Sonhos realizados | Capítulo 1

Após a reforma, esse apê ganhou tudo o que os moradores sempre quiseram

Uma casa e todas as memórias que ela guarda não podem ser resumidas de uma vez só, então por aqui fazemos diferente. Ao invés de concentrar todos os detalhes e fotos em uma única matéria, criamos pequenos capítulos para que você possa curtir essa visita durante vários dias. É só acompanhar a ordem pelo título dos posts e apreciar o passeio sem se preocupar com o relógio.

No Natal do ano passado, a cabeleireira Talita e o engenheiro de sistemas Daniel ganharam um presente bem especial: finalmente se mudaram para um apartamento com o qual sonharam muito. Segundo eles, sua nova casa é a realização de planos feitos ao longo de 10 anos juntos. Nesse meio tempo, os dois foram colecionando referências de tudo o que mais gostavam e do que queriam colocar em prática quando tivessem a oportunidade – da cor do piso da cozinha aos puxadores de ágata que a própria moradora inventou.

O que guiou esse sonho desde o começo foi a vontade de ter um lar acolhedor, um lugar onde o casal pudesse ficar à vontade e interagir ainda mais. “Queria uma casa para andar descalça, me esticar no sofá com os pés para cima e poder ficar horas batendo papo. A ideia era essa: aconchego, espaços para se jogar, para ter paz e tranquilidade… a decoração se baseou muito nas sensações que os ambientes poderiam nos trazer. Seja um bem-estar estético, de olhar as plantas e acalmar a vista ou de olhar para o piso e lembrar do quanto sonhei com ele; ou um bem-estar sensorial mesmo, das coisas terem uma textura boa, que abraça”, Talita conta.

Durante anos Talita procurou em sites de venda por coberturas que tivessem uma boa área externa, mas dificilmente encontrava opções onde a sala ficava no mesmo andar do terraço. Até que, de repente, esse apartamento apareceu e o casal não teve dúvidas de que seria a escolha certa. “Eu buscava muito um apê que desse para termos toda a área de convívio da família no mesmo andar”, ela lembra. E foi exatamente o que eles fizeram: no piso superior, com paredes envidraçadas e uma vista incrível, ficam a sala, a cozinha e a varanda aberta; no piso de baixo foram concentrados uma sala menor, os dois quartos, banheiros e lavanderia.

Sem dúvidas o apartamento tinha bastante potencial, mas nem tudo era perfeito. Já que a ideia era realizar o sonho e todos os detalhes inclusos nesse pacote, Talita e Daniel decidiram reformar os espaços para poder usar os acabamentos que tanto queriam, além de fazer adaptações na planta. Antes de começar qualquer quebra-quebra, eles buscaram a ajuda da arquiteta Julia Varon, sócia de Gustavo Sampaio no escritório Forma011. “Eu sou cabeleireira da Julia há mais de 10 anos, e lembro que pensava: ‘Se um dia eu comprar um apê e tiver condições de reformar, vou chamar ela para projetar’. E foi a melhor escolha!”, Talita fala.

Todas as mudanças feitas no andar de cima foram pautadas pelo aconchego. O antigo piso de porcelanato foi substituído por tacos de madeira, o forro original ganhou revestimento de placas de cortiça e a cozinha foi reposicionada de modo que ficasse aberta para a sala. “A bancada da cozinha também era um desejo antigo – queríamos uma bancada branca que tivesse cara de mármore. Acabamos escolhendo um Silestone nem tão bonito por causa do valor, mas na hora da entrega a empresa se embananou e não tinha mais o material. Por conta disso, nos entregaram essa outra opção que é bem mais resistente e linda! Costumo dizer que tudo o que deu errado na obra acabou ficando muito melhor do que se tivesse dado certo logo de cara”.

Talita se envolveu em cada pedacinho da reforma e inclusive colocou a mão na massa. Quando estava na reta final da obra e aos 8 meses de gravidez, ela teve a ideia de pintar a parede rosada que abraça a sala com um acabamento diferente. “Eu queria porque queria uma parede manchadinha, como em uma referência que tinha visto, mas não queria fazer com cal porque fica saindo. Então fui pesquisar e testar formas de deixar daquele jeito. Até que combinei um dia com o João, o pintor da obra, de fazermos juntos. Ele ia passando a tinta bem diluída com o rolo e eu ia dando batidinhas com uma esponja limpa e úmida. Aliás, tirei essa ideia do uso da esponja na hora de passar base na maquiagem”, explica.

Talita e Daniel adoram viajar, mas não costumam trazer peças grandes na bagagem, pois não gostam de acumular itens que ficam guardados sem uso. Mesmo assim, algumas viagens são tão especiais que acabam marcando para sempre. Da Bahia, seu primeiro destino como casal, eles trouxeram lembranças singelas, como sementes e uma pena caída do papagaio que vivia na pousada onde ficaram. Do México vieram panos de tear manual e muitas memórias felizes. E de Portugal, uma viagem mais recente, veio o presente mais importante de todos – foi lá que eles descobriram que seriam pais da pequena Amora, a nova integrante da família.

“Nossa casa diz muito da gente. Eu gosto de umas pitadas de cor e textura, como o piso rosa na cozinha e esse tanto de plantas que ainda acho pouco. O Daniel gosta mais de tons neutros e de madeira, ele ama o piso da sala e adora formas geométricas – é apaixonado pelo desenho da escada de concreto, por exemplo. Mas meu sentimento maior em relação a essa casa é mesmo o fato de termos realizado aqui coisas que sonhamos muuuito”. * Ficou com vontade de conhecer o outro andar do apê? Vamos mostrar tudo no Capítulo 2.

Fotos por Luiza Florenzano

CONTINUA

Onde Encontrar

Peças inspiradas nessa história

Adoramos seus comentários! ❤️ Conte pra gente o que achou:

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.


COMENTÁRIOS # 15

  1. Ahhhhhhhhh que lindo!!!! Muito acolhedor!❤❤ Gostaria de saber o nome da pedra usada na cozinha se possível ?

    Responder
  2. Adorei!

    Responder
  3. Geralmente eu também venho aqui para perguntar de onde são algumas coisas, rs, mas hoje queria dizer que achei tão gostoso quando a dona da casa menciona que teve determinada escolha inspirada no blog de vocês. É claro que a gente não precisa sair comprando tudo igual ao que vemos por aí, mas eu acredito que muito da decoração não está na singularidade das peças, mas sim no fato delas marcarem os gostos de uma época, um modo de viver, uma comunidade. Eu acho que é isso que vocês trazem para gente: proximidade com essas pessoas com quem nos identificamos, mas não conhecíamos.
    Obrigada, meninas.

    Responder
    • Oi Juliana, tudo bem?
      Que mensagem bacana 🙂 é isso mesmo – nós queremos que as pessoas se apaixonem pelos moradores, seus estilos de vida e no final das contas, se inspirar nos móveis e objetos é uma consequencia natural desse envolvimento, né? Obrigada por nos acompanhar e pelo carinho <3

      Responder
  4. Apaixonada por essa casa e tbm pelos moradores! Muito bom gosto e criatividade, e a filhota é linda demais rs… Vocês sabem onde encontrar aquele pufe que parece ser de couro?

    Responder
    • Oi Mah, tudo bom?
      Essa história é uma delícia de ler né? Nos envolvemos muito com os moradores, ficamos super felizes pelas conquistas deles. 🙂
      O pufe foi comprado no Amazon, acredita? Vale investigar por lá.
      Beijos

      Responder
  5. Linda família e linda história. Decidi comprar uma mesa saarinen e gostaria de saber onde foi que eles encontraram a deles.

    Responder
  6. já disse uma vez, o blog é fonte de inspiração diária. sempre que preciso de uma ideia, ou um respiro criativo corro para o Insta ou Site. Sou fã!

    Responder
    • Oi Marcelo, tudo bom?
      Cada vez que lemos um comentário assim sentimos um grande incentivo e um orgulho por poder fazer esse trabalho. Muito obrigada por acompanhar e se inspirar com a gente!
      Beijos

      Responder
  7. a casa mais linda que eu vi aqui…deu pra sentir a aura de amor que essa família exala..

    Responder
  8. Olá! Tudo bem? Estou encantada com esse apartamento. Consegue se ver o amor e dedicação que foi colocado nesse projeto.
    Estou reformando o meu apartamento também e amei o piso da cozinha. Qual o fornecedor?

    Obrigada e parabéns pelo blog! <3

    Responder
    • Oi!!! Esse apê realmente é um sonho de consumo…
      O piso é da marca Decortiles, da linha Sixties. 🙂

      Responder

NOS VEMOS NO INSTAGRAM
@historiasdecasa