Last Updated on: 25th maio 2021, 05:59 pm
Uma casa e todas as memórias que ela guarda não podem ser resumidas de uma vez só, então por aqui fazemos diferente. Ao invés de concentrar todos os detalhes e fotos em uma única matéria, criamos pequenos capítulos para que você possa curtir essa visita durante vários dias. É só acompanhar a ordem pelo título dos posts e apreciar o passeio sem se preocupar com o relógio.
A nova casa da arquiteta Marcela inaugura uma importante fase de sua vida: a construção de uma família. Foi a vontade de viver com mais espaço e em maior contato com a natureza que levou ela e seu marido, o também arquiteto Alex, a trocar o antigo apartamento pequeno por uma casinha de vila na zona Sul de São Paulo. “Queria que nosso lar tivesse um ar despretensioso, leve e aconchegante. Aquela casa que te abraça, onde a gente entra e se sente à vontade. Por isso pensei em materiais mais naturais e artesanais; tons terrosos; um toque de colorido nas peças de decoração; o branco como base e o verde das plantas como pano de fundo”, a moradora conta.
Na imaginação do casal, tudo isso já estava tomando forma aos poucos, porém ainda faltava o principal: encontrar a casa! Para Marcela, que sempre morou em apartamentos, o ideal era achar uma casinha dentro de uma vila, onde se sentiria mais segura. No entanto, a busca não foi nada fácil. Depois de um ano – e de muitos imóveis caros e pouco atraentes – eles finalmente descobriram uma pequena vila de apenas 3 casas, uma das quais casava perfeitamente com o que haviam planejado.
Na verdade, a construção estava malconservada, era muito escura e passava longe de ser acolhedora. Para piorar, a antiga proprietária havia começado uma reforma nos fundos e nunca finalizou, então metade da casa era uma obra inacabada. Esse cenário, que poderia parecer pouco favorável para a maioria das pessoas, era exatamente o que Marcela e Alex queriam: um lugar com potencial que eles pudessem transformar totalmente. E então a reforma começou.
Desde o início, o projeto foi feito a 4 mãos. Como ambos trabalham em áreas distintas da arquitetura, eles puderam se complementar. Pouca coisa sobrou da antiga configuração da casa. No andar de baixo, onde a prioridade do casal era trazer integração e muita luz natural, a maioria das paredes internas foi removida, o que gerou a necessidade de reforçar a estrutura. “Essas construções mais antigas não têm um sistema convencional de pilares e vigas, são estruturadas pelas próprias paredes de tijolos maciços. Então quando há muita interferência como nesse caso, tem que existir um bom projeto de reforço estrutural para viabilizar a reforma como um todo”, eles explicam.
Uma das vontades de Marcela e Alex era criar um lavabo no andar inferior, então eles fecharam a passagem lateral que dava acesso ao quintal dos fundos e montaram um banheiro pequeno e um hall de entrada nessa área. Ali, Marcela montou uma estante que serve como cartão de visitas da casa, expondo diversas memórias, livros e objetos de afeto que o casal foi acumulando ao longo dos anos. “Sempre gosto de ter uma estante assim. Acredito que elas têm esse poder de compor em um único espaço um monte de lembranças gostosas da vida… acaba virando um ‘resumo’ das recordações”, ela diz.
No centro da sala, outro item muito especial é o tapete colorido, trazido de uma viagem de férias ao Marrocos. A moradora lembra que na época eles estavam no meio do processo da obra e, portanto, sabiam que o tapete seria um ponto importante na composição, então fizeram questão de entrar em todas as lojas de tapetes marroquinos até achar um modelo que amassem. As paredes de tijolos descascadas durante a reforma ajudam a trazer aconchego ao espaço e fazem um contraponto ao restante dos acabamentos em tons clarinhos. Os quadros, por sua vez, também representam boas memórias, já que muitos deles foram criados por amigos ou familiares.
O casal diz que a cozinha é o centro de tudo – onde gostam de estar, cozinhar e receber. Não à toa, ela foi integrada à sala de estar, ao jantar, ao quintal e até ao escritório, que fica nos fundos. O projeto de marcenaria foi pensado para que os utensílios ficassem à mostra, o que deixa tudo mais prático e reforça o clima informal da casa. Junto à mesa de jantar, Marcela usou um de seus maiores tesouros: o sofá que era de sua avó. “Eu trouxe esse móvel do meu antigo apartamento. Antes ele ficava na sala, mas sentíamos falta de ter uma peça mais confortável. Como eu não iria me desfazer dele de maneira alguma, o reformarmos e deixamos na sala de jantar. Foi uma ideia deliciosa, hoje amamos ter um sofá ali. Ficamos horas batendo papo depois das refeições”.
Sair de um apartamento pequeno e mudar para uma casa ampla com muitos espaços ao ar livre impactou totalmente a vida do casal. A troca de endereço aconteceu quando a filha deles, Lena, tinha apenas 3 meses, então calhou com um momento bem caseiro dos dois. Hoje em dia, eles passam muito mais tempo em casa e curtem cada minuto. A relação com a vila deixa tudo ainda mais gostoso: existe um clima de quase interior, as portas ficam abertas, dá para andar descalço, a vizinha traz comidinhas recém-saídas do forno e de vez em quando o cachorro do vizinho até visita o Banze, mascote da família. É realmente uma comunidade vivenciada por todos. “A casa é o nosso ninho, tem que trazer acolhimento. Deve ser o lugar onde a gente consiga respirar com mais calma, que faça a gente relaxar”. * Amando essa história? Então não perca a continuação no Capítulo 2.
Fotos por Maura Mello
Eu queria saber qual este piso do térreo da casa?
Oi, tudo bem?
O piso é de ladrilhos hidráulicos hexagonais da marca Ornatos.
Adorei a casa! Tenho uma história parecida e o estilo também é semelhante ao nosso. Parabéns ao casal e que sejam muito felizes nesse lar com a pequena.
Olha cheguei aqui agora e já amei tudo, espaço e histórias. Me identifico com uma arquitetura que preserva memórias. Parabéns pelo projeto.
Simplesmente adorável… que lindo é esse lar.
Perfeita!!!! Como chama essa grade na porta de entrada?
Oi, tudo bem? Lindo né!
É uma chapa perfurada de serralheria. Ou chapa perfurada de metal.
Estou amandooo cada detalhe dessa história. Me relaxa e tbm nos ajuda com dicas. Obrigada pela matéria.
Feliz que gostou!!
Qual o nome da cor da porta de entrada?
Amei essa cor….
Super linda, né?
Putz, acho que nunca conseguimos descobrir o nome da cor 🙁
Essa é a minha “História” favorita! ♡
Já perdi a conta de quantas vezes vi o vídeo no YouTube…
Ahhhh, tanto amor!!
É uma das casas que mais adoramos no site também. 🙂
Que casa linda! Saberiam dizer o material e cor da escada? Obrigada!
Oi, td bem? Linda mesmo! Amamos essa história. 🙂
Se não estamos enganadas, a escada é de concreto mesmo. Com esse tom mais branquinho.
Very attractive editorial. Relaxed open atmosphere and balanced out materials in this house. Nice and light.
Does anyone know the colour-code of the blue greyish front door? – Love that colour. Thanks from Amsterdam.
Hello Kim!
This house is truly a welcoming home. 🙂 Unfortunately we don’t have the colour-code.
Show a casa!!!
Que casa acolhedora, amei.
Também troquei minha casa por uma casa mais antiga e acolhedora, porém estou modificando as poucos, pois exige muitos pensamento em cada detalhe e dinheirooooo, alguns detalhes vou deixar, porem outros vou dar uma repaginada, vou ter muito trabalho pela frente, mas cada detalhe que estou mudando está se tornando único.
Oi Vanessa, tudo bom?
Que legal!! O importante é que no final a casa vai ficar do seu jeito, né? 🙂
Admiro as maravilhosas construções e as decorações de grande estilo e extremo bom gosto e mais ainda a sensibilidade e respeito aos animais.
Ah, que lindo seu comentário!
Pensamos igual. 🙂
Linda! Mas me diga por favor: como limpar o teto de vidro dessa sala?
Hahaha, boa pergunta!! Talvez com escada + mangueira.
Bjs
Oie! Sabem me dizer de onde é o sofá? Obrigada! Casa incrível!
Oi Andreza, tudo bom?
O sofá azul antiguinho é uma herança de família. Mas o da sala infelizmente não sabemos. 🙁
Projeto lindíssimo! Saberiam me dizer de onde são as banquetas da ilha?
Oi Juliana, tudo bom?
Essas banquetas lindas são desenho da Lina Bo Bardi, sabe? São incríveis mesmo.
Estão à venda na marcenaria Baraúna: https://www.barauna.com.br/girafa
Bjs
Olá! Qual o fornecedor das portas de correr brancas?
Oi Nathalia, tudo bom?
As portas são de serralheria. Vamos tentar descobrir o contato.
Bjs
Muito obrigada! Será que a grade da janela da frente também é? Beijos!
Hum… a grade nos parece ser original da casa. Mas de repente você encontra modelos similares em lojas especializadas em janelas e esquadrias. Bjs
Também gostaria muito de saber o fornecedor das portas de correr! Estão lindíssimas!
Oi Camila, tudo bom?
Ainda não conseguimos descobrir. 🙁
Achei muito linda a casa!! Parabéns!! Qual é o nome da arquiteta? Gostei também do quadro da sala. Quem é o pintor?
Oi Fábio, tudo bom?
A moradora Marcela, é a arquiteta que fez o projeto. Ela se chama Marcela Madureira: http://marcelamadureira.arq.br/
Sobre o artista, vamos tentar descobrir. Bjs
Obrigado. Abraços!!
Parabéns em!
Oie. Linda a casinha. E amei a colcha da cama. Sabe da onde é?
Oi Henrique, tudo bom?
Você diz da cama de casal? É uma roupa de cama de linho rosinha. Talvez você encontre na Zara Home, Casa Almeida ou Il Casalingo.
Bjs
Confundi as casas. Hehe. Vou comentar no post da casa certa. Foi mal. Rsrs
Muito bom gosto! Vocês saberiam dizer qual a lâmina de madeira usada na ilha e marcenaria da cozinha? Muito obrigado!
Oi Eduardo, td bem?
Essa casa é um sonho mesmo. A madeira usada foi a Carvalho Americano. Beijos
Uau, eu amei tudo. Muito lindo. Ta incrível esse ambiente.
Aí que lindeza de casa, amei a cor da porta
Amo essa casa. Você sabe dizer de onde é essa porta da entrada azul? Se ela é de serralheria ou é madeira?
Oi Gislaine, tudo bom?
Somos apaixonadas por essa casa também.
A porta de entrada foi desenhada pela moradora e feita sob medida. É de serralheria e depois foi pintada nesse tom.
Beijos
Olá. Saberiam dizer de onde é o espelho redondo branco?
Oi Camila, tudo bom?
Infelizmente não sabemos, mas você pode encontrar similares na Tok Stok ou na Leroy, sabemos que ambas vendem espelhos redondos grandes. Bjs
Muito obrigada e parabéns pelo trabalho maravilhoso.
muito obrigada!
Olá! Boa Tarde! Vcs saberiam me dizer o nome do fornecedor e cor do ladrilho hidráulico da cozinha?
Oi Lauren, tudo bom?
Os ladrilhos são da marca Ornatos, mas não temos o código da cor. 🙁
Bjs
Obrigada pela atenção. Amo acompanhar o trabalho de vcs!
Ownnn, não sabe como amamos ler isso. Obrigada!
Decoração maravilhosa e aconchegante. Sabem de onde é esse tapete colorido da sala? Adorei!
Oi Lívia, tudo bem? A Marcela trouxe esse tapete do Marrocos. bjs
Eu bem sei o quanto esse ninho foi almejado e planejado, e posso garantir que foi com muito amor, por isso não poderia sair de outro jeito, lindo, aconchegante, com muito verde e claridade natural, e com muitas histórias em cada detalhe ! Parabéns aos meus arquitetos prediletos !!!
Oi Sônia! Dá para ver e sentir que essa casinha foi feita com muito amor! njs
Gente! Para tudo!!!!! Que sonho de casa. Linda demais!!!!
Ah, que delicia de casa! Um oasis no meio da cidade!
É isso aí. Um respiro em meio à selva de pedra 🙂
eu tô completamente apaixonado! <3 essas paredes e essa luz deixa tudo aconchegante! Ansioso pra ver como ficou o andar de cima <3
<3 Nós também estamos encantadas com a casa. Não perca o andar de cima ...tem várias coisas lindas por lá também :)
que casa linda e iluminada! <3
gostei muito da estante de livros/bar; de onde é?
Oi Mariana, tudo bem? Ela comprou em uma loja chamada Exponencial. bjs
Amei a casa! Eu queria muito saber quem é o artista do quadro da sala de jantar.
Oi Suellen, tudo bom?
Essa casa é lindíssima mesmo, uma das nossas preferidas. Vamos tentar descobrir o nome do artista, assim de cabeça não lembramos. Beijos