Last Updated on: 16th maio 2021, 11:49 pm

Decorar usando poucos objetos e móveis pode ser mais difícil do que parece. Afinal, para conseguir transmitir uma sensação de conforto e acolhimento em um espaço minimalista é preciso explorar diferentes texturas e materiais, como fez a arquiteta Manuela em seu apartamento em Pinheiros. Além desse mix criativo de acabamentos que parecem se complementar, a moradora também acertou ao criar detalhes discretos, mas carregados de personalidade – os armários de compensado e os nichos em serralheria são bons exemplos. Se você adorou esse clima de ‘menos é mais’, descubra algumas ideias legais que vale a pena reproduzir em casa.

Ah, o apê completo você vê nesse link AQUI.

Tela em branco | 4 boas ideias

1. Armários dupla face: Quem mora em apês pequenos ou médios precisa aproveitar cada centímetro disponível. Pensando nisso, a arquiteta preferiu demolir a parede entre a sala e o quarto para instalar ali um móvel dupla face que atende aos dois cômodos. Além de trazer praticidade, a peça tem um visual mais leve do que uma parede, pois possui nichos de serralheria que permitem enxergar o espaço vizinho.

2. Móveis ressignificados: Muitas pessoas evitam usar móveis antigos de família porque acham que eles não vão ‘combinar’ com uma decoração contemporânea, porém o apartamento de Manu prova que é possível misturar estilos sem problema. Apesar de gostar mais de madeira clarinha e traços simples, ela conseguiu reutilizar relíquias com valor afetivo: “Esses objetos, além de trazerem memórias para mim, criam um contraponto interessante com os móveis que desenhamos durante a reforma”.

3. Granilite em pontos estratégicos: Aplicado nas áreas molhadas do apê, como o banheiro e a área de serviço, o material adiciona uma textura atraente à paleta de acabamentos escolhida pela moradora. Além disso, o granilite tem um bom valor de mercado e é fácil de manter. Ele também pode ser usado em paredes, como no caso do nicho embutido no banheiro.

4. Armários com respiro: A umidade dentro de casa pode ser um grande problema, em especial nas cidades litorâneas. Para prevenir que suas roupas ficassem com cheiro de umidade, Manu desenhou pequenas aberturas redondas nas portas do armário de correr. Mais do que a função prática, o detalhe ainda arremata o guarda-roupa, deixando-o mais interessante.

Fotos por Gisele Rampazzo