Last Updated on: 15th fevereiro 2021, 05:24 pm
Aconchego, alegria, harmonia e cuidado com os detalhes: esses são os sentimentos que vêm à cabeça da diretora de criação Fernanda quando ela pensa em seu lar, onde vive com a filha Luisa, de 10 anos, no bairro de Pinheiros. Realmente, basta entrar pela porta para se deixar contagiar pelo apê, com cores alegres marcando presença e a luz natural refletindo o verde das plantas perto da janela.
A família se mudou para o imóvel em 2018, após uma reforma total comandada pelo escritório de arquitetura Sub Estúdio. Na verdade, Fernanda se apaixonou pelo apê assim que conheceu o espaço — com boa iluminação, janelas grandes, planta antiga bem dividida e ambientes amplos — mas ainda assim foi preciso reformar para renovar as partes de hidráulica e elétrica e deixar o lar do jeito que a moradora queria. No projeto, um dos pontos altos foi a adaptação de uma varanda interna passando pela sala e escritório. “Sempre quis morar em um apartamento com jardim, mas em Pinheiros é quase impossível de achar essa alternativa, então tentei trazer as plantas para dentro, daí surgiu a ideia de trocar uma faixa do piso e integrar os ambientes”, diz.
No dia a dia, as plantas não só trazem leveza ao apartamento, como se tornaram parte fundamental dos rituais da casa. “Lembro que minha mãe sempre teve plantas em casa e eu adorava ajudar no cuidado. Também cozinhávamos juntas e hoje procuro ter esses momentos com a Luisa”, lembra Fernanda. Na cozinha semi-integrada, mãe e filha se dedicam a receitas de panquecas e biscoitos em seu tempo livre, e às sextas-feiras nunca se esquecem da pasta com queijo cheddar que Luisa tanto adora.
Na decoração da sala, a moradora optou por manter uma base mais sóbria, pois sabia que todo o verde das folhagens e o colorido de seus objetos trariam vida para o espaço. Os móveis foram, em sua maioria, trazidos do endereço antigo, numa combinação que reúne garimpos de antiquários, peças desenhadas por Fernanda e seu ex-marido, e itens de designers que admira, como o casal Charles Eames.
Para completar, muitos dos objetos foram comprados em viagens especiais: são tapetes de Istambul, itens das feiras de Santelmo e da Cidade do México, e peças vindas de Cusco, Santiago, Manaus, Belém, Nova Delhi e Casablanca. “Sou louca por mercados locais onde você encontra expressões de cultura bem na raiz e muitas vezes acha coisas lindas por preços incríveis. Tenho objetos, gravuras, livros, panelas, bordados, potes, cestas e mantas desses lugares”, diz Fernanda.
Em sua casa, tudo tem história, inclusive os cheiros e memórias afetivas que integram o lar na esfera mais íntima e pessoal. Ali, cada detalhe conta um pouco sobre a trajetória de Fernanda e, para ela, o sentimento de estar em seu apê é sempre feliz e aconchegante: “Quando abro a porta e enxergo a sala ampla e o jardim ao fundo, dá uma alegria enorme no coração”. * Amou o apartamento e quer conferir mais espaços? Então fique ligado no Capítulo 2!
Fotos por Felco
Queria muito mostrar minha casa com vcs ! Lembro que vcs postaram um apto que era quando eu era casado no prédio 360
Agora solteiro !! ✨
Conectado a minha casa tenho minha loja de plantas
Muitas coisas recicladas reaproveitadas restauradas com muito amor !!
Deixo meu telefone por sim tem um interesse!
Abraço Cris
Oi Cristhian, tudo bom?
Lembramos do seu antigo apê, claro!
Que legal que está de casa nova. Vamos nos falar por e-mail? O nosso é [email protected]
Manda umas fotinhos do apto novo por lá. 🙂
Beijos
Linda a cozinha, gostei do verde pela sala, muito bem decorada.
Também achamos muito legal a forma como a moradora criou essa faixa de ‘jardim’ dentro da sala, ficou lindo.
Your Website is amazing. I just can’t stop scrolling ever since I found you on Pinterest.
Hi Shraddha! How amazing to read that.
We’re glad to know that you’re enjoying our stories. 🙂
oie, queria mto saber de onde é o sofa deste apto?
Oi Neto, tudo bom?
É do Estudio Bola: https://www.instagram.com/estudiobola/
Boa noite! Impressionada com a beleza do apê! Quanta luz, quanto verde, que lindeza e riqueza de detalhes. Me emocionei, porque afinal faço parte dessa história.
Oie, tudo bom?
Que legal que gostou de como retratamos o apto. Ele realmente é tão inspirador que transborda nas fotos. Beijos 🙂
Bom dia Meninas, tudo bem? Amei o apartamento, a decoração, a luz, porém, o tapete de vaca, foi a unica coisa que não gostei . Obrigada meninas. Beijos. Maria Selma
Também foi algo que nem incomodou profundamente
que me incomodou*
amei este balcao desta cozinha , muito lindo gostaria de ter uma cozinha completa
Fica bonito a cozinha integrada assim, né?
Aberta, mas não totalmente exposta.
Oie, tudo bem com você?
Realmente esse apartamento é super legal, nós gostamos muito. Sobre o tapete, entendemos que seja uma escolha pessoal mesmo.
Mas obrigada pelo carinho de sempre. Beijão