Ao redor da mesa

O lar de um casal que abre suas portas para jantares secretos

A vontade de reunir pessoas ao redor da mesa é uma força poderosa. Especialmente para quem trabalha na área de gastronomia, como a jornalista Larissa e o chef Gustavo. Essa paixão pela cozinha não apenas os uniu, como também determinou o lugar em que iriam morar. A gente explica porque: há pouco mais de quatro anos, o casal criou o Jantar Secreto, projeto no qual eles recebem os clientes em sua própria casa para eventos intimistas com menus surpresa revelados somente na hora. Não demorou muito para que a notícia se espalhasse, então há dois anos a dupla precisou procurar um imóvel maior, onde pudesse acomodar mais pessoas, mas sem perder aquela sensação de aconchego.

“Antes o Gustavo tinha um bufê, mas sentia muita falta de fazer uma comida mais autoral e criativa. Só que sem um restaurante ficaria difícil. Aí tivemos a ideia de abrir a nossa casa mediando reservas”, Larissa lembra. Eles dizem que esse contato mais próximo com os clientes torna a experiência ainda melhor – é como se estivessem recebendo amigos para o jantar. “Como são grupos pequenos de pessoas, a gente consegue dar um atendimento mais personalizado e atencioso. A comida também fica melhor trabalhada. Muitos clientes acabam realmente virando nossos amigos”, ela completa.

Com paredes pintadas de azul vibrante e uma cozinha integrada com a sala, o sobrado também traduz a energia e o espírito agregador do casal. Os espaços estavam praticamente da mesma maneira quando Larissa e Gustavo se mudaram, eles apenas tiveram que adaptar o mobiliário e parte da cozinha – o coração da casa. A mudança mais significativa aconteceu nesse ambiente: por questão de funcionalidade e conforto dos clientes, eles instalaram uma estrutura de madeira e vidro que o isola da sala quando necessário, evitando que o cheiro e a fumaça invadam a área de convivência. No dia a dia do casal, quando eles estão sozinhos em casa, as portas e janelas com vista para o jardim permanecem abertas.

Às vezes o evento é menor, com apenas 10 clientes ou algo assim, porém em outros momentos a casa fica cheia – como por exemplo nos dias em que Larissa prepara sua feijoada mensal, reunindo até 40 pessoas ávidas por provar sua famosa receita. Para conseguir transformar os espaços em cada uma dessas ocasiões, os moradores inventaram móveis com detalhes especiais, como as mesas com rodinhas nos pés que formam diferentes composições. “Tivemos que pensar em uma decoração de sala que fosse flexível, para que pudéssemos mudar o layout conforme o tipo do evento. Os nossos xodós são as mesas com rodízio e as cadeiras. Elas foram produzidas sob medida, com um desenho que nós fizemos, em madeira de demolição. As adoramos porque podem ser montadas em diferentes formatos, dentro ou fora da casa”, falam.

Quem trabalha com eventos sabe que é difícil ter uma rotina certinha, mas para Larissa e Gustavo cada final de semana em frente ao fogão vale a pena. Os dois sempre gostaram de cozinhar. Ela possui o blog gastronômico Sem Medida desde 2006; ele já acumula mais de 10 anos de carreira na área. Ela segue uma linha mais caseira e faz ‘comida de mãe’; ele tem um perfil profissional e se dedica a pratos criativos. No fim, a mistura dos estilos de cada um rende incríveis receitas e boas histórias.

“Lar é onde a gente está e onde a gente coloca amor. Então acho que independente da estrutura física de uma casa, quem faz dela um lar são as pessoas que a habitam. O cheiro de comida no fogo, a roupa pendurada no varal e as marcas de copos na mesa. Tudo isso mostra que tem vida sendo vivida ali”, Larissa diz. Definitivamente, uma casa de dar água na boca.

Fotos por Luiza Florenzano

ONDE ENCONTRAR

PEÇAS INSPIRADAS NESSA HISTORIA

Adoramos seus comentários! ❤️ Conte pra gente o que achou:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


COMENTÁRIOS # 3

  1. Que delícia de lugar. Deu para sentir o cheirinho de comida boa.

    Responder
  2. Incrivel!!! Lugar super astral, imagino a comida!

    Responder
  3. Impressionante, tudo muito lindo! 😀

    Responder

NOS VEMOS NO INSTAGRAM
@historiasdecasa

[instagram-feed]