Last Updated on: 15th fevereiro 2021, 01:36 pm
Em uma cidade como São Paulo, morar em uma casinha de vila é o sonho de muita gente, mas para a empresária Maria Fernanda, isso aconteceu meio por acaso. Enquanto estava procurando um apartamento para reformar, ela sem querer descobriu essa casa antiga em Pinheiros e seu olho brilhou: “Me apaixonei pela ideia de ter ainda mais liberdade para deixar o espaço do meu jeito. Até porque, ao reformar uma casa podemos mudar janelas e aumentar as portas externas, então temos mais opção”, ela diz.
Como seu plano já envolvia uma grande obra de qualquer modo, Maria Fernanda enxergou o sobrado antigo dos anos 50 como um mundo de possibilidades. A casa parecia pequena e um tanto escura, porém tinha todo o charme de estar em uma vila onde é possível ouvir os passarinhos e curtir a sombra das árvores. Isso já seria motivo suficiente para a moradora investir em uma transformação, mas ela tinha outra boa razão para confiar na reforma: o arquiteto Murilo Nogueira, do estúdio PARALELO.
Maria Fernanda já conhecia o trabalho de Murilo de outros carnavais, pois ele foi responsável pela reforma de sua loja de sapatos, A Mafalda, que fica na Vila Madalena. Segundo ela, tanto as criações da marca quanto a casa refletem seu estilo descontraído, então seria impossível desassociar uma coisa da outra, por isso quis que o Murilo fizesse esse projeto também. “Meu trabalho influencia muito meu lar! Minha marca tem uma cara solar, divertida e atemporal e de certa forma eu trouxe todos esses elementos para minha casa”, ela conta.
Após seis meses de obra, Maria Fernanda se mudou para o sobrado trazendo seus objetos queridos, suas plantas e seus gatos debaixo do braço. Por fora a casinha manteve seu charme, mas por dentro aconteceu uma verdadeira revolução nos espaços. O antigo corredor lateral foi incorporado à sala para deixá-la mais larga; a edícula foi removida para ampliar o quintal; as janelas e portas foram substituídas por vãos maiores, trazendo mais luz natural; e a cozinha tornou-se um ambiente aberto sem barreiras visuais. E isso sem falar no andar de cima, que também passou por grandes mudanças.
“Como a casa é pequena, quase todos os espaços foram integrados, então consigo aproveitar tudo. Adoro ler na sala ou na rede, gosto muito de cozinhar, cuidar das plantas e curtir o quintal com amigos. O único ambiente fechado que deixei foi meu quarto”, a moradora explica. Com tanta amplitude, quem entra pela sala já consegue espiar até o jardim dos fundos, onde Maria Fernanda criou um verdadeiro refúgio ao ar livre.
Para criar a decoração, a moradora foi seguindo sua intuição, sem buscar um estilo específico. Como muitas das peças vieram de seu antigo endereço, ela teve um bom ponto de partida: “Eu aproveitei todos os enfeites e objetos que já tinha, mas alguns dos móveis acabei trocando. Gosto de combinar velho com novo para deixar a casa mais descontraída”, ela fala. Os itens mais especiais foram herdados de família ou garimpados mundo afora. Maria Fernanda diz que os objetos trazidos de viagens mostram um pouco de quem somos e de onde estivemos, e essa mistura ajuda a compor a história da casa.
A casa da Maria Fernanda é definitivamente a realização de um sonho. Talvez um sonho que ela nem soubesse que tinha – essa coisa de querer morar em uma casinha de vila, com grama, árvore no quintal e os gatos passeando soltos por aí – mas agora comemora cada pedacinho desse lar e tudo de bom que ele carrega. * Ei, nosso tour ainda não acabou! Conheça o restante da casa no Capítulo 2!
Fotos por Maura Mello
Oi, pessoal! Linda matéria e linda casa!
Li que o piso é de tecnocimento. Vocês saberiam me dizer qual é a diferença entre ele e o cimento queimado? Obrigada desde já ♡
Oi, tudo bom?
Pelo que sabemos é mais uma nomenclatura mesmo, não muda tanto na prática.
Aqui tem algumas infos: https://www.nsbrazil.com.br/produto.php?id=33&uri=tecnocimento&menu=33
Olá, a casa é um charme!! Reconheci a Mafe da marca maravilhosa A MAFALDA. Queria saber se os armários foram feitos de compensado naval ou qual marcenaria usada. Agradeço desde já.
Oi, tudo bom?
Sim, é a Mafe!! 🙂 Incrível a casa dela, né?
Nos parece ser compensado sim. E sabemos que o arquiteto Murilo usa bastante esse material em seus projetos.
oi! boa noite. amei a casa inteira, obviamente. e queria saber de onde é o armario da cozinha… obrigada!
Essa casa é nosso sonho!
Os armários foram desenhados pelo arquiteto e feitos sob medida de marcenaria.
Bjs
Amei demais essa casa!! Qual a metragem dela por favor
Apaixonante, né?
Tem 120m². Bjs
Oi! Tudo bem?
Sabem me dizer de onde é a luminária pendente da sala (em cima da mesa)?
Obrigada! É tudo bem bonito!
Oi, tudo bom?
Parece ser o pendente Aero, da La Lampe: https://www.lalampe.com.br/lustre-aero-dourado/p
Na versão dourada. Bjs
Oi!!! Que casa linda!
De onde é a mesinha lateral do sofá e o sofá?
Tudo muito lindo…
Oi Vera, tudo bom?
O sofá ainda não descobrimos, mas a mesinha lateral é da loja Desmobilia: https://www.desmobilia.com.br/produto/mesa-lateral-v-table-3965
Beijos
Olá. Tudo bem?
Sabem me dizer da onde é a torneira preta da pia, a mesa de centro da sala (de madeira) e a poltrona marrom de couro da sala?
Muito obrigada!!!
Oi! Td bem?
A mesa de centro da sala foi comprada na loja Westwing.
A poltrona de couro se chama Wassily, é uma peça famosa, então vende em diversas lojas, por exemplo na Etna.
Encontramos uma torneira similar na Leroy Merlin, mas vale checar a especificação certinho antes de comprar: https://www.leroymerlin.com.br/torneira-misturador-para-pia-de-cozinha-bica-alta-preto-fosco-industrial-volante-fani_89869682
Bjs
Olá! Tudo bem? De onde é o revestimento dos azulejos amarelos atrás da pia? São tão lindos!!!
Oi Amanda, tudo bom?
São da marca Portobello. Referência: DIJON 6,5X23
https://www.portobello.com.br/produtos/color-market/acessorios-e-pecas-decoradas/dijon/6-5×23-mate/25862
Bjs
A casa é linda, aconchegante e cheia de luz, gostei de tudo, gostaria de saber qual é o piso que ela usou, parabéns por mais essa bela matéria.
Li abaixo qual o material do piso.
Oi Rosangela, tudo bom?
É tecnocimento, você viu né? Esse material pode ser feito em outras cores tbm. 🙂
Faltou mostrar a casa, o edifício….
Oi Ivan, tudo bom?
Na verdade não costumamos fotografar as fachadas das casas para manter a privacidade dos moradores. Bjs
Oi! Sabem dizer de onde é o tapete?
Oi, tudo bom?
Foi comprado na loja Zarif: https://www.zariftapetes.com.br/. Bjs
Perfeita! Amei, tudo de muito bom gosto! Pur o charme essa casinha de vila!
Foi preciso ler toda a história, pois fiquei a princípio, voltada para cada design da casa, pois de imediato percebi que a casa tinha a performance de uma mulher e claro certíssimo, mesmo sem conhecer a dona da casa, vendo-a saberia dizer até a personalidade da mesma, só em olhar a casa. Parabéns, lindíssima.
Realmente a casa reflete muito o jeito da Mafe! E é impossível não se encantar, né?
Que casa delícia! Vocês sabem me dizer quem fez a porta de serralheria da cozinha pro quintal? Obrigada! 🙂
Oi Rachel, tudo bom? Conseguimos o contato do serralheiro sim. Renato: (11) 96505-7913
Bjs
Olá!! Linda casa, gostei muito da marcenaria, vcs podem indicar quem fez?
Oi Ester, tudo bom? O marceneiro é um pouquinho atrapalhado, então a moradora fica na dúvida de indicar. De qualquer forma, vale sempre pegar indicação com alguém conhecido para que você possa ver o resultado pessoalmente, se possível. Bjs
Casa linda!!! Do que é o piso? Ficou maravilhoso!
Também gostaria de saber qual é o piso!
Oi Amanda,
É de tecnocimento. 🙂
Oi Cris, tudo bom?
É um material chamado tecnocimento. Lindo demais!
Linda house. Aconchegante e cheia de muitas energias boas. Adoraria tomar um café num domingo à tarde aí.
Simmm! Nós também, hehe. 🙂
Que casa LINDA! Parabéns à proprietária, ao escritório de arquitetura e, claro, aos fotógrafos que souberam buscar os melhores ângulos! Queria mais fotos do exterior, pena, foram poucas.
Oi Sam, tudo bom?
Na matéria de amanhã vamos mostrar o quintal com MUITAS fotos. É lindo demais!!
Fica de olho no site amanhã pra não perder. Bjs
Eu amo essas casinhas de vila!!! Adorei tudo, já queria morar nela!! Parabéns Histórias de Casa, sempre nos encantando com suas matérias!!!
Oi Cláudia, tudo bom?
Essa casa foi um achado, né? Nos apaixonamos demais por ela!!!
Delícia de casinha! O piso branco é cimento queimado?
Oi Laura, tudo bom?
O material do piso é tecnocimento. 🙂
Maravilhosa a casa! Muito bom gosto! Esse quadro branco e azul é de onde?
Oi Flavia, tudo lindo né?
A obra em cima do sofá é do artista Eduardo Sancinetti: https://www.eduardosancinetti.com/loja-virtual-1
Bjs
Delícia de casa, iluminada e cheia de detalhes! Sonho!
Impossível não se impressionar com essa casa, né?
Tanto a arquitetura quanto a decoração nos deixaram encantadas!