Last Updated on: 14th maio 2021, 07:04 pm
É uma delícia mudar de ares de vez em quando, né? E se tem um assunto que a gente ama tanto quanto decoração, é viagem! Pensando nisso, criamos uma coluna nova muito especial. Além de trazer dicas interessantes para quem vai viajar, queremos ir a fundo em cada cidade ou destino, e o melhor jeito de fazer isso é conversando com quem mais entende do lugar: seus moradores. As matérias dessa coluna são boladas por colaboradores convidados por nós – pessoas que admiramos por seu trabalho e que de quebra vivem em cidades incríveis espalhadas pelo mundo. Vamos viajar juntos?
Dizer que Trancoso é inesquecível não seria exagero. Quem já teve a oportunidade de conhecer esse pedacinho encantado da Bahia certamente guarda lembranças especiais. Nós estivemos no vilarejo ano passado a convite da Fernanda Dias Andrade e do Marcel Marques Leite, criadores da ecopousada Villa Se7e, e nos apaixonamos pelo clima descontraído e acolhedor do lugar. Além da beleza natural de praias paradisíacas e das casinhas coloridas tradicionais na região, Trancoso pode ser interessante em muitos sentidos. E ninguém melhor para compartilhar ótimas dicas de viagem e alguns segredos do vilarejo do que a Fernanda e o Marcel. Espia só:
SUL DA BAHIA por Villa Se7e
Trancoso é um lugar muito autêntico. Sua identidade e estilo nasceram da fusão dos nativos que herdaram a influência dos jesuítas e um legado caboclo de construção, com os primeiros turistas alternativos, que redescobriram este vilarejo no sul da Bahia. O resultado é uma comunidade cheia de vida e alegria, com muita simplicidade. A arquitetura trancosense também é um reflexo desse encontro e se tornou referência de forma despretensiosa.
TRANCOSO
Do Quadrado até o Rio da Barra: linda caminhada para conhecer as praias ao norte, onde começam as falésias multicoloridas e o Rio da Barra encontra com o mar. São cerca de 3km sentido norte com apoio de praia, mas é importante checar se a maré está baixa.
Praia das Tartarugas: uma pequena praia exclusiva e de natureza exuberante. Possui um bistrô no alto da falésia e um clima intimista. Entrada pelo condomínio Terravista, a 5km do Quadrado, sentido norte – reservar com antecedência.
Do Quadrado até Itapororoca: no sentido sul, também é possível fazer uma bela caminhada de aproximadamente 5 km. Não há apoio de praia, porém a recompensa vem em forma de muitos corais e piscinas naturais pelo trajeto na maré baixa.
Praia de Itaquena: uma exuberante praia deserta recortada por corais e pequenas enseadas. Boa para a prática de surf durante o inverno e perfeita para fazer um piquenique e passar o dia. É mais especial ainda na maré baixa, e fica a 7km do Quadrado.
QUADRADO
Passeio no final da tarde: Aproveite o fim do dia para explorar as lojas instaladas em casinhas típicas e também conhecer melhor o artesanato local. Vale terminar o passeio com um brownie com café orgânico no Santo Café, ou um açaí na Lua Verde Saladeria. Noites de lua cheia são um espetáculo à parte, pois ela nasce atrás da famosa igreja de Trancoso – é uma cena imperdível.
Gastronomia: A região possui ótimas opções de restaurantes, a maioria ao redor do Quadrado, então vale a pena explorar a gastronomia enquanto estiver por lá. Não deixe de conhecer o Capim Santo; Jacaré do Brasil; Floresta; Silvana e Cia; Tao Chá; Ciclo e Cantinho baiano.
PRAIA DO ESPELHO
Uma vez em Trancoso, conhecer a Praia do Espelho é um passeio imperdível. É uma das paisagens mais bonitas do Brasil, com piscinas naturais rodeadas de corais e vista para as falésias que parecem ter sido pintadas à mão. É fundamental se programar para ir na maré baixa, pois com maré alta o cenário muda completamente. Fica a 29km de Trancoso.
Trilha do Espelho até Caraíva: Com 9km de caminhada, esta é para os amantes de longas trilhas. O passeio conta com um visual paradisíaco, uma praia com sequência de lagoas na areia e chegada pelo Rio Caraíva. É uma experiência única!
Onde comer e se hospedar no Espelho: Para o almoço, sugerimos o Sushi da Mel e o Restaurante da Silvinha. E como apoio de praia e hospedagem, duas opções ótimas são: o hotel fazenda Calá e Divino; e a pousada Bendito Seja.
CARAÍVA
Caraíva é uma vila autêntica e cheia de personalidade, com natureza exuberante e vida noturna alegre. A 45km de Trancoso.
Praia da Barra: Um ponto estratégico no encontro do Rio Caraíva com o mar. Água de coco e sol garantidos o dia todo.
Caminhada de Caraíva até a praia do Satu: Outra trilha imperdível, de 5km. A recompensa são 3 lagoas na areia, a alguns passos do mar. Na volta, vale uma parada no barzinho super pitoresco do lendário Sr. Satu.
Restaurante Areia Branca: Um lugar especial de gastronomia e relaxamento. Vale a subida de barco pelo Rio Caraíva em meio ao manguezal e muita mata atlântica ao redor. É um espaço alternativo, com comidinhas e drinks deliciosos para passar um dia diferenciado. Na volta, tente fazer a descida de boia pela correnteza do rio.
Mais restaurantes e forró: Indicamos também o Boteco do Pará; a cachaçaria; o Bar do Porto e o restaurante Jacarandá, que ficam na vila. Para dançar, conheça o Forró do Pelé e o Forró do Ouriço.
Fotos por Maura Mello
.
Texto muito bem escrito e ilustrado, com ótimas dicas. Valeu, parabéns!
Amo Trancoso… estive em dezembro… hospedada em uma das casas mais charmosas-Casa Bem te vi – arquiteto Rômulo Carvalho
Só Deus pra fazer tanta beleza
Estou querendo ir pra Porto Seguro em agosto, foram úteis essas dicas aí!
Oi, tudo bom? Que demais!
Com certeza vai gostar muito. Depois nos conta se aproveitou as dicas. 🙂
Estive em Trancoso e não achei nada disso, tem praias lindas +++ já fui em praias +++ perto tão lindas quanto lá. Comida detestei, não voltaria lá só se for de graça. Tudo muito caro gostei +++ de Porto Seguro, lá sim voltaria.
Então, talvez Porto seja o seu perfil, mas falar assim de Trancoso é inacreditável… mas cada um cada um.
Lindo!!! Sou Baiana e nunca conheci, mas pretendo. Parabéns pela reportagem.
Oi!
Trancoso nos encantou muito. Já que está aí pertinho, vale muito a pena conhecer sim. E aproveitar para ir na maré baixa. 🙂
Beijos
Estou aqui amando tudo!!!
Sériooo? Que delícia! Bem que a gente queria estar em Trancoso de novo. 🙂