Last Updated on: 24th setembro 2021, 10:39 am
Fabiana é carioca, designer gráfica e também a responsável pela curadoria apaixonante da loja Collector. Com jogo de cintura e uma coleção de peças bacanas que a acompanha há anos, ela conseguiu traduzir todo esse talento na decoração de seu apartamento alugado em São Paulo. E o melhor: sem precisar gastar muito com reformas. “Minha dica é investir em plantas, luminárias, objetos e pintura – tanto nas paredes, quanto nas portas e janelas. Pintei as janelas do banheiro e da cozinha de preto e fez muita diferença”, ela fala.
A cozinha, normalmente um dos cômodos mais difíceis de resolver sem obra, ganhou soluções econômicas para se tornar mais agradável. Para disfarçar o piso sem graça Fafá usou um tapete colorido; para aumentar a luminosidade e deixar o espaço mais atual, a saída foi pintar os azulejos de branco; para incrementar a iluminação ela usou um pendente descolado e um fio de luzinhas ao redor da janela; e para completar, louças coloridas, utensílios divertidos e mais plantas. Repaginado, mas não por completo, o ambiente tem uma aura aconchegante que lembra as casinhas de antigamente.
Por incrível que pareça, quando Fafá se mudou para o apartamento até mesmo o quarto tinha paredes e armários pintados de bege. Na época ela não conseguiu bancar a pintura completa do imóvel, então o bege foi ficando e está lá até hoje. Para compensar a cor que não lhe agrada, a moradora fez de tudo para deixar o espaço mais acolhedor, e uma de suas estratégias foi usar pouca informação na decoração. “Para mim, o grande destaque do quarto é a janela. Acabei decidindo deixar a cama no chão por causa dela (e também porque a cama que eu queria estava muito cara, hehe). Mas acho legal esse casamento de colchão no chão com tapete e prateleira fazendo a função da cabeceira”.
No banheiro antigo a paixão pelas plantas fala ainda mais alto. A designer distribuiu vasos até nos lugares mais inusitados, como a banheira ou o bidê. “Eu já virei ‘a louca das plantas’ entre os meus amigos. Acho que tenho essa necessidade por ser do Rio e morar em São Paulo. Preciso muito ver o verde e tê-lo em minha vida”, ela conta. Além das folhagens, outro charme do ambiente são os detalhes – quadrinhos, espelhos, velas, bandejas e pôsteres provam que o banheiro também merece uma decoração legal.
Fafá trabalha home office e considera que o apartamento seja um dos melhores investimentos para o seu bem-estar – afinal, quanto mais gostosa a casa, mais feliz a vida. “Adoro receber meus amigos ou fazer ‘pré-festa’ aqui no apê. Amo ter uma rede no meio da sala e muita planta ao redor. Sou solar, gosto que os espaços tenham luz e janelões. Também não tenho TV e não sinto nenhuma falta, eu leio mais e escuto música. Acho que essas são as maneiras que encontrei de aproveitar melhor a casa”.
Fotos por Alessandro Guimarães
Amei muito, e ela tá certa, a janela é perfeita.
Eu, Joelma, amei cada detalhe dessa casa, e se eu tivesse condições, decoraria a minha casa neste estilo.
Amei tudo, essa casa tem uma vibe muito gostosa. Obgda por compartilhar com a gente mais essa história é tantas inspirações lindas. É o meu site de decoração preferido!!!
Ahhh, assim nosso coração se enche de carinho.
Muito obrigada você por acompanhar e apoiar nosso trabalho! 🙂
Simples e belo!
Um luxo de simplicidade.
Esse apê ne inspirou a ser alguem melhor. E ver a simplicidade com outros olhos. Obrigada!
Oi, tudo bom?
Que demais!!! Ficamos muito felizes 🙂
Beijos!!
A conformacao da cozinha sua me arremeteu lá para os anos 1990, quando tive minha primeira casa. E minha cozinha era exatamente igual a sua. Boa lembrança!
queria saber onde ela comprou esse armario de cozinha tao fofo
Oi Larissa, tudo bom?
você diz o armário de Formica marrom? ele é antigo, acredito que já tenha vindo com o apto quando a moradora alugou! então fica difícil de saber. beijos!
Que casa linda!! Já quero saber o nome das plantas 🙂
Oi!!! Tudo bom? Realmente incrível esse apê…
Bom, vamos lá. Na cozinha a moradora tem: cactos na janela, hera e jiboia (plantas pendentes) e samambaia. No banheiro tem uma infinidade de plantas, mas algumas são: samambaias, ripsális (no vasinho no piso), peperômia (pendurada sobre o vaso sanitário), e no varal de plantas tem columeia, chifre-de-veado e outras. As do quarto não sabemos com tanta precisão, mas acho que a do cesto é uma filodendro. Ufa!!! Muita coisa né? Beijos
Eu amo casas com essa pegada do banheiro e da cozinha.Ah,essa frase no espelho…rs!
que lindezaaa!
quantos metros tem essa casinha?
Oi Ariane!
Sabe que a moradora não tem certeza da metragem? Tem um quarto só, mas é antigo, então os cômodos são amplos. Chutando um pouco pelo que vimos no dia das fotos, deve ter uns 90 m2.
Bjos!!!
Quero morar nessa casinha <3
Casa adorável, muita inspiração pro meu lar, tem como informar de onde é essa gatinha charmosa de cerâmica?
Obrigada.
Oi Elita, tudo bom?
Demais quando nos identificamos com a decoração de um apê né?
O vasinho fofito de gato é da artista Miriam Brugman e foi comprado na Collector também. No momento está fora de estoque, mas eles estão sempre repondo. http://www.collector55.com.br/vaso-artesanal-raposa-rosa/p
Beijos
O apartamento tem tantos elementos que vou olhar cada detalhe novamente !!!
Hahaha, boa Rosangela!
Esse apê é cheio de ideias legais mesmo, e o melhor: simples! Não conseguimos parar de olhar pra ele, rs.
Simplesmente apaixonada !!!