Last Updated on: 16th maio 2021, 08:25 pm

Após seis anos vivendo em um apartamento que não traduzia seu estilo por inteiro, a arquiteta Maria Cristina, do Estúdio Trópico, enfim pôde reformar os espaços para deixá-los mais adequados ao dia a dia da família. Além da busca por funcionalidade e por ambientes mais integrados, onde ela, o marido e os dois filhos pudessem conviver sem barreiras, a moradora aproveitou a oportunidade para colocar em prática muitas de suas ideias de arquitetura, como a estante metálica que ocupa uma parede inteira ou as portas coloridas que trazem uma brincadeira de luz e sombra. Um olhar racional, como de todo arquiteto, mas com muita emoção e delicadeza, como de todos que amam sua casa.

Confira abaixo 4 ideias bacanas do projeto e veja a matéria na íntegra AQUI.

Olhar de arquiteto | 4 boas ideias

1. Piso único traz amplitude: O apartamento de Cristina já é amplo, porém uma solução que reforça ainda mais essa sensação é a utilização de um único revestimento no piso da sala, cozinha, área de serviço, escritório e banheiros. “Com essa padronização, fica mais fácil acertar o uso de cores em alguns detalhes”, a moradora diz.

2. Portas coloridas no corredor: O corredor costuma ser um espaço sem grandes emoções, certo? Errado. No projeto da moradora, as portas de formica na cor mostarda trazem poesia ao pequeno cômodo, pois surpreendem quem está a caminho dos quartos.

3. Armário com múltiplas funções: Para manter a unidade visual na sala, Cristina criou um armário-estante que cumpre diversas funções, assim não foi preciso utilizar outros móveis. Na área da cozinha ele é cristaleira, depois emoldura a porta branca, na sequência serve como estante e por fim se transforma no home office da arquiteta.

4. Cama dobrável para visitas: À primeira vista é até difícil adivinhar que o painel de marcenaria amarelo no home office é uma cama dobrável – apenas os hóspedes do casal descobrem esse detalhe camuflado. Embutido em uma estrutura bem simples, o colchão só é acessado quando necessário e ocupa pouquíssimo espaço.

Fotos por Alessandro Guimarães