Feita para receber | Capítulo 1

Uma casa com arquitetura impressionante pensada para reunir a família

Essa matéria foi produzida em parceria com a BOOBAM para comemorar a chegada do Natal. Nossa grande inspiração foi o lar de dois arquitetos que amam receber a família e os amigos, e por isso criaram espaços especialmente pensados para o convívio. Além da arquitetura de tirar o fôlego, essa história apresenta móveis e peças incríveis assinadas por artistas e designers brasileiros. Quer saber mais? Então acompanhe os capítulos e visite o site da BOOBAM para descobrir novos achados.

Antes mesmo de entrar na casa da Fernanda e do Alvaro já dá para notar que a arquitetura é a grande paixão dos moradores, mas quanto mais se observa o lugar, mais impressionante ele se torna. A fachada dá uma amostra de como o casal solucionou o terreno inclinado e traz elementos interessantíssimos que despertam ainda mais a curiosidade, como os painéis ripados no andar dos quartos e a parte envidraçada na sala, que fica no pavimento acima. A casa vai se revelando aos poucos, degrau por degrau, e as surpresas não param: do hipnotizante piso de ladrilhos azuis ao terraço cercado por muros cobertos de plantas.

Como já se pode suspeitar, ambos são arquitetos: Fernanda é uma das sócias no Galeria Arquitetos, e Alvaro é um dos nomes por trás do escritório Grupo SP. Os dois possuem estilos um pouco diferentes e essa obra marca uma parceria inédita entre eles. “Costumo dizer que nossa casa nunca seria a mesma tanto se tivesse sido projetada apenas por mim, quanto apenas pelo Alvaro”, ela fala. Talvez seja justamente esse encontro entre os dois olhares que transformou o projeto em algo tão especial.

Desde o início, o principal desafio do projeto foi solucionar a inclinação do terreno – eram mais de 14 metros de desnível da rua até a parte mais alta, mas os arquitetos logo enxergaram o problema como uma oportunidade de experimentar novas ideias. A casa foi construída do zero e, por conta da distribuição inteligente de espaços, Fernanda e Alvaro conseguiram fazer a desvantagem do aclive trabalhar a seu favor. No andar da sala e da cozinha, a transparência dos painéis de vidro, a ventilação cruzada e a integração total criam um lugar perfeito para receber e reunir a família.

Aliás, receber amigos, fazer festas e cozinhar são as coisas que o casal mais gosta de fazer em casa, por isso era essencial criar ambientes que favorecessem ao máximo o encontro entre as pessoas. “Acho que o espaço da sala/cozinha diz tudo sobre nós… gostamos de estar juntos sempre! O projeto foi pensado para estes momentos, e cumpre seu papel com perfeição”, Fernanda diz. Essa grande área precisava ser a mais legal da casa, e de fato é: a sala tem lareira para os dias mais frios; uma pequena varanda para as tardes mais quentes; uma mesa de jantar que acomoda filhos e convidados com bastante conforto; vista para a cozinha e ainda a escada de concreto no eixo de tudo, como se fosse uma enorme escultura.

A decoração também é uma mistura dos estilos de Fernanda e Alvaro. Eles escolheram os ladrilhos hidráulicos como base pois esse é um material prático e bonito, e os tons da casa foram determinados pela cor favorita do casal: o azul. No mobiliário, os moradores se identificam com peças modernas e contemporâneas, como a luminária Giro, da designer Alessandra Delgado, com base de concreto. “Temos muitos pequenos objetos também e cada um tem sua história… adoramos trazer itens de viagens e os amigos que nos conhecem bem costumam nos presentear com coisinhas…”, eles contam.

Os únicos ambientes privados são os quartos, onde os moradores passam pouco tempo. Afinal, a vocação desse lar é realmente receber e conviver: “Adoramos ficar nos espaços comuns, por isso eles estão no local central da casa”. * Que tal conhecer o restante do projeto? Mostraremos mais no Capítulo 2!

Fotos por Luiza Florenzano / Agradecimentos: arranjos de Natal Varanda Flores

CONTINUA

ONDE ENCONTRAR

PEÇAS INSPIRADAS NESSA HISTÓRIA

Adoramos seus comentários! ❤️ Conte pra gente o que achou:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


COMENTÁRIOS # 2

  1. Tudo lindo demais demais! Vocês saberiam informar de onde são as duas cadeiras pretas que aparecem junto à mesinha com livros, próximo ao sofá? Obrigada!

    Responder
    • Oi, tudo bom?
      Essas cadeiras se chamam Series 7. São do designer Arne Jacobsen, mas algumas lojas vendem aqui no Brasil. 🙂

      Responder

NOS VEMOS NO INSTAGRAM
@historiasdecasa

[instagram-feed]