Last Updated on: 17th maio 2021, 12:09 am
Uma casa e todas as memórias que ela guarda não podem ser resumidas de uma vez só, então por aqui fazemos diferente. Ao invés de concentrar todos os detalhes e fotos em uma única matéria, criamos pequenos capítulos para que você possa curtir essa visita durante vários dias. É só acompanhar a ordem pelo título dos posts e apreciar o passeio sem se preocupar com o relógio.
Quem dirige apressado pelas ruas do Itaim-Bibi nem nota a pequena vila de fachadas coloridas onde os empresários Marina e James criaram seu lar. “Eu e o James nascemos e fomos criados em casas, então não éramos aquelas crianças de apartamento. Embora eu more em São Paulo e ame essa coisa urbana e agitada, sentíamos falta das raízes: de ter quintal, plantas e espaços abertos. Foi então que achamos essa casinha e nos apaixonamos por ela”, Marina explica. Aliás, os encantos da casa são fáceis de perceber – ela tem cores alegres, uma luz gostosa, ambientes acolhedores e uma área externa que virou ponto de encontro.
Antes de se mudar para o endereço o casal precisou fazer vários reparos no imóvel alugado – afinal, nem tudo é perfeito. Segundo eles a construção estava bem vazia, com algumas paredes descascadas, mato crescendo no jardim e uma aparência meio abandonada, mas mesmo assim os futuros moradores conseguiram enxergar o potencial da casa e se animaram para transformá-la gastando pouco. Para começar, eles pintaram tudo de branco, incluindo a fachada, e adicionaram toques de vermelho nas portas e janelas. A jardinagem foi refeita e os cômodos ganharam novas prateleiras e quadros, além de muitos detalhes criativos na decoração.
Para Marina e James, viver de aluguel não significa ter uma casa sem personalidade: “Nossa maior sacada foi procurar alternativas que fizessem a diferença sem grandes investimentos, como o paisagismo, as cores e a iluminação”. Os móveis herdados de família e os mimos trazidos de viagem também ajudam a criar essa atmosfera pessoal e aconchegante. “A maioria das peças tem uma história aqui. Nossos xodós são o armarinho da sala, que era da minha bisavó e passou por todas as gerações até virar meu; a mesa lateral de tronquinho de madeira, feita pelo meu pai; e o jogo de porcelanas inglesas, um legado da minha avó paterna”, a moradora diz.
James também fez suas contribuições à decoração, a começar pelo mapa-múndi gigante na sala de jantar, trazido de seu antigo endereço. “O mapa caiu como uma luva. Amamos e ficamos pirando nos países que queremos visitar ou nos lugares que já conhecemos”, Marina conta. Além disso, todos os tapetes da casa são de sua empresa, a Tenda dos Tapetes. Com estampas e cores clarinhas, eles são outra dica bacana para quem mora em imóveis alugados, pois escondem o piso caso o acabamento não esteja em bom estado.
A cozinha é pequenina, mas cheia de itens charmosos, como o armário verde menta e a prateleira superior que deixa as panelas e utensílios do dia a dia ao alcance das mãos. Cobrindo metade da parede, o lambri de madeira pintado de branco evoca um clima de casa de praia que combina muito com o casal. Marina explica que a decoração desse e dos outros espaços vai evoluindo com o tempo e com as necessidades da rotina. “É uma casa em eterna construção. A gente vai vendo o que falta, o que fica melhor, e vamos adaptando. Tentamos deixá-la com a cara dos dois, para que ambos se sintam em casa”.
Para completar, a vida na vila tem um gostinho especial. “Aqui vemos coisas que eu nem sabia que ainda existiam. As crianças pulando elástico, brincando de amarelinha… o cachorro do vizinho que frequenta nossa casa como se fosse a dele… a troca de favores (ou ingredientes) entre os moradores… temos um ótimo convívio, algo que se aproxima a uma relação de quem vive no interior”. E isso tudo em um dos bairros mais movimentados da cidade – é, Marina e James tiraram mesmo a sorte grande.
Fotos por Isadora Fabian, do Registro de Dia a Dia
Casa linda e aconchegante!!!
Esse tom de vermelho deu uma vibração
perfeita…
Vcs podem me dizer o nome desta cor?
Um lar leve e acolhedor. Lindo!
Amei tudo! O quadro de NSenhora pintado tão singelo e lindo!
Essa casa é muito charmosa mesmo. Imagina que delícia morar nessa vila? 🙂
Amei a reportagem, nos inspira a cuidar e
a renovar a nossa casa, com estilo e personalidade !!!!
Samanta
Essa casinha é um amor, né? Aconchego puro!
Beijos
Maravilhosa essa casa sonho de qualquer pessoa …parabéns !!
Casa que fala, linda
Olá, moro numa cidadezinha perdida no mapa, no interior da Bahia chamada Anagé. Temos um espaço educativo chamado Vila onde as crianças têm a possibilidade de explorar das hortas ao banho de mangueira. O charme da casa de vocês é lindo e merece todos os elogios possíveis! Um cheiro.
Oi Renata, tudo bom?
Que amor saber sobre seu projeto. Deve ser incrível!
Parabéns pela inciativa. 🙂
Vou indicar a todos os amigos! muito Obrigado pelas dicas…
Lindas ar flores da varanda qual o nome dessa flor?
Oi Fernanda, tudo bom? Essa varanda é um amor mesmo. A planta é uma trepadeira de jasmim. 🙂
Que Decoração linda, cheia de plantas e um ar bem arejado, adorei!!
Olá Gente
Amo esse site ♥
Alguém sabe me dizer da onde é esse mapa?
Oi Bruna, tudo bem?
Ownnn, que alegria. Muito obrigada!!!
Esse mapa está com o morador há muitos anos, então não conseguimos rastrear onde foi comprado. Mas a Mobly tem um adesivo de parede que é um mapa com essa pegada desbotada: https://www.mobly.com.br/adesivo-de-parede-mapa-mundi-vintage-203dvg-188248.html De repente você consegue enquadrar ao invés de adesivar. Beijos!
Linda a casa! Cheia de detalhes charmosos! Qual a dimensão do mapa-múndi na parede da sala de jantar? Bjs e continuem com esse trabalho inspirador
Oi Barbara, tudo bom?
Uma delícia essa casinha né? Infelizmente não temos a medida exata do mapa, mas assim de olho nos parece que ele tem pelo menos 1.30 metro de largura.
Obrigada pelo carinho e por acompanhar o blog! Beijão
A pergunta que não quer calar. De onde é esse armario/cristaleira verde?
Oi Natalia, tudo bom?
Incrível esse móvel, também amamos! Ele é uma herança de família (era da bisavó da moradora!). De repente você acha em lojas de garimpo, como a À La Garçonne ou a Verniz SP.
Boa sorte! Beijos
Essa é o tipo da casinha que você olha e respira fundo imagirando “quero minha casa assim”.
gente, essas bandeirinhas de flores estão demais! de onde são, por favor!!!
Oi Thiago, tudo bom?
Bem lindinhas, né? Elas são do Flo Atelier: http://bit.ly/2jWslIV
Beijos!
Gente, que casinha linda!!!! Uma decoração super acessível, dá vontade de copiar tudo hehehe!!! Parabéns aos moradores e parabéns Histórias de casa por mais essa seleção charmosa! Vocês sabem me dizer de onde é essa luminária pendente que está na sala de jantar??
Oi Ariane!
Pois é, o grande charme da casa é que ela é bem pé no chão! Que bom que curtiu, ficamos felizes. 🙂 Obrigada!
A moradora nos contou que a luminária é da Tok Stok. Procuramos no site deles e não achamos, então não temos certeza se o modelo ainda está à venda, mas tomara que sim.
Beijos
Combinado! Amanhã estarei por aqui de novo, ou melhor, voltarei sempre 😉 gostei muito do que vi navegando pelo blog. Sucesso!!!
Ownnnn, muito obrigada Marcela!
Espero que continue acompanhando as postagens, vem muita coisa boa por aí… 🙂
Amo esse blog! No dia em que descobri quase não consigo sair lendo tanta matéria inspiradora!
Parabéns pelo trabalho pessoal.
Casas para todos os gostos! Essa da Marina é apaixonante
Oi Maiza!!! Que alegria e que orgulho ler esse seu comentário…
Muito obrigada por compartilhar com a gente esse prazer em desvendar novas casas. Realmente tentamos mostrar estilos bem diferentes, para todo mundo se sentir representado, rs 🙂
Mas confessamos que a casinha da Marina é do tipo ‘sonho de consumo’, Beijão
Hermoso! Saludos desde Colombia
Adorei!
Amo o site e fico sonhando com minha casa a cada postagem!
Oi Raquel!!!
Difícil não se apaixonar pela casa deles né? Essa é uma daquelas que a gente vai ficar namorando por um bom tempo, rsrs…
Beijos!
Primeira vez que entro no blog e de cara adorei essa matéria! Me deliciei com as fotos dessa casa, e fiquei curiosa para ver mais… A parte externa, quartos, banheiros … 🙂 adorei o charme e a simplicidade!
Oi Marcela, tudo bom???
Eba!!! Seja bem-vinda ao blog. Temos muitas casas lindas já publicadas, depois dá uma olhada.
Vamos mostrar mais fotos da casa da Marina amanhã, no Capítulo 2 (toda semana dividimos a casa em 3 matérias distintas, porque é bastante material). Amanhã volta aqui no blog pra conferir, tem área externa, quarto e banheiro! rs.
Beijão
PS.: NÃO era pra ser um emoji bravo haha
Oi Marcela, tudo bom?
Hahaha, tranquilo. Imaginamos que fosse um erro de digitação, hehe.
A sandália da moradora é da Arezzo, só não sabemos dizer se eles ainda vendem o modelo.
Beijos!
Lindo! Desculpe sair do foco, mas alguém sabe de onde é essa sandália dela? 😡 haha
Gente, que casa mais fofa !!! Amo tanto que moro em uma casinha de vila.
TUDO LINDO! AMEI E ME INSPIREI….rsrs