Apartamento antigo de cara nova

Uma reforma criativa que transformou o imóvel dos anos 50

Quem mora em Perdizes, bairro charmoso de São Paulo, provavelmente já paquerou o predinho de esquina onde os arquitetos Vivian Hori Hawthorne e Luis Claudio Marques Dias vivem há sete anos. A construção da década de 1950 tem apenas sete andares, um pequeno jardim na entrada e muitos detalhes interessantes. Há quem diga que esse é o edifício mais antigo de Perdizes e alguns moradores também desconfiam que o projeto seja do arquiteto modernista Rino Levi, mas o casal nunca encontrou nenhum documento que comprove a teoria. Com assinatura famosa ou não, o fato é que o prédio encanta logo no primeiro olhar – e com Vivian e Luis, sócios no Estudio Piloti, não foi diferente.

Os dois sempre gostaram de apartamentos antigos. Primeiro porque eles são bem distribuídos e normalmente têm um pé-direito alto, e segundo porque possuem elementos arquitetônicos originais. Mas nem tudo são flores, é claro. Apês com muitos anos às vezes têm acabamentos detonados e ambientes fechados, então o casal já chegou preparado para uma grande obra. “Fizemos uma reforma total antes de mudarmos, abrindo a cozinha e atualizando os banheiros, área de serviço e pisos. Os caixilhos de ferro, as maçanetas e o taco de madeira são originais, só restauramos. Já a marcenaria foi toda projetada para integrar os espaços e aproveitar cada cantinho”, Vivian explica.

Prateleira Papagaio e cachepô rosa da Selvvva

Teve quebra-quebra na área de serviço, reforma no banheiro e até a porta do quarto mudou de lugar, mas a cozinha foi o espaço mais alterado durante a obra. Além de remover as paredes e desenhar uma marcenaria funcional, os moradores usaram cores vivas para destacar ainda mais essa área. “Como adoramos azulejos antigos, garimpamos um modelo lindo que estava novinho e fizemos o painel atrás da bancada”, eles contam. A decoração de todo o apê tem muitos detalhes coloridos, mas ao mesmo tempo é equilibrada pelas paredes neutras e pelos móveis de madeira. “Essa base permite que a cor apareça na marcenaria, nos azulejos e em alguns móveis”, o casal completa.

Vivian e Luis quiseram trazer para o apartamento tudo o que eles mais gostam em arquitetura e decoração: cômodos integrados, móveis de madeira que remetem aos anos 50 e 60 mesclados com peças mais contemporâneas, muitas plantinhas formando um jardim interno perto da janela e quadros que eles foram ganhando e comprando aos poucos. “Curtimos muito itens de design, mas como os ambientes não são tão grandes, procuramos não lotar a casa de coisas. Gostamos de espaços em branco também para equilibrar”, eles dizem.

No sétimo andar do prédio, o apartamento tem uma linda vista da região. A grande janela da sala com peitoril bem baixinho parece trazer o céu e a cidade para dentro, ampliando o horizonte dos moradores, então não é difícil entender porque esse é um dos detalhes que Vivian e Luis mais amam em seu lar. “Desde o início adoramos as dimensões do caixilho e a luminosidade. Além disso, o apê tem a nossa cara, com objetos que curtimos e cantinhos acolhedores!”.

Onde encontrar

PEÇAS INSPIRADAS NESSA HISTÓRIA

Fotos por Luiza Florenzano

Deixe seu comentário 15 Comentários

  1. Compacto, lindo e acolhedor. Amei!

    Responder
  2. Adorei o apartamento!! Vocês sabem dizer de onde são os quadros da sala? São lindos!

    Responder
  3. Adorei.morar com estilo parece estar ao alcance de quem se dedica à simplicidade e funcionalidade!

    Responder
  4. Que apartamento lindoooo! Super aconchegante. A cada semana vcs postam um lugar mais bonito que o outro. Fiquei super curioso pra ver o predinho por fora. Posso perguntar qual o nome da rua pra ver pelo StreetView?

    Responder
    • Oi, tudo bom?
      Que legal que curtiu o apartamento. É uma graça mesmo. O prédio fica na esquina da R. Dr. Franco da Rocha com a Dr. Homem de Mello. Só não sabemos se o Streetview faz jus. hehe
      Beijos

      Responder
  5. Olá meninas, como vcs estão? LINDO, LINDO, LINDO, tem minha cara, meu número, moraria MUITO FELIZ nesse ninho, nada excessivo, acolhedor, limpo sem ser frio, na medida. Os proprietários estão de parabéns. Um dos apartamentos mais bonitos que vcs apresentaram meninas. Parabéns. Beijos

    Responder
    • Oie, tudo bom por aqui e você?
      É muito legal quando vemos um estilo que combina tanto assim com o nosso né? Ficamos felizes que você tenha se identificado. É um apartamento muito acolhedor e sem exageros, sem ostentação. Bem leve. Também adoramos! Obrigada e beijão!

      Responder
  6. Olá, primeira vez que comento pois adorei o apê! Vocês sabem dizer de onde é a estante branca da sala? Ela é fininha, é de metal ou madeira? E o pendente branco da mesa de jantar? Parece vintage. Obrigado!

    Responder
  7. Oi! Vou reformar um Apê antigo e também quero as paredes brancas.. podem me dizer que cor foi usada neste Apê? Obrigada e parabéns pelo blog!

    Responder
    • Oi Estê, tudo bem? A tinta usada foi uma bem comum. Tinta acrílica fosca Branco Neve, da Suvinil! Beijos

      Responder
  8. Oi!! Que apê lindo!!! Qual a cor da parede do quarto? Obrigada

    Responder

Adoramos seus comentários! ❤️ Conte pra gente o que achou:

Categoria

Decore

Tags