Last Updated on: 1st março 2022, 04:44 pm
Quer conhecer uma casa incrível e de quebra descobrir onde encontrar as peças usadas na decoração? Então acompanhe com a gente essa nova série de histórias! Todo mês visitaremos um lar inspirador junto com o WestwingNow: a loja online do Westwing com produtos que estão sempre disponíveis, campo de busca e entrega mais rápida de milhares de peças. Sim, é o estilo Westwing que você já ama, só que agora em uma curadoria fixa. Demais, né?
Se você fosse se mudar para uma casa nova, já sabendo que provavelmente passaria longos meses em isolamento dentro dela, que tipo de lugar escolheria e quais seriam as suas prioridades? Para a artista têxtil Telma e o fotógrafo e administrador público Pedro, a escolha de seu novo endereço levou em conta o aconchego e a entrada de luz natural – dois elementos essenciais para que pudessem viver essa fase dentro de casa com mais conforto.
A chegada da pandemia chacoalhou bastante os planos do casal: no início de 2020, os dois estavam morando em Paris para o doutorado de Telma, porém o intercâmbio foi interrompido e eles retornaram ao Brasil. “Quando voltamos, no meio do furacão da pandemia, precisávamos de um lugar bem localizado, próximo à família e bastante iluminado”, Telma explica. Foi então que o casal resolveu reformar um imóvel da década de 1970 que ainda mantinha sua estrutura original – o que significava ambientes compartimentados, menos entrada de luz por conta do excesso de paredes, e espaços pouco adaptados à rotina atual dos moradores.















Apesar do layout antigo, Telma e Pedro sabiam que o apartamento poderia ficar incrível nas mãos da pessoa certa, por isso eles buscaram o olhar da arquiteta Mariana Wilderom. “A arquitetura dela é leve e feliz. Ideal pra um apê pequeno e bem apropriado para passar os dias em confinamento”, eles dizem. A reforma foi impactante e conseguiu reconfigurar a disposição dos cômodos de um jeito inteligente: a antiga lavanderia, desproporcional para o tamanho do imóvel, cedeu espaço para a nova cozinha, agora totalmente integrada com a sala. “Derrubamos paredes não estruturais, integramos o corredor dos quartos à sala e, para alimentar nosso prazer de cozinhar, instalamos um balcão que serve para preparos e pequenas refeições”, Pedro conta.
Telma e Pedro são pessoas criativas e estão sempre atentos aos estímulos que os cercam, o que naturalmente se nota na decoração do apê. O estilo acaba sendo o resultado da mistura entre os itens que o casal já tinha e as referências coletadas pelo caminho. “As viagens nos influenciam muito. Em nosso antigo apartamento, tínhamos acabado de chegar do México, então ele trazia muitas cores vivas. Agora que fomos para um lugar mais minimalista e alinhado com nosso interesse pelo design japonês, isso se refletiu nos novos móveis e no clima da cozinha”, dizem.
Mas não é só nas viagens que os moradores encontram inspiração. As referências de cores e estilos envolvem também as trocas entre o próprio casal, como resultado de suas investigações pessoais nas artes: Pedro mais na fotografia contemporânea, Telma nas artes plásticas. Esse caminho artístico de ambos inspira a decoração. Nessa casa, Telma começou a pendurar suas obras, algo que não fazia. Esse gesto a motivou a criar coisas novas e a estar sempre em contato com o que já fez. “Talvez, como um efeito da pandemia, pendurar minhas próprias obras se tornou outra maneira de habitar um lugar interno”, ela fala.
















Quanto ao mobiliário e acessórios, o casal conseguiu aproveitar boa parte dos itens trazidos do antigo endereço, porém como o apartamento atual é menor, eles precisaram comprar peças mais compactas, como o sofá e a mesa de jantar. Para complementar a decoração e trazer uma dose extra de aconchego, Telma e Pedro buscaram objetos e louças no WestwingNow, a loja online do Westwing com entrega mais rápida, campo de busca e curadoria fixa. “Há muita variedade e versatilidade nos produtos, e pudemos encontrar coisas que combinam com a gente. Procuramos itens com cores e texturas interessantes, como as mantas e almofadas”, eles contam. Entre os achados dos moradores, vale destacar as louças e utensílios de cozinha, que são o xodó de Pedro.
Telma e Pedro sempre foram caseiros, mas os meses em isolamento trouxeram diferentes formas de usar a casa e curtir cada espaço, ainda mais por ser um apartamento novo. Pedro, que sempre teve muito interesse no universo gastronômico, desenvolveu na pandemia habilidades incríveis – que Telma não cansa de exaltar. E ela começou a fazer pequenos rituais, como acender velas e aromatizar a casa. Aliás, as últimas aquisições, que decoram e perfumam o ambiente, também vieram do WestwingNow. Enquanto ela gosta de ficar entre as plantas ou aconchegada bordando com a gata Violeta Parra ao lado, ele usa a cozinha como um lugar de criação, explorando novas ideias e sabores. Desse jeito, os dias em casa são vividos com calma e cuidado, como o casal ama.
Fotos por Leila Viegas
Estou encantada por essa cabeceira tão fofa, parece um abraço! Poderiam informar de onde ela é?
Obrigada, eu amo e me inspiro muito com o Histórias de Casa!
Oi Kelly, tudo bem?
Não temos muita informação sobre essa cabeceira 🙁
Mas acreditamos que a moradora tenha mandado fazer sob medida mesmo.
Olá gente, que casa deliciosa! Será que é possível dizer de onde é a mesa de jantar redonda? Obrigada!
Oi, td bem?
Se não estamos enganadas é a mesa Girafa, da marcenaria Baraúna: https://barauna.com.br/loja/mesa-girafa/
Bjs
Lindo projeto! Gostaria de saber quem executou a marcenaria. Obrigada!
Oi Kenya, lindo né!
A arquiteta nos passou o contato da marcenaria. Foi a Art Estação.
(Porém nessa obra em especial eles deram um trabalhinho para entregar)
https://instagram.com/art.estacao?utm_medium=copy_link
Muito obrigada pela resposta!!
Um encanto. Lindo demais e parabéns!
Achei tudo muito lindo, muito bom gosto. Parabéns
Gente que lugar lindo, fotos maravilhosas! Mto bom gosto, dá vontade de morar aí!!!
Bom dia! Dá vontade de morar aí: muito aconchegante! Onde vcs conseguiram esse toca discos? E o puf, coisa mais linda! Poderia informar de onde é e qual a textura? Obrigada!
Oi, tudo bom? Linda demais essa casa, né?
O puff é antigo, coisa de família. E o toca-discos foi desenhado pela arquiteta mesmo, a Mariana Wilderom: https://www.instagram.com/mariana.wilderom/
Obrigada!