Last Updated on: 19th agosto 2021, 07:11 pm
É impossível não se surpreender ao entrar no apartamento da jornalista Juliana. A cobertura de 63m² em um prédio antigo nos Jardins tem pé-direito alto, forro aparente e grandes janelas, por isso o espaço passa a impressão de ser uma casa suspensa sobre a cidade. Na verdade, foram exatamente esses detalhes que fizeram Juliana se apaixonar pelo lugar à primeira vista. “Uma vez, aluguei um apê com cobertura similar e fiquei encantada com a decoração como um todo, mas, principalmente, com o pé-direito, que dava uma sensação de amplitude e trazia aquela memória afetiva de infância de uma casa. Na mesma época estava olhando alguns apartamentos e por uma grande coincidência apareceu esse aqui”, ela diz.
Apesar da arquitetura interessante, o imóvel precisava de diversas reformas, pois anteriormente ele funcionava mais como o ateliê de uma artista do que como uma residência. A moradora lembra que não havia guarda-roupa, a cozinha era meio improvisada e algumas janelas estavam velhas, entre outras coisas. Assim que decidiu reformar, Juliana logo pensou no escritório que tinha idealizado aquele apê que serviu de inspiração inicial em sua busca por um novo endereço, então ela quis chamar a mesma equipe para seu projeto: os arquitetos Rogério Gurgel e Regina Strumpf.
Todos os ambientes passaram por mudanças durante a reforma, porém as intervenções mais impactantes foram: o layout em L e o piso vinílico azul na cozinha; a parede de tijolinhos e o rack de concreto na sala; a marcenaria com mesa de trabalho e banco embutido sob a janela; e a porta de correr de serralheria e vidro que divide o quarto sem comprometer a amplitude. A serralheria em amarelo mostarda se repete na porta do banheiro e da área de serviço, outros dois cômodos transformados no novo projeto.
Além de todos esses detalhes arquitetônicos que já serviram para trazer identidade à decoração, Juliana também fez questão de inserir diversos elementos coloridos no apartamento. “Eu gosto muito de cores, de flores… e no outro apê em que morava a decoração era um pouco mais sóbria. Acho que acabei enjoando e querendo revolucionar mesmo, fazer algo que tivesse mais o meu estilo. Vendi os móveis antigos, pois achei que não combinariam no novo projeto, e fui optando por coisas mais coloridas, leves e alegres”, ela explica. Como o pé-direito é alto e as paredes são branquinhas, a presença de tantas cores não pesou.
Um elemento recém-chegado, e que transformou totalmente o espaço, é o papel de parede de borboletas da marca branco. instalado na cozinha. “Esse foi um ambiente em que fui com mais cautela nas cores, porque já havia escolhido um mármore chamativo para a bancada. Parecia que ainda faltava algo, mas não sabia o que. Achei o papel uma ótima solução, deu mais vida para a cozinha, além de ter uma qualidade incrível: parece que cada borboleta foi pintada na parede, e não que é um papel”.
Juliana nunca quis uma casa impecável e certinha demais. O que ela buscava mesmo era um lar despojado e informal, que tivesse a ver com sua personalidade e trouxesse à tona as coisas que mais ama: música, lembranças de viagem e cores alegres. “Para mim era fundamental um lugar onde eu me sentisse bem. Me identifico muito aqui e, ao mesmo tempo, achei que o apê ficou muito prático, tudo fácil de usar, e ainda restou espaço livre”, ela fala.
4 soluções criativas do apartamento
* Marcenaria multifuncional: Como Juliana trabalha em casa, ela precisava de uma bancada bem confortável e prática, por isso os arquitetos desenharam um móvel sob a janela que agrupa diversas funções. Além da mesa de trabalho, a peça tem um banco onde a moradora pode ler ou relaxar curtindo a vista, e também armários na parte inferior para armazenamento. Segundo ela, até os gatinhos Jazzy e Elvis são fãs dessa parte da casa.
* Nicho para discos de vinil: Juliana não queria simplesmente guardar seus discos de vinil de forma organizada – ela também pediu aos arquitetos que as relíquias tivessem um destaque na decoração. Daí surgiu a ideia de criar um nicho de madeira onde as capas ficam expostas como se fossem obras de arte.
* Balanço sob a viga: Mais do que um item de decoração, o balanço na sala é quase terapêutico. “Acho que todo mundo deveria ter um em casa”, a moradora brinca. Vale ressaltar que a peça deve ser instalada em uma área bem firme do teto para garantir.
* Serralheria colorida: As portas de serralheria trazem autenticidade ao projeto e funcionam muito bem para isolar os ambientes apenas quando necessário. Por serem de vidro, elas não impedem a passagem de luz e dessa forma ajudam na sensação de amplitude dos espaços. No quarto a moradora pediu a instalação de uma cortina rente às portas para que pudesse ter privacidade quando quisesse.
Fotos por Gisele Rampazzo
Já vi esse apartamento muitas vezes, porque ele é lindissimo.
Amei cada detalhe, e esse móvel do banheiro, meu sonho de consumo um móvel como esse no banheiro. Gostaria de saber, por favor, de onde é essa luminária da parede de tijolinhos e as cadeiras que são as mais lindas que já vi em toda minha vida. Obrigada História de Casa por tantas inspirações.
Oi Rosangela, tudo bem?
Que máximo que você adora essa casa. Nós também achamos super legal e criativa!
A matéria é bem antiga, de 2017, então não conseguimos localizar os créditos das peças. 🙁
Mas sabemos que as lojas Collector e Ethnix vendiam cadeiras desse estilo. (Ambas já fecharam, infelizmente!)
Lindo o apartamento ficou a altura da bela história desse prédio!!!! Meus avós moravam 4 andares abaixo, sempre que íamos visita-los adorava a varanda, a vista, a claridade, eram os anos 1970, meu avô sentava conosco depois do lanche ou do almoço abria um livro ou contava de memória histórias de seu trabalho como oficial imediato nos espetaculares transatlânticos italianos do período entre guerras! O prédio e o apartamento tinham aquela aura boa, os moradores eram todos antigos, diferente do bairro que morávamos. Ir visitar os “nonos” era promessa de algo espetacular por acontecer! Muito bonito ver uma apartamento com essa cara de casa, e sua transformação em estúdio reforçou o aconchego que sempre senti, apenas está contado de forma diferente e brilhante!!!!!
Oi Roberto, tudo bom?
Que coincidência você conhecer – e reconhecer – o prédio. Nós também gostamos bastante de como o espaço foi adaptado à vida ‘moderna’.
Mas super legal pensar em quantas memórias o apartamento dos seus avós não despertaria hoje em dia! Demais.
Que apartamento mais apaixonante! Aliás, esse site inteiro é sensacional! Parabéns pelo trabalho de vocês! Entro quase que diariamente para me inspirar para a reforma do meu apê! <3
Oi Carolina, tudo bem? Não sabe como é legal ouvir isso. Produzimos todo o conteúdo com muito carinho e esse reconhecimento é incrível para nós. bjs!
Olá, lindo projeto, parabéns! Gostaria de saber onde a moradora comprou a mesa de jantar. Simplesmente maravilhosa! Se puderem me informar, agradeço muito!
Abraços
Oi, tudo bem? A mesa é da loja Tok Stok. Que legal que curtiu o apto. Também adoramos. Beijos
Apartamento encantador! Gostaria muito de saber de onde são aquelas estantes da sala. Aquelas pequeninas brancas. Elas são meio gordinhas. Deu pra entender do que etstou falando?
Oi Isabella, tudo bem? Aquelas prateleiras brancas arredondadas são da marca Vitra, e você deve encontrar na loja Micasa. Beijos
Que alegria todo o ambiente, adorável e inspirador esse lar.
Como se chama a “calha” parede próximo ao balanço, parece ser um solução para colocar tubulação ar condicionado sem prejudicar o visual, estou precisando de uma solução para instalação split no quarto e a condensadora só pode ficar na sacada que fica longe, normas condomínio. Aliás se tiverem alguma matéria sobre o assunto ou interesse em publicar, me passe.
E se tiver como passar especificação e fornecedor do tapete da sala.
Obrigada!
Oi Elita, tudo bom?
Essa calha se chama calha metálica perfurada. É um jeito mais bacana de esconder tubulações sem precisar quebrar tudo, então pode ser uma boa para você também!
O tapete colorido foi comprado na Botteh: https://www.botteh.com/
Beijos
Que delicadeza! Que espaço apaixonante!!
Amei cada detalhe…
Também adorei esse apartamento!
Adorei esse apartamento. Adorável
Ahhh e essa piso azul, como é feito?!?
Oi Adriana, tudo bom?
Esse piso azul é um piso vinílico. Foi aplicado sobre um cimento queimado para trazer mais cor ao apto. Ficou bom né?
Beijos
Meu deus do céu, que amor e delicadeza esse ap. A felicidade de todas as segundas agora tem nas quintas também. Como diz um trechinho da música do Marcelo Jeneci.
” Quando te vi passar fiquei paralisado
Tremi até o chão como um terremoto no Japão
Um vento, um tufão
Uma batedeira sem botão
Foi assim viu”…
Oi Adriane, tudo bom?
Sim!! Toda quinta tem matéria nova também, não sabia? Sempre postamos um apto, ou cozinha, ou espaço inspirador. 🙂
Adoramos seu olhar poético sobre a casa, obrigada pelo carinho de sempre! Beijos
Ola meninas, tudo bem? AMEI esse apartamento, pena que na quinta a matéria é mais curta, queria ver cada canto, inclusive lavanderia que por incrível que pareça eu também curto muito. A claridade da casa, seja pela leveza das cores ou pela luz natural, da um aconchego fantástico. Sigam sempre com esse trabalho maravilhoso. Para mim o blog de vcs é a melhor revista de decoração, pois traz casas de pessoas normais, gente que tem dia dia corrido e não casas que precisam ter uma quantidade enorme de gente pra cuidar. Parabéns, sigam em frente, vcs tem MUITO pra mostrar pra nós. P. S. como ficou a eleiçao do blog? Eu votei. Beijos meninas. Obrigada.
Oie! Esse apê é muito especial. Leve, luminoso e alegre, do jeito que gostamos!
Verdade! Ainda não temos muitas fotos de lavanderia no site, rs. Temos que ficar de olho nisso.
Obrigada sempre! Toda vez que recebemos um comentário seu sabemos que vem recheado de carinho e isso nos deixa muito felizes e com pique novo para continuar o trabalho. 🙂 Infelizmente não ganhamos a premiação da revista Domino, mas valeu participar, rs. Obrigada pelo voto!
Beijão
Esta casa é maravilhosa, toda a casa respira leveza e paz, eu queria morar nela, parabéns aos proprietários e que vivam muito felizes♥no seu ninho colorido! Abraço de Portugal
Oi Angela, tudo bom?
Que delícia ter uma leitora de Portugal por aqui, oba! 🙂
Beijos
Adorei que publicaram nosso projeto da cliente querida Juliana. obrigada
Regina
Oi Regina!
Adoramos esse apê desde a primeira vez que vimos. Parabéns pelo projeto!
Beijos
; )