Last Updated on: 16th maio 2021, 08:24 pm
Essa história deliciosa é em parceria com a Casaquetem, uma loja de decoração e design com uma curadoria muito especial que une a essência dos garimpos de antigamente com a praticidade de encontrar muitos itens incríveis em um lugar só. Vem com a gente…
Uma casa para se ficar à vontade. Assim é o lar do fotógrafo e relações públicas Lucas. Seu apartamento é alugado e tem ambientes compactos, mas isso não o inibe na hora de reunir os amigos e organizar festinhas, muito menos o impede de ter um refúgio pessoal e com alma. Segundo o morador, a decoração transformou o imóvel antigo e frio em uma casa aconchegante e verde. “Sinto que é através da decoração que me conecto com o apartamento”, ele diz. * Se você ainda não leu o Capítulo 1, vai lá para ficar por dentro de toda essa história.
Apaixonado por culinária desde criança, Lucas usa seu apê para manter vivas as tradições que herdou de família: “Eu vivi minha infância na cozinha. Enquanto meu pai e meus irmãos estavam vendo futebol, eu ajudava minha mãe e minha avó a cozinhar. Minha mãe sempre fez banquetes incríveis, então receber pessoas em casa é algo muito natural e corriqueiro para mim, cresci em meio a isso. Do meu pai veio a minha relação e preocupação com a origem dos alimentos, já que a fazenda da família produz leite desde a época do meu avô e tem um pomar incrível”, ele lembra.
Para conseguir fazer jus a todo esse legado, a cozinha do apartamento passou por algumas adaptações. Como o espaço é pequeno e Lucas precisava otimizá-lo para acomodar sua crescente coleção de utensílios, a solução foi aproveitar as laterais: de um lado ficam as prateleiras de inox e o aparador, feito com a parte de baixo de uma cristaleira garimpada; do outro estão os gabinetes antigos pintados de preto e a bancada da pia, substituída pelo morador após um acordo com o proprietário do imóvel. O fogão industrial foi uma escolha mais funcional do que estética, embora dê um charme especial ao ambiente, assim como os quadros, plantas e objetos de decoração.
“Comecei a cozinhar para valer com o livro ‘Cozinhando para Amigos’, da Heloísa Bacellar, hoje uma grande amiga e parceira de trabalho. O livro até hoje vive na minha cozinha e tem centenas de receitas incríveis. Quando comecei a trabalhar divulgando restaurantes essa relação com a gastronomia se consolidou e virou profissão. A cozinha é sem dúvida um dos aspectos mais importantes da minha vida”, Lucas explica.
O ambiente favorito do morador ficou ainda mais gostoso quando ele resolveu criar um jardim vertical na área de serviço. Para viabilizar esse novo uso do espaço Lucas precisou transferir a máquina de lavar e o varal para o banheiro dos fundos, mas a troca valeu a pena. Os vasos de plantas foram fixados em uma malha de ferro encontrada por acaso com um carroceiro que passava em frente ao prédio e as espécies foram escolhidas com a ajuda de uma amiga bióloga.
[galeriaProduto produtos=”697,698,716,717,718,719″]
No quarto de Lucas as cores neutras são pontuadas por detalhes que chamam a atenção: as almofadas e a manta em azul trazem aconchego, e o pôster amarelo é uma lembrança divertida trazida de um cinema pornô de Nápoles. “A decoração do meu quarto foi construída da mesma forma que o resto da casa, reunindo objetos pessoais, itens garimpados e peças novas que curto”. Um exemplo desse encontro de épocas é a junção da cômoda de madeira, uma herança de família que acompanha o morador desde a infância, com a luminária de cerâmica criada por Val Grywacz para a Casaquetem.
O escritório, que funciona como closet e quarto de hóspedes quando o morador recebe amigos de fora, também tem móveis antigos, como a escrivaninha na qual o avô de Lucas trabalhou por mais de 40 anos e que ainda traz suas iniciais gravadas no tampo. Outro tesouro garimpado é o armário, comprado em um antiquário da Av. São João. O fotógrafo costuma preferir as cores sóbrias, como cinza e preto, mas nesse cômodo ele ousou um pouco mais e trouxe tons alegres na roupa de cama mexicana e na coleção de livros.
Ao mesmo tempo em que procura honrar as tradições da família e resgatar a memória dos grandes almoços com comida de fazenda, Lucas também abraça as novidades e cria seus próprios costumes. “Meu apartamento de alguma forma reflete meu espírito jovem e viajante, e mostra um certo equilíbrio entre valorizar as heranças e buscar o novo, o moderno”, define.
Fotos por Gisele Rampazzo
Onde acho esse cabideiro de chão do quarto?
Oi, tudo bom?
A escada? Era da Casaquetem também, mas não sabemos se ainda vendem (essa matéria já tem alguns anos).
Dá uma olhada na loja: https://www.casaquetem.com.br/
Olá, onde posso encontrar a colcha colorida estilo peruana????
Oi Patricia, tudo bom?
Adoramos mantas desse tipo, mas acho que só em uma viagem mesmo você conseguiria achar. Nunca vimos nada com esse clima por aqui.
Se tiver algum amigo viajando para o Peru ou México, vale pedir. (Eu fiz isso quando minha mãe foi pro Peru, rs). Beijos
Adoro lar antiguinho.Esse sorriso do Lucas me passou uma energia tão boa e,gente,e essas comidinhas? deu água na boca,viu!
Parabéns pela matéria, muito legal o apê, vcs sabem de onde é a prateleira de inox que está na cozinha acima do móvel de madeira?
Oi Luciane, tudo bem? Muito aconchegante o apê do Lucas mesmo! Não conseguimos descobrir de onde é a prat de inox, mas você viu que a Casaquetem tem umas opções lindas de prateleiras e organizadores de parede? O que o morador tem na sala sobre o sofá ficaria lindo na cozinha também. Fica a ideia! Beijos
Eu tb amei a materia e queria muito saber de onde é essa prateleira de inox, estou a 1 ano atras de uma assim e não acho. Será que vocês descobriram?? Obrigada! Bjs
Oi Juliana, tudo bem? Você já procurou na Tok&Stok? Eles tinham uma estante exatamente nessa linha …achamos que a prateleira pode ser de lá também! Esperamos que encontre 🙂 bjs