Olhar de colecionador | Design-arte em casa

Na curadoria da Boobam, os universos da arte e do design se cruzam

Essa matéria foi produzida em parceria com a BOOBAM como uma homenagem ao Dia dos Pais, por isso escolhemos contar a história de um paizão apaixonado por arte e design: o Eduardo Barella. São três filhos, muitas obras instigantes e peças eleitas a dedo compondo seu apartamento. Confira mais detalhes e visite a BOOBAM para descobrir as criações de novos artistas e designers brasileiros.

Às vezes é difícil definir a fronteira entre arte e design, mas quem disse que precisa? Quem se encanta por um dos temas, naturalmente vai se apaixonar pelo outro, como ocorreu com Eduardo e Camilla Barella. Os dois começaram sua coleção de obras pouco após o casamento, e com o passar dos anos foram se tornando especialistas no assunto. Em paralelo, seu interesse pelo design de mobiliário e objetos cresceu na mesma medida, tanto que cada item levado para casa é pensado cuidadosamente pelo casal. A funcionalidade é essencial, porém sozinha não faz uma peça incrível – é preciso poesia para elevar objetos do dia a dia à obras de arte.

O design pode ser tão provocativo e subjetivo quanto a arte, mas ainda assim atender a uma necessidade específica. Na Boobam, as criações autorais de jovens designers brasileiros e o acervo de grandes antiquários nacionais confirmam essa teoria. Peças únicas, móveis vintage e edições limitadas ficam no limite entre design e arte, atraindo o olhar de novos colecionadores ou amantes do tema. É como os criadores da plataforma defendem: “Não queremos vender de tudo para todo mundo. Queremos ajudar artistas que amam seu trabalho a vender em um lugar que o valorize. Vamos conectar artistas que produzem coisas especiais com pessoas que desejam coisas especiais”.

Como a arte é um dos motores da vida de Eduardo Barella, achamos que essa seria uma boa oportunidade para falar sobre o tema aqui no blog e de quebra selecionar alguns produtos da Boobam que podem servir como inspiração de presente para esse Dia dos Pais. São peças que exploram diferentes linguagens, formas e processos, e que trazem esse conceito do design-arte para o cotidiano da casa.

Assim como a arte, o design também é colecionável, então por que não encarar cada escolha como um investimento – para a casa e para a vida? Se o seu pai é um entusiasta do assunto, como nosso anfitrião dessa semana, ou mesmo alguém que está descobrindo o universo do design de mobiliário aos poucos, essa é uma boa chance de presenteá-lo com criações autorais, sejam peças vintage e atemporais, ou itens contemporâneos de jovens talentos que estão moldando o novo cenário nacional. Quem sabe esse não é o início de uma grande coleção?

Fotos por Luiza Florenzano

ONDE ENCONTRAR

PEÇAS DA BOOBAM QUE UNEM ARTE E DESIGN

Adoramos seus comentários! ❤️ Conte pra gente o que achou:

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

NOS VEMOS NO INSTAGRAM
@historiasdecasa