Last Updated on: 16th maio 2021, 09:39 pm
A matéria dessa semana é um pouquinho diferente: ao invés de contar uma única história, vamos contar várias. Já imaginou uma casa toda decorada com móveis e objetos lindos e 100% brasileiros? Pois essa é a proposta do Apartamento Hometeka Autoral, feito para celebrar a nova seção de design autoral do marketplace. Vem com a gente saber mais sobre esse projeto incrível e sobre os criadores das peças.
É impossível entrar no apartamento e não sentir vontade de espiar cada detalhe com cuidado, tentando desvendar quem criou o que. Para começar, a arquitetura do prédio assinado por Isay Weinfeld dá as boas-vindas a quem chega, enquanto a decoração colorida elaborada pelo Pro.a Arquitetos só reforça ainda mais o jeitão autêntico dos espaços. No entanto, a grande protagonista do apê é a curadoria de produtos autorais desenhados por designers brasileiros que produzem em pequena escala e defendem o consumo consciente.
“Design autoral não segue norma nem tendência. Ele é a manifestação do olhar criativo do designer aliada a soluções de produção e viabilidade que fujam do óbvio”, explica o arquiteto e jornalista Bruno Simões. Segundo ele, a dificuldade de acesso à indústria e ao maquinário levou os designers brasileiros a inventar alternativas pouco convencionais para produzir suas peças, como o upcycling, por exemplo, ou o próprio trabalho artesanal. “Iniciativas como essa fortalecem a figura do autor. É extremamente importante entendermos que por trás de todo e qualquer produto existe um criador, um processo rico e cheio de histórias”, ele diz.
Ao invés de contribuir para o consumismo acelerado, esses empreendedores procuram um caminho mais saudável, que ofereça novas possibilidades de consumo. E é aí que entra a contribuição da Hometeka como ponto de ligação entre essas marcas e o público que ama decoração. Não à toa, o lema do projeto Hometeka Autoral é o seguinte: “Queremos incentivar pessoas que escolheram trabalhar de maneira diferente, mostrando sua visão de mundo e valores por meio de produtos feitos em pequena escala. Por pessoas, para pessoas”.
Sofá A417, de Ale Alvarenga, com almofadas da Señorita Galante
Pronto para descobrir um pouco mais sobre os designers que fazem parte da Hometeka Autoral? Então olha só:
Urda: Hélia Prates é a criadora da marca de almofadas e tapetes artesanais que busca resgatar uma época em que tudo era feito com tempo e carinho. Utilizando técnicas antigas para produzir peças com ar moderninho, ela mantém viva a tradição dos teares e do trabalho manual. “O que eu tento transmitir com o meu processo criativo é um universo feminino e místico, onde a sabedoria das artesãs é valorizada. Porém isso ainda é uma construção”, ela diz.
Oslo Design: “Sempre que fazemos uma peça, pensamos em um propósito. Um propósito de função, de beleza, de consumo e de vida. Nossa inspiração é a reflexão das experiências que vivemos”. É assim que as arquitetas Karin Klassen e Cláudia Guimarães, mãe e filha, explicam o conceito de sua marca de mobiliário, onde ambas têm liberdade total de criação.
Guará Mobília: Na contramão de um mercado cada vez mais rápido e automatizado, Bárbara Vioto e Matheus Martini criaram a Guará Mobília para poderem desacelerar e colocar corpo e alma no que fazem. “Desenvolvemos uma marca que reflete nossa sensibilidade e forma de pensar, assim damos corpo às nossas ideias e as colocamos no mundo. Oferecer produtos feitos com consciência nos faz sentir parte de uma mudança necessária e importante para todos”.
Rewine: Quando Sandro Silva juntou a paixão pelos vinhos com sua consciência pelo reuso de materiais, a marca Rewine nasceu. Ele reaproveita garrafas que seriam descartadas para produzir objetos de decoração funcionais e com um visual único. “Tento enxergar nas garrafas produtos que podem ser úteis nas casas, que possam unir pessoas ou deixar o lar mais aconchegante”.
Gabinete Amarelo: Os produtos idealizados por Amarilio Alves Jr. muitas vezes são o resultado de sua experimentação com diferentes matérias-primas e técnicas. “As peças que produzo são resultado de uma sobreposição de 3 aspectos: personalidade, olhar e referências”, diz. Garimpeiro, ele costuma reaproveitar partes e materiais de origens distintas em suas criações.
Plantar Ideias: Luciana Pitombo e Felipe Stracci usam suas peças para disseminar o estilo de vida em que acreditam, onde o contato com a natureza é essencial. “A natureza é nossa inspiração, seu design tem milhares de anos e devemos aprender e respeitar este conhecimento, mas também olhamos para as artes plásticas e a filosofia. Buscamos promover o convívio entre as pessoas com o lado externo”, o casal fala.
SerraCopo Oficina: A marca é fruto do olhar criativo de Henrique Bolognini, que explica que seus produtos se apresentam de forma sincera: “As peças revelam sem receio todos os processos construtivos e técnicas utilizadas em sua construção. Isso aproxima bastante minhas criações da produção modernista de mobiliário, porém ao mesmo tempo elas também espelham o contexto atual em que estou inserido”.
Ale Alvarenga: “O designer precisa ser visto como um médico, um dentista; é um profissional que pode melhorar e transformar as vidas das pessoas para melhor”, define Alessandro Alvarenga. Após anos trabalhando na indústria e colaborando com diferentes marcas, ele lançou recentemente uma coleção de peças que representa sua vontade de criar produtos com os quais as pessoas possam estabelecer elos mais permanentes.
Regina Misk: Estilista e designer, Regina cria peças que unem o moderno e o artesanal. “Trabalhar com técnicas antigas e artesanais sempre foi minha paixão. Fios, tramas e cores fazem parte do meu universo, por esse motivo os itens que crio sempre carregam essas características. É um prazer poder me expressar livremente e produzir coisas que façam as pessoas sentirem emoção”, ela conta.
Estúdio Mosaico: Os azulejos estampados do Estúdio Mosaico contagiam as pessoas com uma explosão de formas, cores e luzes. Segundo o trio, a parte mais prazerosa de ter a própria marca é a liberdade total para emocionar e se comunicar com o observador. “Acreditamos na união da arte com a arquitetura, uma relação simbiótica onde uma complementa a outra”.
OPANO: “Somos os livros que lemos, as músicas que ouvimos, os lugares que visitamos, as pessoas com quem conversamos, a família que temos”, as amigas e sócias Lilian Mendes e Branca Escobar dizem. Foram desses retalhos de pessoas, de sons e de imagens que surgiram os tecidos estampados da marca OPANO, aplicados em almofadas, guardanapos, revisteiros e outras peças lindas.
* Quer conhecer mais ambientes do apartamento e os outros designers que ajudaram a fazer esse projeto acontecer? Então fica de olho aqui no blog porque amanhã tem mais!
Fotos por Gisele Rampazzo
Adorei a floreira e a casinha de passarinho!!!
Cor da parede é linda
Que bacana, bonitas fotografias e otimas decorações inclusive rs
Otimas decorações
Qual é a cor da tinta da parede? É linda.
Oi Claudia, tudo bom?
A tinta usada na sala se chama Poeira de Sonho e é da Eucatex.
Beijos
Olá! Gostaria de saber em que cidade fica o apt.
Oi! Fica em São Paulo. Beijos
Oi, de onde é o sofá?
Busquei o sofá de 2 lugares na hometeka e não encontrei, tinha somente de 3 a 4 lugares. sabe me dizer onde encontro? De onde é?
Oi Nathaly, tudo bom?
É da Hometeka mesmo. Você encontra nesse link aqui: https://www.hometeka.com.br/loja/sofa-a417.html?franq=55094
No campo ‘tamanho’ você consegue preencher as medidas que gostaria de comprar. Caso tenha alguma dúvida, sugerimos checar com o chat online da Hometeka.
Beijos
Olá! Por favor, gostaria de saber de onde são as cadeiras caramelo da mesa de jantar!
Oi Luci, tudo bom?
As cadeiras são do Estudiobola. Em breve os produtos deles devem estar na Hometeka também.
Beijos! 🙂
Inspirador…amei tudo!
Quanta coisa linda! Entre os que eu não conhecia, fiquei apaixonada pelo trabalho da Urda.
Oi Lisia!
Também adoramos o trabalho da Urda. Você viu que ela faz uns tapetes mais coloridos também? Bem interessante e com esse toque artesanal que amamos!
Beijos
Quanta beleza! Encantada!
Gostaria de saber, por favor, qual a tinta da parede da sala? Muito obrigada!
Oi Marina!
Super bonito o apartamento né? Adoramos a seleção de peças. 🙂 A tinta usada na sala se chama Poeira de Sonho e é da Eucatex.
Beijos