Last Updated on: 30th julho 2024, 04:55 pm
“A gente ama muito esse apê, principalmente a luz natural e os ambientes espaçosos. Ele virou um lugar onde posso exercer meu lado criativo e visual e me fez descobrir o talento de maquiar ambientes, não só pessoas”, conta a maquiadora Laura La Laina, que vive com o namorado e diretor de cinema André Inácio em um apartamento encantador reformado por eles. O espaço é cheio de boas surpresas e Laura até brinca que os dois endereços prévios do casal serviram como uma forma de laboratório, onde cada um pôde aprender com os gostos do outro para criar uma nova linguagem a partir dessa mistura:
“Quando nos conhecemos, o André era mais contemporâneo e eu tinha uma pegada mais antiga. Hoje evoluímos pra uma estética que, por mais que seja vintage, é baseada em linhas retas e simplificadas”.
A história deste lar começou com um susto: a notícia de que o apartamento que, até então, o casal estava prestes a comprar tinha sido adquirido por uma construtora e o prédio todo seria demolido. “Estávamos meio desesperados e frustrados porque a compra tinha dado errado e visitamos uns 30 imóveis em 3 semanas”, eles contam. Quando, por fim, encontraram o apartamento atual, os ambientes estavam bem conservados, o piso de taco e os armários eram bonitos e a hidráulica e elétrica estavam em ordem. Por outro lado, os revestimentos do banheiro e da cozinha não agradaram ao casal, muito menos o fato da cozinha ser toda fechada e com pouca entrada de luz.
Na reforma, os moradores optaram por integrar os espaços, demolir as paredes de um dos quartos e colocar várias boas ideias em prática para garantir um bom custo-benefício em um curto período de tempo. “Cobrimos todos os revestimentos antigos com massa e pintamos por cima, restauramos o piso de taco de peroba rosa e deixamos o concreto dos pilares e vigas aparente. No piso da cozinha e área de serviço, aplicamos um epóxi na mesma cor das paredes”, eles lembram. Outras soluções interessantes foram aproveitar os armários existentes e revestir a pia com cimento queimado, reduzindo ainda mais os custos da obra e a geração de resíduos.
Na hora de decorar, o casal é do tipo que adora um garimpo e peças com significado. “Eu sempre fui muito de garimpar e o André pegou gosto quando fomos montar nossa primeira casa. Garimpar é legal porque vira passeio, vira conversa e é possível achar coisas incríveis por um preço ótimo”, Laura conta. Além de procurar peças únicas presencialmente, ela também está sempre de olho em leilões online e sites de revendas. Inclusive, foi justamente na internet que ela encontrou um dos grandes xodós do lar: o tapete pendurado na parede acima de sua cama.
Além disso, existem outros itens cheios de história que são bem importantes na casa: “A poltrona do escritório era do sítio da minha vó desde quando eu era criança… era o lugar dela, onde ela passava o dia todo. Eu tinha medo de trocar o tecido e acabar desconfigurando essa memória, mas hoje acho legal a sobreposição das nossas histórias”, lembra a maquiadora. E o buffet da sala de jantar, também comprado de segunda mão, por coincidência tem o mesmo desenho de uma peça que a mãe de Laura possuía em sua antiga casa.
Da parte da família do André, uma grande tradição é compartilhar momentos de encontro e comunhão – sempre na companhia de ótimos vinhos, é claro. Daí veio o desejo de ter uma adega super potente, como o novo modelo para 29 garrafas da Electrolux, com tecnologia Dual Zone. Com este recurso, a adega possui duas zonas de refrigeração, o que permite armazenar diferentes tipos de vinhos com a temperatura ideal em cada compartimento.
Quem entra na cozinha – com seu armário sem portas expondo uma bela coleção de louças, copos e utensílios – logo percebe que o casal leva a estética muito a sério em sua rotina, mesmo nos espaços mais funcionais. Não por acaso, um dos critérios para a escolha dos outros eletrodomésticos da Electrolux foi o design, além da performance, que também não poderia ficar de fora para alguém que adora cozinhar, como Laura.
No tempo livre, Laura e André amam estar ao redor de mesa — seja só os dois, ouvindo discos de sua coleção, ou com a turma toda, ao som de hits dos anos 2000. Como Laura ama inventar receitas, ela aproveita as ocasiões para ficar a cargo das comidas, enquanto André prepara os drinks ou abastece as taças de vinho. Já nos dias mais corriqueiros ou de preguiça, eles passam o tempo vendo filmes e séries com a cachorra Matilda deitada entre os dois.
Pro casal, esse lar é além de tudo um grande orgulho por ter sido sonhado em conjunto e conquistado por meio de suas trajetórias e resultados profissionais. “Começamos a namorar desde o primeiro encontro, fomos morar juntos depois de alguns meses e logo em seguida adotamos a Matilda”, eles recordam. Hoje, 5 anos depois, certamente é bom olhar para trás e ver que tudo valeu a pena.
Texto por Yasmin Toledo | Produção por Dora Campanella | Fotos por Leila Viegas
“Pelúcia” mas de alguma empresa específica? Há como enviar especificação? Obrigado.
Não sabemos a empresa específica, mas aqui em Sp no bairro do Brás há diversas lojas que vendem esse tecido. Se procurar no google aparecem diversos fornecedores também 🙂
Adorei o tecido “peludinho” da poltorna de leitura marrom. Qual é? Obrigado.
Olá! É pelúcia!
Fiquei encantada com a casa. Me identifiquei mto. 🙂
Olá! Tudo bem? Que lar incrível! Sabem dizer de onde é o conjunto de xícaras que parece ser de barro/cerâmica? Muito obrigada!
Olá, tudo bem? a moradora arrematou em um leilão.
olá! tudo bem? vocês saberiam dizer as dimensões das placas de MDF que eles utilizaram para o painel tropical com mural aplicado? muito obrigada!
Olá, tudo bem? Não sabemos informar a medida. Mas o que eles fizeram foi pegar o tamanho da parede e dividir por 2. De modo que também fosse possível passar pela porta e elevador.
Achei tudo muito lindo.
Olá por acaso vcs sabem qual a marca do epóxi do piso? E se é com brilho ou fosco? Obrigada essa casa ficou maravilhosa
Olá, na cozinha foi usado um epóxi da Coral na cor Branco Chinês.
Espetáculo. Gostaria de saber de onde é o sofá Togo?
Olá, o sofá é de um fabricante chamado Cromados&Cia.
Que achado… apê ficou lindo, amei tudo, parabéns ao casal e ao Histórias…
Lar mais lindo que já vi. Leve,romântico, com memórias afetivas e, tem a Matilda, lindaaaaa, amei. Que tipo de cimento queimado foi usado na pia e se pode molhar? Vcs arrasam, bjus.
Olá, a massa usada foi o cimento diamantado da Decor Colors. Pode molhar sim!
Ficou maravilhoso! Amei as plantas!
Olá, que lindeza, adorei.
Gostaria de saber se esta pintura da mata atlântica atrás da mesa de jantar foi feito com papel de parede?
Oi, tudo bem?
É um papel de parede da branco.casa aplicado em duas chapas de MDF
O modelo do papel é esse aqui: https://www.branco.casa/painel-de-parede-floresta-ii-verde/p
Gente, lindíssimo!
Podem compartilhar de onde é a luminária que tem na cozinha? A que é um circulo? abs
Oi, tudo bem?
A de parede??? Se não estamos enganadas é essa aqui: https://boobam.com.br/produto/arandela-orb-off-white-3227?
Adorei e queria saber de onde é a luminária de piso
Oi, tudo bem?
Qual delas??? Tem uma no escritório e uma em tom de bege na sala perto das plantas.