Clima de casa | Capítulo 1

Árvores na janela e decoração acolhedora fazem o apê lembrar uma casa

Uma casa e todas as memórias que ela guarda não podem ser resumidas de uma vez só, então por aqui fazemos diferente. Ao invés de concentrar todos os detalhes e fotos em uma única matéria, criamos pequenos capítulos para que você possa curtir essa visita durante vários dias. É só acompanhar a ordem pelo título dos posts e apreciar o passeio sem se preocupar com o relógio.

Um apartamento com clima de casa. Essa era a principal vontade da psicóloga e psicanalista Camila ao montar um lar com seu marido. Por sorte, o apê que o casal encontrou em um prédio antigo no bairro Higienópolis tem muitos elementos que trazem essa sensação: o edifício fica em uma esquina e as janelas estão na altura das árvores, então toda a sala é presenteada com luz natural e o verde emoldurado do lado de fora. Além disso, os materiais com toque rústico usados na reforma idealizada pelo Estúdio BRA também reforçam o aconchego, como tijolinho pintado de branco, cimento queimado e madeira.

À primeira vista, o apê estava longe de ser a casa dos sonhos. Os espaços eram muito escuros, assim como o piso, e as instalações estavam em mau estado. A cozinha ocupava parte da sala atual de um jeito estranho, e a área de serviço era desproporcionalmente grande. Para completar, todos os ambientes possuíam muitos armários, antigos e bem profundos, e isso causava uma sensação quase claustrofóbica – para se ter uma ideia, até a varanda tinha armários. É difícil imaginar o apartamento nessas condições, já que hoje ele é amplo, luminoso e convidativo, mas foi graças à reforma que ele adquiriu todas essas qualidades.

“Como já íamos fazer melhorias na parte de elétrica e hidráulica, resolvemos chamar os arquitetos André e Rodrigo para um projeto maior, com as mudanças que desejávamos. Somos amigos e já conhecia o trabalho deles”, a moradora diz. Ao todo, a reforma durou nove meses – tempo suficiente para repaginar cada canto do apê. No meio do quebra-quebra, um fato curioso digno de filmes de detetive: ao tirar um armário antigo do lugar, a equipe descobriu um cofre embutido na parede atrás de um fundo falso. “Todos tentaram abrir, até que um dos funcionários da obra fez uma combinação e o cofre se abriu! Nele havia uma nota de 1 dólar!”, Camila lembra.

Para deixar a sala tão espaçosa, o casal abriu mão de um dos quartos e deslocou a cozinha para a antiga área de serviço, que ficou menor e passou a ocupar o dormitório de funcionários. Os moradores queriam texturas bem acolhedoras, como a madeira, então os arquitetos criaram um grande painel que camufla as portas de passagem e também um pequeno home office – quando todas as portas se fecham, o visual fica minimalista. Camila e o marido gostam muito de móveis brasileiros, e nessas peças a madeira também tem um grande papel, como nas cadeiras Girafa, de Lina Bo Bardi.

Outro detalhe importante na sala é o teto arredondado, uma ideia ousada do Estúdio BRA inspirada em espaços visitados pelo casal durante uma viagem especial a Portugal. “Além dessa referência, trouxemos de lá dois azulejos do séc. XVII e as luminárias de parede. De Paris veio outra luminária que fica na estante, e do MoMA, em Nova York, uma fruteira. Sempre trazemos algo das viagens”, falam. Itens de arte popular não ficam de fora e os moradores se orgulham de seus garimpos, de máscaras africanas a animais esculpidos por tribos indígenas. Tudo acomodado com carinho na grande estante metálica desenhada pelos arquitetos.

A escolha dos acabamentos neutros e dos espaços brancos não foi por acaso. Os moradores acreditam que assim as cores dos livros e objetos viram protagonistas na casa. “Em cada parte, temos coisas que lembram a personalidade de cada um. Tanto nas estantes, no meu caso com os livros de Freud e Lacan, como os temas de que meu marido gosta: fotografia, arquitetura…”, Camila conta. * Gostando do clima desse apartamento? Então fique ligado para conferir outras fotos no Capítulo 2.

Fotos por Maura Mello

CONTINUA

Adoramos seus comentários! ❤️ Conte pra gente o que achou:

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.


COMENTÁRIOS # 12

  1. Lindo apartamento! Sabem dizer de onde são as luminárias que ficam em cima da mesa de jantar?

    Responder
  2. Nossa!!! Estou simplesmente apaixonada por esse apartamento!!! Já vi as fotos umas três vezes!!! Tô aqui imaginando como deve ser a cozinha …

    Responder
    • Oi, tudo bom?
      Esse apartamento tem vários detalhes especiais! Também curtimos muito.
      Vamos mostrar fotos da cozinha na parte 2, amanhã. Fica de olho 🙂

      Responder
  3. Que casa linda! Não Perah… Rsrs
    Lindo esse Ap! Cada detalhe. Projeto lindíssimo, de muita sensibilidade para enaltecer a personalidade dos moradores e as belezas ali de fora. Assim é a BOA Arquitetura. Amei as fotos. Já esperando próximos capítulos.

    Responder
  4. Oi. Lindo. Adorei a luminária de parede – uma preta, metálica. Podem dizer de onde é? Abraço, obrigado e parabéns pelo site.

    Responder
  5. Amei o AP! Incrível! Sabem me dizer de onde é a mesa de centro? Apaixonei!

    Responder
  6. Amei! Muito lindo esse ap! Sabem informar qual a serralheria que fez a estante e de que cor foi pintada?

    Responder
    • Oi Ligia, tudo bom?
      Estamos tentando descobrir pra você. A cor acho difícil sabermos.
      Bjs

      Responder

NOS VEMOS NO INSTAGRAM
@historiasdecasa