Garimpos bem-vindos | Capítulo 2

Arquitetura com história e decoração aconchegante em uma casa linda

Essa história deliciosa foi produzida em parceria com a Casaquetem, uma loja de decoração e design com uma curadoria muito especial, que une a essência dos garimpos de antigamente com a praticidade de encontrar muitos itens incríveis em um lugar só. Vem com a gente…

“A reforma foi extrema, mas sempre respeitando a estrutura da casa e a sua história”. É assim que o arquiteto Fabio e a designer Mariana resumem a transformação impressionante que fizeram em uma construção desacreditada dos anos 50. Desacreditada pelos outros, mas não por eles, é claro. Desde a primeira visita ao local, Fabio soube que poderia fazer dali seu novo lar. As mudanças permitiram a reconfiguração de todos os espaços e a maneira de utilizá-los, porém ao mesmo tempo foi possível reaproveitar a maioria dos elementos originais.

Além de servir como ponto de partida para a concepção dos novos ambientes, o jardim é a grande paixão dos moradores – a alma da casa. Como o projeto otimizou os cômodos internos, o casal pôde abrir mão da antiga edícula nos fundos do terreno. Ela foi demolida para que conseguissem criar ali um delicioso canto de relaxamento, com deck de madeira, ofurô e muitas plantas ao redor. O importante era ganhar mais área verde e aberta, algo com o qual os dois sonhavam há bastante tempo.

Onde Encontrar

Peças inspiradas nessa história

Fabio também trabalha com paisagismo, então ele acaba usando o espaço para testar o comportamento de algumas espécies. O jardim tem um estilo mais selvagem, com plantas que não exigem podas e sem canteiros muito marcados. Antes essa área tinha um gramado, porém com a chegada dos cachorros Zig e Touché, o casal achou que seria melhor usar uma forração de seixos, pois é mais resistente às estripulias da dupla. O deck menor, próximo à sala de jantar, é um complemento recente e permite que os moradores usem ainda mais o jardim. “Gostamos de ficar ao ar livre, e sempre deixamos as portas e janelas abertas”, dizem.

Para a criação dos dois quartos e de um amplo banheiro, Fabio projetou um segundo andar na casa, que até então era térrea. Essa alteração implicou na construção de pilares e vigas de concreto para reforçar a estrutura. Já que estava erguendo os novos cômodos do zero, o arquiteto aproveitou a deixa e criou grandes janelas também com vista para o jardim – assim os ambientes recebem mais luz natural. Até mesmo no banheiro as janelas seguem esse esquema, o que faz o espaço parecer maior. “Sempre tivemos vontade de ter um banheiro grande e confortável como nas casas de antigamente, com uma banheira para relaxar”.

Na casa do Fabio e da Mari não podem faltar plantas, cachorros e pão de queijo. Mas também não faltam boas histórias contadas na hora do cafezinho, peças interessantes que trazem alma à decoração e uma arquitetura cheia de passado. “A casa tem um pouco de nós em cada detalhe e é um registro da nossa trajetória, do nosso estilo e da nossa personalidade”, eles definem. * Quer se inspirar ainda mais? Então volta aqui no blog amanhã!

Fotos por Luiza Florenzano

Onde Encontrar

Peças inspiradas nessa história

Adoramos seus comentários! ❤️ Conte pra gente o que achou:

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

NOS VEMOS NO INSTAGRAM
@historiasdecasa