Last Updated on: 19th março 2021, 02:01 pm

Quem entrasse no apartamento da Tais e do Raphael antes da reforma jamais acreditaria que ele pudesse ficar tão espaçoso, colorido e acolhedor, porém o casal confiou no potencial do lugar e na ideia de que ali começariam uma nova fase de sua vida juntos. “Sou louca por reforma e não estava preocupada em achar um imóvel todo pronto, pois sempre gosto de deixar do meu jeitinho”, a moradora diz. Diante de muitas paredes desnecessárias e daquelas dúvidas que rondam uma grande obra, os dois sabiam que precisariam de ajuda para aproveitar ao máximo cada canto apê. Foi então que procuraram as arquitetas Marcela Madureira e Ana Eliza Guedelha para assinarem o projeto e o resultado ficou exatamente como o casal sonhava.

Além de adorar uma boa reforma, Tais trabalha com decoração há muitos anos, desde que criou a marca de adesivos Shopkola. Por ser apaixonada pelo tema, ela já tinha diversas ideias e referências de como trazer sua essência para a casa. Naturalmente, usar produtos de sua própria marca no projeto foi uma forma de atender a esse desejo. Aliás, o insight para a criação da Shopkola surgiu justamente quando Tais foi morar sozinha pela primeira vez, há mais de 10 anos.

“Na época eu não encontrei tantas opções no mercado para decorar um apartamento alugado, tudo era meio limitado, pouco criativo. E como sempre quis empreender, foi o momento certo, então decidi abrir uma empresa de itens para design de superfície e decoração. Primeiramente lançamos os adesivos de parede, mas depois vieram outros tipos de produtos e inclusive projetos de ambientação criativa de superfície para outras empresas”, ela conta.

Na casa nova, Tais aproveitou a chance de usar as estampas da Shopkola que mais ama, como os papéis de parede adesivos na sala de jantar, no lavabo e no quarto – e também o modelo colorido e geométrico aplicado na porta de entrada. Por ser auto colante, o adesivo é mais fácil de instalar e também de remover caso seja necessário, então se torna uma opção perfeita para quem quer uma reforma rápida ou quem mora de aluguel e depois precisa entregar o imóvel no mesmo estado de antes. 

Como a moradora passa parte da semana trabalhando em casa, solucionar bem a relação entre os espaços era outra demanda importante do projeto. Tais brinca que o maior desafio era integrar sala de jantar com escritório, e também sala de estar, sacada e cozinha, sem que ficasse uma mistureba. No fim, cada ambiente ganhou algo de especial, mas todos falam a mesma língua, traduzindo o clima que os moradores buscavam: “Como somos um casal muito tranquilo e bastante feliz, queria representar isso, essa energia. Por isso abrimos tudo e deixamos a luz entrar!”, ela diz.


Com a obra finalizada em tempo recorde (apenas 3 meses), chegou a parte divertida de ocupar os espaços com móveis e objetos especiais, e isso Tais sabe fazer bem. Seu hobby é mexer com plantas, então sua coleção de espécies tem um valor afetivo grande. Ela curte tanto o tema que inclusive ajuda nos cuidados do jardim do condomínio ou no jardim da casa de seus pais. Na sala de jantar, a luminária foi trazida de uma viagem ao Chile e a raquete na parede pertenceu ao avô de Rapha nos anos 60; e na cozinha, o bordado de cactos foi feito por uma amiga do casal, Fê Manzana – e as histórias não param por aí.

Poder morar e trabalhar no mesmo lugar, estando cercada das coisas que mais ama, acaba sendo uma grande inspiração para Tais. “Aqui no apê, para onde vou ou olho, surgem novas ideias, seja de produto, de desenho, ou até mesmo uma simples troca na decoração. Aliás, sou mestre nisso, vivo mudando algumas peças”, ela fala. Sem pensar duas vezes, a moradora define seu lar do melhor jeito possível: “É a extensão da minha felicidade”.

Fotos por Maura Mello