 anos, então o mar é parte da minha vida, por isso minha relação com ele é muito presente em tudo o que faço. Sempre que estou garimpando algo fico buscando elementos náuticos para a decoração, de peças de barcos antigos a fotos. Se é do mar e é bonito, eu compro, não tenho como resistir”, brinca o morador.

Mesmo em seu quarto, que tem uma proposta mais minimalista do que o restante do apartamento, o publicitário deu um jeito de introduzir essas referências de forma leve e poética. Nesse ambiente se concentram os quadros e fotografias favoritos de Sérgio: a gravura de Alfredo Volpi que lembra um barco, os pôsteres estilizados do estúdio de design espanhol Hey Studio e o registro de uma baleia em Ilhabela clicado por um amigo fotógrafo. Os móveis vintage garimpados por ele, como as poltronas brancas e a mesinha usada de criado-mudo, arrematam.

Preocupado em deixar o apê mais interessante como um todo, o morador fez questão de dar atenção à decoração do banheiro, que também havia sido modificado pelo ex-locatário. “Ter um banheiro todo branco seria muito sem graça, então achei legal decorar o cômodo como qualquer outro. Depois de acharmos as soluções para os móveis e acabamentos, eu escolhi dois quadros da revista inglesa Monocle para completar”, ele diz.

29-decoracao-quarto-tijolinho-branco-poltrona-vintage-praia

30-decoracao-quarto-branco-detalhes-em-azul-almofadas

31-decoracao-quarto-branco-detalhes-em-azul-almofadas

32-decoracao-quarto-branco-criado-mudo-vintage

33-decoracao-quarto-branco-detalhes-coloridos-praia

34-decoracao-quarto-tijolinho-branco-poltrona-vintage

35-decoracao-quarto-tijolinho-branco-moveis-vintage

36-decoracao-banheiro-azulejos-pintados-moveis-demolicao

37-decoracao-banheiro-azulejos-pintados-moveis-demolicao

Se antes o apartamento não passava de um imóvel antigo e malcuidado, agora ele representa toda a história de vida de Sérgio. Com a ajuda bem-vinda de Erica e Fabiola, ele finalmente pôde se reconhecer em cada elemento da decoração: “Vejo minha personalidade nessa grande mistura de peças de diversas origens, que ainda assim preservam bastante simplicidade”.

Fotos por Isadora Fabian, do Registro de Dia a Dia