Last Updated on: 5th abril 2021, 01:39 pm
Já reparou como a arquitetura pode ser uma forma de contar histórias? Seja por meio de prédios antigos que delineiam o horizonte da cidade há décadas ou de ambientes integrados que traduzem o morar contemporâneo, a arquitetura consegue ser uma ponte entre passado e presente. É nisso que os amigos Arnaldo Borensztajn (@arnaldo.borensztajn) e Alexandre Limpo de Abreu (@de.abaete) acreditam, tanto que o interesse da dupla pelo tema acabou virando negócio: a Brise, uma empresa que reforma apartamentos antigos para revendê-los posteriormente.
O apê que vamos mostrar aqui hoje, batizado de Projeto Ibicaba, é um desses imóveis. Ele ficou tão incrível que foi vendido rapidinho, mas a Brise já está desenvolvendo novos projetos que em breve estarão à venda também! Então vem conferir toda a história para saber como eles trabalham:
Arnaldo e Alexandre são formados em economia, mas ambos optaram por seguir carreiras criativas e foram mais felizes assim. Os dois se conhecem há mais de 10 anos e já trabalharam juntos nas áreas de moda e fotografia, então possuem muitos interesses e referências em comum, inclusive no universo do design. Apaixonados por arquitetura – e especialmente pelos prédios construídos antes dos anos 70 – eles usam esse repertório bastante diverso não apenas para fazer a curadoria de imóveis, mas também durante o projeto de cada apartamento.
O primeiro contato de Arnaldo com o mundo da arquitetura na prática foi durante a reforma de seu próprio apê. “Tive a oportunidade de criar cada detalhe do projeto, desde a pesquisa e escolha dos revestimentos até o layout geral, a marcenaria e a iluminação”, diz. Até então ele não sabia, mas foi aí que veio o clique de trabalhar nessa área realizando outras obras – sempre com a revisão de um engenheiro civil e aprovação conforme pede a legislação.
Tudo o que faltava para tirar a Brise do papel era encontrar o imóvel ideal para a primeira reforma, e os amigos acharam a melhor opção possível durante um passeio pelo bairro Vila Buarque: um apartamento detonado em um prédio com quase 100 anos de idade. “Ficamos imediatamente encantados. O apto estava em situação muito precária, o que pra gente é sempre uma oportunidade incrível de refazer e mudar tudo. Nosso lema é: Quanto mais detonado melhor!”, eles contam. O edifício Ibicaba foi o primeiro prédio com elevador da região e em algum momento já funcionou como hotel. Sua fachada clássica de inspiração portuguesa do início do século passado, muito rica em detalhes, tem grandes janelas em madeira e um portão de ferro fundido na entrada.
Todos esses elementos já seriam o suficiente para despertar a atenção da dupla para o apartamento, mas durante a reforma eles foram descobrindo detalhes ainda mais especiais:
“Tivemos ótimas surpresas durante a obra. A primeira foi retirar 100 anos de camadas de tinta das janelas e descobrir que elas eram de Pinho de Riga, e ficaram espetaculares depois de restauradas. A segunda: como o apto fica logo abaixo do telhado do prédio, quando removemos o forro de estuque encontramos um pé-direito de até 5 metros de altura em alguns lugares. Cobrimos tudo com duas camadas de material termoacústico e drywall, e o novo espaço foi suficiente para se construir um mezanino com uma suíte completa. Além disso, deixamos aparente a estrutura de madeira de lei que sustenta o telhado”, Arnaldo explica.
Assim como todos os projetos da Brise, o layout do apê foi idealizado a partir da cozinha, que para Arnaldo e Alexandre é o coração da casa. A ideia não era simplesmente quebrar as paredes e abrir o cômodo, mas sim repensar totalmente sua posição para que o espaço ficasse muito bem resolvido e recebesse mais luz e ventilação. Organizado em um único ambiente com pé-direito alto, pilares de concreto aparentes, piso novo de madeira em paginação escama de peixe e paredes de tijolinho descascadas, o apartamento une o melhor da arquitetura de antigamente – em termos de acabamento e dimensões – com as facilidades de um layout moderno.
Onde antes ficava a cozinha e área de serviço virou um quarto aberto para a sala. A janela original de ferro desse ambiente, que não tinha mais como ser aproveitada, foi substituída por uma janela de PVC antirruído, com acabamento em madeira. Agora, a nova área de serviço fica escondida dentro de uma marcenaria no banheiro do térreo e a máquina de lavar roupas está sob a bancada da cozinha.
Quanto à iluminação, o projeto traz uma pegada industrial, mas ao mesmo tempo muito acolhedora, todo em tons quentes e com luz indireta. E no mezanino, com assoalho de madeira Tauari, o espaço pode servir como um home office, uma sala de TV ou um quarto muito aconchegante com cama baixa e banheiro completo. Toda a elétrica original e hidráulica foram totalmente substituídas e foi feito um tratamento acústico em todas as janelas.
Reformas detalhadíssimas, com apreço pela história original dos prédios e pelas facilidades da vida contemporânea são a marca registrada da Brise: “Queremos fazer projetos que respeitam a memória do prédio e do seu entorno, e ao mesmo tempo permitem uma nova forma de viver de maneira integrada e atual”, Arnaldo e Alexandre dizem.
Se interessou pelo trabalho da Brise e quer mais detalhes para a compra dos imóveis? Entre em contato pelo e-mail: [email protected]
Fotos por Leila Viegas
.
Simplesmente AMEI! Iluminado, clean, chic e simples ao mesmo tempo. Transmite uma energia maravilhosa, combinou super os objetos com a arquitetura. Compraria do jeito que está e com tudo dentro rs. Match perfeito!
Parabéns!
Essa dupla está no seu melhor.
Essa dupla é genial. O trabalho que eles realizam, simplesmente maravilhoso.
Que apartamento lindo! Saberiam dizer de onde é a cadeira roxa? Uma graça! Parabéns pelo olhar e pelo trabalho da página. Aliás, comprei o livro de vocês e sou cada vez mais fã❤️
Oi, tudo bem??? Viu que te respondemos na outra matéria??
Nos parece muito a Cadeira Isa, da marca Baraúna. Mas não temos certeza!
Adoramos saber que comprou o livro, obrigada demais pelo carinho.
Lindíssimo trabalho! Poderia dizer de onde é o quadro grandão na parede do quarto?
Oi, tudo bom?
É uma foto do Robert Polidori.
Projetos lindos! Extremo bom gosto!!! Parabéns!
Gostaria de fazer meu apto, será possível?
Oi Odete, tudo bom?
Vale a pena entrar em contato com o pessoal da Brise. Esse é o Instagram deles: https://www.instagram.com/brise.casa/
Fantástico!
Gente, um dos projetos mais bonitos que eu vi aqui. E olha que acompanho sempre vocês. Moraria facilmente nesse apê! <3
Ah, amor demais ler isso!
Esse apto realmente está especial. Inclusive o prédio tbm é um charme. 🙂
Adoro vcs, sempre com matérias interessantes, o apê ficou lindo, antigo mas ficou mto modernooo!!!
Socorro, que coisa lindaaa!!! Vocês sabem qual o nome da tinta usada nessa porta azul?
Descobrimos!! É a cor Hortência Azul, da Coral.
Beijos
Olá pessoal,
É importante registrar que arquitetura de interiores é trabalho de Arquiteto. Vamos respeitar as profissões e os profissionais, por favor.
Perfeita colocação, imagino que seria o mesmo que trabalhar como médica sem ter o diploma! O CAU deveria intervir nestas publicações absurdas.
Gente, tem que ler o texto todo antes de comentar sobre o mesmo. Está bem claro que os responsáveis pela empresa Brise contam com o aparato técnico para fazer suas intervenções:
“[…] O primeiro contato de Arnaldo com o mundo da arquitetura na prática foi durante a reforma de seu próprio apê. “Tive a oportunidade de criar cada detalhe do projeto, desde a pesquisa e escolha dos revestimentos até o layout geral, a marcenaria e a iluminação”, diz. Até então ele não sabia, mas foi aí que veio o clique de trabalhar nessa área realizando outras obras – sempre com a revisão de um engenheiro civil e aprovação conforme pede a legislação.[…]”.
Até onde eu li ninguém disse que o projeto foi feito por esse dois profissionais, mas nem todo mundo é capaz de entender que este é um modelo de negócio onde, dois empreendedores compram, reformam, e vendem imóveis antigos, existem milhares de detalhes nesta linha do tempo que não foram mencionados, como a possibilidade de um arquiteto ter sido contratado para desenvolver os projetos, e em todos os casos, podemos nos tornar pessoas capazes de aplaudir as boas idéias e o sucesso de outros, com a empatia que gostaríamos de receber.
Oi Ana, tudo bom?
Valorizamos muitíssimo o trabalho de arquitetos e designers de interiores – inclusive somos formadas nessa área. Ressaltamos aqui que o trabalho realizado pela Brise sempre conta com suporte técnico de engenheiros.
Além disso, na história da arquitetura existem inúmeros profissionais que atuaram na área mesmo sem um diploma oficial, como por exemplo José Zanine Caldas, entre muitos outros de carreira internacional que foram autodidatas.
Enfim, amamos arquitetura e valorizamos demais o trabalho dos arquitetos, mas entendemos que existe espaço para outros formatos de trabalho também, desde que com o suporte técnico correto, é claro. 🙂
Beijos
Que bom gostoooo ♥ amei !! lindo trabalho transformam uma moradia em um lar aconchegante. Parabéns ♥
Adoro vcs. Amo aptos com boa reforma. Felicidade sempre e que venham boas histórias todos os dias.