Last Updated on: 17th abril 2023, 09:03 pm
Nenhum detalhe passa despercebido sob o olhar de um arquiteto como Isay Weinfeld. Seja ao projetar prédios inteiros, imaginar casas impressionantes cercadas pela natureza ou mesmo na criação de peças de design, cada textura, volume ou recorte tem um propósito em seus trabalhos. Em tudo o que faz, ele emprega o conceito de arquitetura como arte – não por acaso, seus projetos, por mais múltiplos que sejam, carregam uma assinatura inconfundível.
Quem conhece seu repertório não demora a perceber toda essa minúcia e preciosismo no novo empreendimento da Idea!Zarvos, o edifício DAMATA. A convite, nós visitamos o apartamento decorado deste grande lançamento e viemos compartilhar com vocês os muitos pontos altos do projeto. Veja mais detalhes a seguir.
Ao longo dos 17 anos da Idea!Zarvos, Isay Weinfeld tem sido um de seus maiores parceiros, contribuindo enormemente para a criação da estética arquitetônica apurada que hoje é definidora da marca. É fácil reconhecer um edifício Idea!Zarvos, assim como é fácil reconhecer um projeto de Isay.
O DAMATA, mais novo fruto desta parceria, vem também carregado de beleza e poesia, propondo uma relação mais harmônica entre espaços internos e externos. O edifício fica no bairro do Itaim Bibi e se propõe a ser um local de uso misto – com duas torres, sendo uma residencial e outra comercial. Além dessa pluralidade, o DAMATA quer contribuir para a qualidade de vida na região, devolvendo parte dos espaços de uso público que foram absorvidos pelos prédios na intensa verticalização das últimas décadas. Apesar de estar voltado para a agitada Av. 9 de Julho, o acesso ao edifício se dá pela Rua da Mata, tranquila e arborizada. No nível da rua, uma praça de uso público se abre para a cidade e para o comércio local, com paisagismo exuberante de Rodrigo Oliveira.
Como em todos os projetos de Isay, o DAMATA foi pensado a partir da visão de quem irá viver a experiência deste espaço, por isso as texturas atraentes, o uso de materiais minerais e a conexão com o entorno foram espelhados na arquitetura de interiores do apartamento modelo, que visitamos pessoalmente. Mais do que planejar ambientes elegantes e com acabamento impecável, o arquiteto teve o cuidado de criar espaços de acolhimento e conforto, como em um verdadeiro lar.
Muitos detalhes despertaram nossa atenção no apartamento decorado, desde os tons aconchegantes até a escolha do mobiliário, então listamos abaixo nossas soluções preferidas no projeto.
O que mais amamos no DAMATA
Texturas que abraçam: Uma característica marcante deste apartamento é a proposta de Isay de usar a mesma textura em todas as paredes da área social e também no teto. A solução dá um efeito de ‘casulo’, trazendo muito aconchego. O tom quente, ao invés de tudo branco, contribui mais ainda para esta sensação.
Visual monocromático na cozinha: Neste ambiente, o recurso de usar uma paleta de cores e materiais reduzida foi aplicado novamente, dessa vez nos tons de marrom e chocolate. A pedra da bancada, por exemplo, quase mescla-se à tonalidade da madeira usada na marcenaria, tornando difícil distinguir entre os dois acabamentos. Outro detalhe é que tanto essa pedra da cozinha quanto a utilizada no banheiro da suíte são materiais nacionais.
Materiais naturais no mobiliário: Se você reparar, praticamente todos os móveis são feitos de materiais naturais – madeira, tecidos leves, fibras, palhinhas… há até uma prateleira de travertino apicoado e escovado na sala. As escolhas reforçam os estímulos táteis e o conforto destes acabamentos.
Mesa de jantar em formato orgânico: Fugindo das linhas excessivamente retas de uma mesa retangular convencional, o arquiteto optou por um móvel de desenho orgânico que remete a um seixo de rio. Mais agradável para os momentos de reunir a família ao redor da mesa. A luminária de teto, com design de Adriana Yazbek, completa o cenário.
Que tal conhecer este apartamento modelo pessoalmente? Planeje sua visita:
Todos os dias – das 10h às 19h
Rua Sampaio Vidal, 978 – Jardim Paulistano
Saiba mais sobre o DAMATA aqui
Texto por Bruna Lourenço | Fotos por Felco
Oi pessoal, tudo bem? Vocês sabem dizer se a textura utilizada nas paredes é da Solum ou da Terracor ou alguma outra marca?
Oi, tudo bem?
Puxa, dessa vez infelizmente não sabemos. 🙁
Incrível, lindo! Qual é a cor da parede do quarto do casal?
Oi, tudo bem?
Infelizmente não conseguimos descobrir essa referência de cor.
Achei tudo lindo, mas esse tapete da sala é divino. De onde é o tapete?
Oi, tudo bem?? O tapete é maravilhoso mesmo.
A referência que temos aqui é: um patchwork de texturas do Nepal, aqui no Brasil representado pelo Eduardo Muriel, da MMF Tapetes.
Lindo mesmo.
Apê belíssimo, aconchegante, moderno, sensacional…