Last Updated on: 19th agosto 2021, 07:08 pm
Quer conhecer uma casa incrível e de quebra descobrir onde encontrar as peças usadas na decoração? Então acompanhe com a gente essa nova série de histórias! Todo mês visitaremos um lar inspirador junto com o WestwingNow: a loja online do Westwing com produtos que estão sempre disponíveis e entrega mais rápida de milhares de peças. Sim, é o estilo Westwing que você já ama, só que agora em uma curadoria fixa. Demais, né?
Se você apertar a campainha do apartamento de Nathan e Tamar, é bem capaz que seja recebido com música boa tocando de fundo, uma taça de vinho e alguma comidinha bacana recém-saída do forno. Os dois amigos começaram a morar juntos há pouquíssimo tempo – faz apenas 1 mês!! – mas já conseguiram criar rituais gostosos na rotina e no cuidado com a casa. Enquanto ela cozinha, ele dá atenção para as plantas, e juntos eles definem cada detalhe da decoração.
Nathan e Tamar são arquitetos e amigos de longa data. Eles se conheceram na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ, no Rio de Janeiro, e não demorou muito para perceberem que tinham interesses em comum. Um deles era a vontade de um dia viver em São Paulo: “Sempre conversamos muito sobre a arquitetura e a vida aqui em SP, as facilidades dos serviços, a cultura, a gastronomia… já compartilhávamos esse gosto pela cidade”, Nathan conta. Durante um bom tempo, a intenção não passava de um plano longínquo, até que agora, em 2021, o timing de ambos bateu e a mudança finalmente aconteceu.
O apartamento pertence à família de Tamar e havia passado por uma reforma idealizada por ela alguns anos atrás, então estava prontinho para recebê-los. Pela planta original do edifício, que foi construído em 1965, o apê tinha 3 dormitórios ao todo, porém Tamar fez um novo projeto buscando adaptar melhor os espaços e priorizar a área social. Ela transformou um dos quartos em uma sala de jantar e bolou uma alternativa criativa para tornar o segundo quarto reversível: uma das paredes foi demolida e substituída por uma porta de garagem, assim o vão pode ficar totalmente aberto e o dormitório se conecta com a sala principal. Com essas soluções, o apartamento ganhou muito em iluminação natural, ventilação e espacialidade.
Como a base do apê já estava bem resolvida, a fase de decorar e trazer aconchego aos ambientes não teve muito mistério. Nathan e Tamar têm gostos parecidos, e por sorte os móveis de ambos deram match: “Por incrível que pareça, nossas coisas se complementaram certinho. Ela tinha a mesa e eu as cadeiras; ela tinha o sofá e eu o tapete; ela trouxe itens de cozinha e eu as plantas…”, ele diz. Dois universos de memórias, relíquias de família e plantas se fundiram para dar vida a um lar recheado de histórias por todo canto.
Mas como toda casa nova sempre precisa de complementos e acessórios, sabe onde eles foram buscar os itens que faltavam para deixar o apê do jeito que queriam? No WestwingNow! Pra quem ainda não conhece, Now é a loja online do Westwing com entrega mais rápida e curadoria fixa – ou seja, perfeita para quem quer decorar a casa sem demora. “Como arquitetos, sempre fomos atenciosos com o lar, e agora mais ainda com o isolamento social. Buscamos manter o apartamento equipado e amamos cozinhar, então os itens de cozinha ganham atenção especial por aqui. Além disso, as plantas também cumprem um papel importante nessa terapia diária de cuidado”, Nathan fala. Na hora de escolher os novos utensílios de cozinha, os moradores mergulharam nas opções incríveis de mesa posta do WestwingNow e se apaixonaram.
Os dois moradores acreditam muito que as verdadeiras histórias de uma casa vivem nos objetos e lembranças, por isso eles fazem questão de pensar cada cantinho de forma especial. Seja garimpando peças curiosas nos mercados de rua, ou buscando grandes achados no mundo online, o importante é encontrar itens com os quais possam criar uma conexão e uma rotina. Como as mantas e almofadas do WestwingNow que, além de darem aconchego à casa, viraram companheiras inseparáveis nesses dias de frio.
Além disso, a arquitetura sempre será uma fonte inesgotável de inspiração: “O fator mais importante aqui é a entrada de luz, a própria arquitetura. Somando os objetos de decoração e os móveis, alcançamos um resultado aconchegante sem muito esforço”.
Fotos por Leila Viegas
Oi pessoal, vocês sabem de onde é a cama baixa do quarto do Nathan? Achei perfeita!
Oi, tudo bom? Putz, infelizmente nesse caso não sabemos.
Mas parece ter sido feita sob medida mesmo, com um tablado de madeira.
Bjs
Adorei, temos aqui em casa muitos objetos que contam histórias, acho que as vezes nossa casa parece um museu.
Lindíssimo! Amei as plantas todas!
Estiloso! Chiquitoso! Amei! Classe é tudo!
Amei muito!! Principalmente as louças, que tbm queria, rs.
São demais mesmo!! Na verdade todos os detalhes do apê são bem bacanas. 🙂
Maravilhoso em um mês apenas e essas plantas…amei!!!
Que delícia de lar!!
Com relação à porta de garagem no quarto. Quando ela está aberta, como fica a iluminação?
Oi Ely, tudo bom?
Você diz como fica a iluminação durante a noite? Não entendemos direito, rs.
Eu não consegui ver onde ficam as lâmpadas do quarto, que geralmente ficam no teto. Por isso queria saber como usar as lâmpadas quando a porta está aberta.
Oi Ely, tem duas arandelas pequenas na parede atrás da cama e uma luminária de piso. Isso já garante a iluminação que eles precisam …os moradores preferem mesmo uma iluminação indireta. bjs
Adorei! Bastante plantas, boa decoração, gostei do piso antigo, fez lembrar da infância do apartamento dos meus pais. Casa com planta tem vida, só faltado mais flores, mas parabéns.
Gente, essas plantas!!! Quanta vida. Quantos seres maravilhosos. Fiquei uns minutos só olhando pro formato das folhas da Monstera… aff. É muita beleza.
Maravilhoso demais!! Uma verdadeira florestinha em casa. 🙂
Lindo! Mas confesso que a quantidade de planta me deixou um pouco assustada, rsrs.
Amei o ap, muito aconchegante! Incrível pensar que eles estão aí há um mês apenas. Agora, uma dúvida, vocês sabem de onde é o sofá amarelo? Beijo, meninas
Oi Juliana, tudo bom?
Super bacana né? Haja talento para deixar o apto tão lindo em tão pouco tempo, rs.
O sofá é antigo e já pertencia à moradora, mas vamos ver se descobrimos. Bjs
Obrigada 🙂
Oi Juliana! Esse sofá é da Orra, eu tenho um igual. Comprei no ano 2000, 20 anos atrás. Você ainda pode encontrar à venda no Mercado Livre com o título de “Sofá de couro da Orra”. Boa sorte!