Mundo infantil | Capítulo 1

Apartamento colorido onde as crianças e seu universo lúdico também têm vez

Essa história foi produzida em parceria com a BOOBAM, a plataforma onde é possível comprar peças incríveis diretamente dos designers brasileiros que as produzem de maneira independente. A novidade mais bacana é que agora o site também tem uma categoria KIDS, com móveis e objetos para deixar o universo infantil ainda mais mágico. 

Na casa da arquiteta Vivian Giometti, do Estúdio Cada Um, e do engenheiro Arthur Cândido de Vasconcellos, não existe aquela história de que as crianças devem brincar apenas no quarto. Desde que o casal se mudou para seu apartamento, quando Vivian estava grávida do primeiro filho, eles já previam que todos os espaços seriam compartilhados igualmente com os pequenos, sem restrições. Para onde quer que se olhe, dá para notar a presença do universo infantil na decoração: o aparador azul em volta do sofá guarda brinquedos, a estante serve como estacionamento de carrinhos e apoia nichos coloridos, os livrinhos ficam organizados no canto de leitura, a mesa de desenho ocupa a varanda e por aí vai.

Além da arquitetura surpreendente e dos móveis de design escolhidos a dedo pela moradora, o apê tem esse clima lúdico, que estimula os dois filhos do casal a interagirem livremente com a casa e entre si. “Essa era a ideia mesmo”, Vivian conta. Outro fator que contribui para a união da família são os ambientes integrados, porque assim é possível ficar sempre de olho nas crianças. “A cozinha aberta era uma vontade nossa, pois gosto de estar o tempo todo junto com meus filhos e meu marido. Todos ficam na sala, vendo TV ou brincando, e podemos cozinhar simultaneamente. É muito divertido e prático”, ela completa.

Caixote de madeira para brinquedos, do Ateliê Baobá, e banco Cubo, da Bododo, ambos na Boobam

Antes de se mudar para o endereço na Vila Ipojuca, o casal já morava na região, então Vivian e Arthur puderam acompanhar da janela a construção do edifício com projeto assinado pelo arquiteto Isay Weinfeld. “Olhamos a obra inteira do antigo apê onde morávamos. E depois, quando conheci o imóvel pessoalmente, as janelas, a vista e a varanda me cativaram”, ela lembra. Sem construções altas ao redor e instalado em um local elevado, o prédio de fato tem uma paisagem de tirar o fôlego, deixando o horizonte livre até os limites da cidade.

O apartamento foi comprado ainda na planta, então Vivian teve tempo de sobra para pensar em cada detalhe da reforma – por isso a obra durou apenas quatro meses e não teve grandes surpresas. Para ampliar o pé-direito, o forro foi removido e a laje de concreto agora fica à mostra, junto com a infraestrutura de elétrica, tingida de laranja. “Amei tanto a laje como ela estava, que deixei assim, inclusive com os ferros aparecendo”.

Nicho Casinha G, do Ateliê Baobá, na Boobam
Estante Cori, da marca Noos, na Boobam
Nicho Casinha P, do Ateliê Baobá, na Boobam

O laranja surge novamente na marcenaria da cozinha, que ganhou uma grande bancada central com cuba e cooktop lado a lado. Além de usar suas cores e materiais preferidos, como a madeira ripada do painel de entrada e os detalhes em amarelo do mobiliário, Vivian também se inspirou no estilo nórdico – pouco antes da reforma ela fez uma viagem para a Escandinávia e trouxe algumas referências interessantes na bagagem.

De forma espontânea, os móveis infantis fazem parte do apartamento (e da vida) de Vivian e Arthur. Logo na entrada o caixote de brinquedos, o nicho colorido e as roupinhas de criança penduradas já denunciam que os outros dois moradores da casa também têm seu espaço garantido. E não poderia ser diferente. * Está curtindo a história e quer ver mais? Então clique no ‘Continua’ para não perder o Capítulo 2.

Onde encontrar

PEÇAS INSPIRADAS NESSA HISTÓRIA

Fotos por Luiza Florenzano

Deixe seu comentário 1 Comentário

  1. Muito legal esse apê. Adorei as cores e os nichos de casinha 🙂

    Responder

Adoramos seus comentários! ❤️ Conte pra gente o que achou:

Categoria

Histórias

Tags