Last Updated on: 16th maio 2021, 10:18 pm
Uma casa e todas as memórias que ela guarda não podem ser resumidas de uma vez só, então por aqui fazemos diferente. Ao invés de concentrar todos os detalhes e fotos em uma única matéria, criamos pequenos capítulos para que você possa curtir essa visita durante vários dias. É só acompanhar a ordem pelo título dos posts e apreciar o passeio sem se preocupar com o relógio.
Quando os publicitários Luiz Gustavo e Georgia descobriram esse apartamento na Vila Madalena, os espaços não estavam exatamente do jeito que eles queriam, mas a vista os conquistou logo de cara – depois de se imaginarem vivendo em um apê voltado para a Praça Pôr do Sol e iluminado durante todo o dia, foi difícil abrir mão da ideia, então o casal decidiu investir em uma grande reforma. Para isso eles contaram com a ajuda das arquitetas Marina Portolano e Flávia Torres, que desenharam o projeto com base nos sonhos dos moradores.
Na planta original o apartamento de 80m² tinha três quartos ao todo, e isso deixava os cômodos muito apertados e estreitos, com um fluxo truncado. Para o casal nem fazia sentido ter tantos quartos assim, então eles mantiveram apenas um dormitório – bem amplo e confortável, e transformaram a área restante em ambientes de convívio, com uma sala integrada com a cozinha, um home office de frente para a janela e a mesa de jantar no centro de tudo. “Com essas mudanças o apê ganhou circulação e amplitude”, eles contam.
A decoração do apê traduz muito bem o estilo do casal. “Realmente quisemos investir em acabamentos e peças bonitas e de qualidade. Buscávamos um clima moderno, mas ao mesmo tempo aconchegante, sem ficar infantil ou muito hipster. Queríamos uma decoração descolada, mas de adultos”, a moradora explica. Gustavo levou em conta a estética e o valor agregado dos móveis, enquanto Georgia se preocupou mais com a funcionalidade para o dia a dia. As referências que eles usaram vieram de vários lugares: do bom gosto das arquitetas; de revistas e sites; dos pais de Gustavo, especialistas em reforma… e assim vai.
Como o apartamento tem bastante cimento e madeira, Gustavo e Georgia apostaram no verde das plantas para trazer mais vida à casa – o casal começou com mudas pequenas e aos poucos foi acompanhando seu crescimento com o maior orgulho. Sem muitos bibelôs entulhando as prateleiras, os moradores preferem comprar objetos que tenham um significado ou que despertem lembranças, como o buda de jade trazido da Tailândia e um vaso de prata vindo do Camboja, os dois destinos de sua lua de mel.
As paredes também expõem memórias felizes: “Nós ficamos muito tempo sem qualquer decoração nas paredes e sempre reclamamos disso. Então quando casamos muitos de nossos amigos se dedicaram a encontrar obras que combinassem conosco e que tivessem uma história por trás”, Georgia diz. Tem o quadro azul pintado por uma tia talentosa, uma fotografia que a prima da moradora tirou dos bosques da Índia, uma obra presenteada pela melhor amiga de Georgia com uma única frase que conta toda a história do casal, além de um quadro de Maria Bonomi, mais um presente.
Depois que as paredes antigas saíram de cena, o apartamento de Gustavo e Georgia mudou completamente. Os espaços estão mais amplos e iluminados, é verdade, mas a grande diferença está na forma como os dois convivem dentro de casa: “O apê contribui 100% para uma vida mais unida, não temos a opção de ficar separados”, ela brinca. * Gostou da história e quer ver mais detalhes? Clique abaixo e leia o Capítulo 2.
Fotos por Gisele Rampazzo
Boa tarde!
Qual pendente foi utilizado?
Obrigado!
Oi, tudo bom? Talvez você encontre similares na Yamamura. Já vimos esse estilo de pendente em várias lojas.
Algo nesse estilo: https://www.yamamura.com.br/pendente-cupula-aluminio-vinho-cobre-60cm-p8950350-p3954
Mas não é exatamente igual ao das fotos. Bjs
Olá, gostaria de saber de onde é a mesa lateral.
Oi, tudo bom?
Conseguimos identificar uma das mesas, que é esse modelo aqui: https://estudiobola.com/produto/rios/
A na outra lateral infelizmente não sabemos 🙁
Lindo o apartamento! Vocês sabem de onde é a cadeira amarela do escritório?
Oi, tudo bom?
Sabemos sim, é do Estúdio Bola. http://estudiobola.com/produto/yona/
Beijos
Olá, tudo muito lindo…
Qual é o acabamento das colunas e vigas?
Oi Kathleen.
Bacana esse apto mesmo! As colunas e vigas são de concreto e foram descascadas na obra.
Beijos
Uau! Amei a mesa de jantar. Onde posso encontrar?
Oi Rafaella, tudo bom?
Desculpe a demora para responder, estávamos caçando a loja da mesa. Na verdade a mesa de jantar era de um tio do morador, foi reformada por esse tio e depois o casal a comprou. Então é antiga, acho que será difícil encontrar algo assim. Beijos
Gostei muito do tapete listrado da sala, onde poderia encontrá-lo? Grata, Barbara.
Oi Bárbara, tudo bom?
O tapete foi comprado na loja By Kamy: http://www.bykamy.com/
Beijos
Amei, principalmente pela composição com plantas.
Olá! O sofá de couro maravilhoso é de onde?
Oi Mariana, tudo bom?
Incrível mesmo esse sofá. Ele foi desenhado pelos designers do EstudioBola. Depois dá uma checada em que lojas vendem: http://estudiobola.com/produto/less-2/
Beijos