Last Updated on: 13th maio 2021, 06:58 pm

“As pessoas têm medo dos tons escuros por acharem que são frios e entristecem o ambiente. Eu acredito que essas cores, quando usadas de forma coerente, podem tornar o espaço acolhedor e íntimo”. É assim que a arquiteta Mariana, do escritório Casa 14, explica porque escolheu nuances fechadas na decoração de seu apartamento no Alto da Lapa, em São Paulo. De fato, nem todo mundo teria coragem de usar cinza, preto, roxo e vinho na mesma composição, mas o apê da Mari está aí para provar que é possível, sim – e que o resultado tem tudo para ser lindo.

Quando comprou o imóvel, há cerca de quatro anos, a arquiteta sabia que precisaria reformá-lo, porém desde o início sua ideia era fazer algo rápido, mas de grande impacto. Em apenas três meses de obra, Mari revolucionou por completo a planta e os acabamentos do apartamento. Para ganhar amplitude, ela demoliu as paredes do segundo quarto, criando uma saleta de TV aberta. A antiga área de serviço foi incorporada à cozinha, que agora também está integrada à sala. Ou seja: a não ser pela suíte, o apê se conecta totalmente, com várias funções concentradas no mesmo espaço.

Em um misto de traços contemporâneos e referências retrô, os móveis são complementares à arquitetura. A extensa prateleira que ocupa toda a parede da sala, por exemplo, é feita de concreto e foi moldada na obra. Na decoração de Mari existem ainda outros destaques interessantes, como o cofre verde antigo, um tesouro deixado no apartamento por seus antigos proprietários; ou as fotografias poéticas clicadas pela própria moradora. “Sempre gostei de fotografia e para mim a prática é mais experimental. Vou me aventurando nessas imagens sem pretensões e acabo gostando do resultado”, ela conta.

Cores escuras na decoração

Cores escuras na decoração

Cores escuras na decoração

Cores escuras na decoração

Cores escuras na decoração

Cores escuras na decoração

Cores escuras na decoração

Dicas de como usar cores e materiais escuros

* Luz natural é essencial: Antes da reforma o apê de Mariana tinha cômodos compactos e consequentemente mais escuros, por isso a integração foi imprescindível para que os espaços recebessem iluminação farta e pudessem, assim, acolher melhor os tons fechados da pintura e do cimento queimado. Caso você queira pintar as paredes com cores similares às desse projeto, lembre-se de conferir se o seu imóvel recebe bastante luz.

* Preserve o branco: Em um ambiente repleto de tons escuros, o branco parece ‘brilhar’ ainda mais, já reparou? Isso acontece por conta do contraste em relação às outras cores. Para trazer equilíbrio à composição e valorizar a luminosidade, procure manter pelo menos uma das paredes do cômodo na cor branca.

* Teste as combinações: Antes de começar a pintar ou escolher revestimentos, procure testar a mistura de tons, como Mariana sugere – “Em meu apartamento, as cores escuras são complementares, nenhuma é mais protagonista do que a outra. Recomendo montar uma paleta que te agrade e que combine entre si. Você pode começar com tons de cinza e preto, e também introduzir cores para quebrar a seriedade: azuis profundos, verde escuro, berinjela… Quanto à pintura, vale a pena comprar latas de tinta pequenas como teste e aplicar nas paredes para sentir o efeito antes de tomar uma decisão final”.

Cores escuras na decoração

Cores escuras na decoração

Cores escuras na decoração

Cores escuras na decoração

Cores escuras na decoração

Fotos por Gisele Rampazzo