Em meio às montanhas | 4 boas ideias

Arquitetura e natureza se encontram em São Francisco Xavier

Simplicidade. Essa palavra pode descrever bem a arquitetura inteligente e a decoração com clima rústico da casa idealizada por Francisco Fanucci na Serra da Mantiqueira. O projeto nasceu inspirado pela beleza do entorno e veio de forma espontânea para seu autor, por isso é tão especial para ele e sua família. Ao longo dos anos, a casinha foi sendo ocupada por novas peças e histórias, mas nunca perdeu a essência de ser um lugar para reunir pessoas queridas e desfrutar da natureza em sua forma mais pura. Para completar, os espaços trazem ideias charmosas que podem servir como referência para quem gostaria de algo similar. Veja a seguir 4 dicas bacanas:

1. Portas balcão: Tanto nos quartos quanto na sala, as portas de madeira desenhadas pelo arquiteto são divididas no eixo de sua altura. Dessa forma, é possível abrir cada metade separadamente – quando apenas a parte de cima está aberta, o vão funciona como uma janela; quando ambas se abrem, a porta libera a passagem normalmente. Além da funcionalidade, o detalhe traz um ar de fazenda à arquitetura da casa.

2. Aberturas estratégicas: Para tirar proveito da luminosidade natural, Francisco planejou diversas aberturas com fechamento de vidro em pontos estratégicos da casa. A principal delas fica em frente ao sofá da sala, como se o arquiteto dissesse que a paisagem é a coisa mais importante a ser observada. Outra abertura interessante fica na cozinha, levando luz ao corredor dos quartos e deixando à mostra o orquidário.

3. Pilar de tronco retorcido: Francisco elegeu diversos materiais naturais para compor a arquitetura e a decoração, como a madeira em seu estado mais bruto. Na passagem entre a cozinha e o corredor, um tronco retorcido faz as vezes de pilar estrutural, por exemplo.

4. Piso ‘vermelhão’: Antigamente, muitas casas caipiras tinham esse tipo de revestimento, que ficou conhecido como ‘vermelhão’. Na verdade, ele é um cimento queimado, e o morador o utilizou em diferentes áreas da casa, como o piso das áreas externas e da cozinha, além do acabamento do fogão à lenha.

Fotos por Luiza Florenzano

Adoramos seus comentários! ❤️ Conte pra gente o que achou:

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

NOS VEMOS NO INSTAGRAM
@historiasdecasa