Last Updated on: 16th maio 2021, 07:54 pm

A Gisele e o Victor Oliveira, do escritório de arquitetura ODVO, já sabiam que tipo de casa queriam ter mesmo antes de encontrar o imóvel ideal. Logo que decidiram morar juntos, os dois começaram a colecionar referências e ideias que gostariam de aplicar em sua futura casa. E não é que uma hora eles finalmente acharam o lugar perfeito para tirar os planos do papel? A construção de três andares em um terreno bem estreito os levou a procurar inspiração nos projetos japoneses e vietnamitas, famosos por explorar a profundidade dos espaços para ampliar a área. Veja a seguir algumas soluções interessantes da reforma.

A história completa dessa casa você encontra AQUI.

Passado presente | 4 boas ideias

1. A garagem vira espaço de lazer: Para ampliar a distribuição de luz natural na cozinha e na passarela da entrada, o casal decidiu transformar a garagem em uma área de lazer com direito a rede de balanço e tudo. “A gente tirou a cobertura da garagem para que a luz entrasse na casa e para podermos plantar nas laterais”, Gisele conta. Assim o espaço se tornou muito mais agradável.

2. Quarto e banheiro integrados: No projeto do quarto, o casal procurou manter o conceito de integração total presente no restante da casa, por isso não existem paredes entre a área da cama e a área de banho – o único elemento isolado é o vaso sanitário, que fica escondido atrás das portas de vidro leitoso. A banheira garante uma vista inspiradora, mas também pode ficar mais reservada se preciso, basta fechar as cortinas.

3. Pátio com piso de ladrilhos: “Quando tiramos a antiga edícula, construímos um jardinzinho nos fundos da casa. Porém, a área é bem úmida e começamos a perceber que, além de esfriar muito o andar de baixo, nós não ocupávamos tanto o espaço porque a grama vivia molhada. Quando tivemos que resolver um problema de encanamento ali, aproveitamos para repensar o jardim. Decidimos, então, colocar todas as plantas em vasos grandes nas laterais e desenhar um pátio central com ladrilhos para podermos aproveitar melhor o ambiente”, os moradores explicam.

4. Bikes na parede: Gisele e Victor gostam bastante de esportes e usam as bicicletas como meio de transporte sempre que possível, então elas precisavam ficar bem armazenadas, porém em um lugar de fácil acesso. A solução foi instalar suportes de parede na área do ateliê/estúdio de música para acomodar os itens esportivos, assim eles ocupam pouco espaço.

Fotos por Rafaela Paoli