Last Updated on: 18th março 2021, 06:11 pm
O lugar do primeiro encontro do artista visual Bruno com o publicitário Gabriel explica bastante sobre seus gostos e as referências que levaram para o apartamento onde vivem juntos, rodeados por muitas obras de arte. O ano era 2016 e, após se conhecerem virtualmente por um aplicativo de paquera, eles escolheram a calçada do MASP como ponto para se verem pessoalmente: o encontro deu tão certo que se transformou em namoro e, mais tarde, até em casamento.
A vontade de estar perto fez com que Bruno vendesse seu sobrado na cidade de São Caetano do Sul e se juntasse a Gabriel em um apê alugado na Vila Mariana, em São Paulo. Mas, após se casarem, em 2018, não demorou para que o casal decidisse buscar um espaço próprio para chamar de lar — foi quando encontraram seu apartamento atual, em Perdizes. “O que nos conquistou foi a iluminação, a ventilação, o cuidado com o prédio e a possibilidade de ampliar a sala com a reforma, além do chão de taco, que é uma gracinha”, contam os moradores.
Apesar de conservado, o imóvel estava bem obsoleto, então toda a parte elétrica foi refeita e um quarto saiu de cena para aumentar o tamanho da sala. Na cozinha, mesmo sendo um espaço pequeno, eles queriam conforto para preparar receitas, então instalaram uma marcenaria feita a partir do reaproveitamento dos batentes das portas retiradas na obra e de um armário inutilizado no processo. Para o chão e a bancada, os moradores apostaram no cimento queimado que combina com as madeiras cruas e destaca a geladeira antiga, uma entre as tantas memórias de família espalhadas pelo apê.
A escrivaninha era do avô de Bruno e fica junto com a luminária verde da mãe de Gabriel. Já a máquina de costura que virou bar pertenceu à avó do artista visual, e as poltronas e cadeiras também fazem parte dos presentes de parentes. “Nos inspiramos em lembranças e memórias afetivas de coisas que têm história e significado pra gente”, dizem os moradores, que idealizaram um clima acolhedor, onde pudessem misturar objetos de família e pessoais de cada um e ainda assim construir um lar em conjunto.
Todas as paredes e estantes do apartamento são tomadas por quadros e obras de arte. Isso acontece pois ambos trabalham e se relacionam com o campo das artes visuais, então reúnem um belo acervo. Algumas obras são fruto de trocas que Bruno faz com amigos do meio artístico, outras são compras ou presentes. “Gostamos das histórias que existem por trás e dos artistas que as fazem. Para compor as paredes, pensamos em alguns agrupamentos por tema, técnica ou alguma relação formal. E sempre que temos algo novo para pendurar é toda uma questão de repensar os lugares”, o casal confessa, com humor.
Como ambos adoram receber, o apê está sempre com visitas, e no tempo livre, o casal curte assistir a séries e filmes, além de cozinhar enquanto divide uma garrafa de vinho. “Nosso apartamento é uma forma de contar uma história. Pelas lembranças de família, trocas com amigos e garimpos em viagens”, eles dizem. Dessa forma, Gabriel sente as pessoas próximas a ele, seja pelo prazer em receber ou no afeto por trás dos itens na decoração, enquanto Bruno viaja no tempo pelas memórias familiares e se inspira com todas as obras pelas paredes.
Texto por Yasmin Toledo | Fotos por Leila Viegas
Olá! Lindo apartamento! Gostaria de saber de onde é esse quadro maravilho de passarinho com cabeça de mulher, por gentileza!
Oi Carina, tudo bem?
Muito lindo esse apto, né? Sobre a arte, vamos tentar descobrir a autoria.
Bjs
Olá gente, quem montou essa marcenaria da sala/cozinha? Vcs tem o contato da empresa? Abs
Oi, tudo bem? Toda a marcenaria do apê foi feita pelo Gustavo Lourenção: https://www.instagram.com/gugagcl/
Beijos
Oii.. sabem me dizer de onde é a mesa redonda de jantar?
Oi Kika, tudo bom?
Algumas lojas vendem. Procura no Google por: Mesa Saarinen preta tampo de madeira, que aí vão aparecer algumas opções.
Beijos
Vcs sabem dizer onde encontrar essa imagem de santo que aparece em cima do armário, o lado do vaso, na segunda e sexta foto?
Oi Jana, tudo bom?
Infelizmente não conseguimos descobrir 🙁
Adorei o apartamento, os móveis, plantas, cimento queimado e a claridade. Tudo combina. Parabéns pelo bom gosto.
Oi Susana, tudo bom?
Essa casa é realmente muito inspiradora, né?
Adorei a casa, com cara de gente! Tem vida! Parabéns! Adorei tb a estante na parede da TV. Pode me dizer de quem é ou onde posso encontrar?
Lindíssimo o apto deles, né?
A estante da sala, assim como toda a marcenaria do apê, foi feita pelo Gustavo Lourenção: https://www.instagram.com/gugagcl/
Beijos
Que casa linda, os móveis antigos lindos e cheio de histórias. Tudo lindo.
Olá! Amei a tela acima do sofá! sabem dizer de qual artista eh?
Oi Camila, tudo bom?
Achamos essa tela belíssima também. É do artista Marcelo Cipis. Ele é representado atualmente pela Bergamin e Gomide. Beijos
Amei… puro frescor <3 Os móveis antigos são lindos, mas a geladeira é protagonista!!!
Oi Laura, tudo bom?
Ficamos apaixonadas pela cozinha deles. Pequena, mas super acolhedora. E a geladeira realmente é a grande protagonista, rs. 🙂
Que apartamento lindo, aconchegante <3
PRECISO saber de onde é o tapete da sala. Tô apaixonada!
Oi! O tapete é antigo. Muito antigo! Tem tipo 20 anos, então os moradores não sabem dizer a loja. 🙁
Discordo totalmente da afirmação de que o chão de tacos é uma “gracinha”: é um espetáculo!
hahahahaaaa…. verdade! acho que não tem mais lindo!
Vocês têm a referência de quem fez a marcenaria? Lindo apartamento!
Oi Luisa, tudo bom?
A estante da sala, assim como toda a marcenaria do apê, foi feita pelo Gustavo Lourenção: https://www.instagram.com/gugagcl/
Beijos
Caraca, que apê lindo. Muitas felicidades ao casal. <3
Tudo muito lindo, demais!
Agora, me falem um pouco dessa porta azul de correr.
Nossa!! Chocada com o bom gosto . Tudo lindo !!! Sem falar que a madeira e as artes trazem aconchego. Ameiiii. Parabéns ao casal , mais uma vez História de casa arrasou.
Oi Ceiça, tudo bom?
Esse é um daqueles apês achados que adoramos descobrir. Super autêntico e muito especial justamente pela coleção de objetos dos moradores. 🙂
Amei a decoração, mas a planta rosa do deserto está morrendo porque precisa tomar sol pelo menos 4 horas por dia. Coloque na janela.
Ops, vamos repassar essa dica pra eles, rs. Bom saber!
Adorei rapazes, tem muitas lembranças neste apto, arrasaram
Que ap lindo! Adorei tudo, os móveis rústicos, as artes nas paredes, muita harmonia e aconchego! Os tons dos móveis e o colorido mais natural deixa um ar calmo e relaxante! Parabéns!
Oi, tudo bom? A seleção de peças dessa casa é muito especial. Fala sobre o olhar dos moradores e também carregam memórias de família. Não há nada mais especial que isso!
Que geladeira linda!!!
Hahaha, sim! Um achado que deixa a cozinha ainda mais gracinha. 🙂
Lindo! Amei a estante da sala.
Ficou super bonita e inusitada, né?
Que ap mais lindo amei…
Amei, principalmente as ideias para as paredes… acabamos de pintar a nossa de um azul escuro e estava sem referência… Parabéns, a casa tem personalidade e muito aconchego.
Que legal que encontrou uma inspiração aqui Sheila! Nós amamos a casa deles também. 🙂
Parabéns ao casal! Muito bom gosto, criatividade, equilíbrio! Ameeii cada cantinho deste apto, inspirador!❤️
Oi Elaine, tudo bom? É difícil não se encantar por esse apê tão autêntico, né? Fora que a história do casal é muito legal também. Beijos
Eu amei tudo, mas em especial a geladeira! E qual o tamanho do apê?
Essa geladeira é demais, mesmo. O apto tem 55m². 🙂
Aimm :3 que lar mais aconchegante *–* Parabéns aos donos ♥
Muito amor nesse apêzinho, né? Nós adoramos a decoração e as ideias de aproveitamento de espaço. 🙂
Que gracinha esse apartamento. Simples, elegante e acolhedor.
Apê lindo. Cheio de afeto!❤️
Não podemos negar! Amamos o lar desse casal, cheio de detalhes queridos.