Last Updated on: 11th fevereiro 2021, 06:20 pm

Sabe aquela liberdade de estar em casa do jeito que você mais gosta? Essa é a ideia da CASA LIBRE, uma loja de móveis e objetos de decoração que vai te ajudar a deixar seu lar ainda mais libre e com a sua cara. A marca nasceu há 3 anos e você encontra seus produtos em lojas espalhadas por todo o Brasil, mas agora a grande novidade é o e-commerce que acaba de estrear e está recheado de itens incríveis. A história de hoje é a primeira de uma série de matérias que contaremos com a CASA LIBRE: um apartamento onde os moradores brincam com diferentes estilos livremente e cuidam de cada detalhe da decoração com amor e afeto.

O mais importante na decoração de uma casa não é o estilo, as cores ou os acabamentos usados, e sim a maneira como esse espaço traduz a personalidade de quem vive nele. E para os designers Beta e Rodrigo, seu apartamento é uma forma de expressão: ali eles recebem os amigos com carinho, ocupam as paredes com suas memórias, brincam de mudar as coisas de lugar e curtem um dia a dia gostoso a dois — acompanhados por Carlos (o cachorro do casal), e também por Jojô, filha de Rodrigo que alterna endereços entre São Paulo e Rio de Janeiro. “Acreditamos que uma casa tem que ser aconchegante, alegre e divertida, e que as pessoas se sintam à vontade. Aqui sempre tem música tocando, cerveja gelada e amor para quem chega”, Beta diz.

Sem dúvida, a arte e a música estão muito presentes na vida do casal e preenchem o apê com ainda mais vida. Beta toca baixo e Rodrigo guitarra, então é um hobby compartilhado — aliás, quando eles se conheceram, trabalhando na mesma empresa, foi a ideia de montarem uma banda entre os funcionários que acabou servindo como cupido dessa história. Além do talento musical, o morador é fotógrafo e desenha bastante, enquanto Beta sempre se interessou por artes manuais, como pintura, bordado e costura. Para que ambos tivessem um espaço onde praticar essas atividades, o casal montou um home office bem equipado aproveitando um cômodo menor do apartamento.

Com a quarentena, Beta tem usado o escritório diariamente, porém o que ela mais gosta de fazer por ali é criar suas tapeçarias: “Estou apaixonada pela técnica. É o meu trabalho fora do trabalho e, ao mesmo tempo, onde consigo desanuviar a cabeça, ter uma criação mais autoral”, ela explica. Para organizar seus materiais, os dois tiveram a ideia de montar um painel de pegboard, onde também ficam as ferramentas do Rodrigo. Os novelos de lã colorida, por sua vez, foram acomodados em cestos e uma fruteira que ganhou essa nova função. A moradora também adora um armário pequeno de jacarandá que pertenceu à seu bisavô e hoje guarda parte de seus materiais.

Outra demanda do home office era ter onde guardar muitos livros e as guitarras, além dos equipamentos de fotografia de Rodrigo. Para manter tudo no lugar, o morador projetou e mandou fazer um armário grande de madeira e metal, que traz um clima industrial à decoração, complementado pelo banco, usado por ele para tocar. “Esse ambiente sempre foi essencial para nós e contou muito durante a nossa procura por um apartamento, pois nossos hobbies precisam de espaço. Acreditamos ser importante um cômodo dedicado à criação. Misturar esse tipo de trabalho com o lugar em que dormimos, descansamos ou comemos não é o ideal para a criatividade e nem para o funcionamento da casa”, Beta fala.


O quarto bem espaçoso é outro dos pontos positivos do apartamento. Nesse ambiente, a decoração foi pensada primeiramente de forma mais funcional, então começou pelos móveis básicos: mesinhas de cabeceira e um rack, uma vez que os moradores adoram ver filmes no quarto. Depois, com o passar do tempo, eles foram adicionando novos elementos que trouxeram acolhimento e personalidade, como tapetes, luminárias, quadros e objetos de afeto. Com os dias de isolamento, Beta e Rodrigo também se animaram para pintar a parede de cabeceira, trazendo mais cor ao cômodo e completando o toque final nesse apê tão gostoso.

Fotos por Rafaela Paoli, do Estúdio Pulpo