Last Updated on: 19th outubro 2023, 01:54 pm
É uma delícia mudar de ares de vez em quando, né? E se tem um assunto que a gente ama tanto quanto decoração, é viagem! Pensando nisso, criamos essa coluna muito especial. Além de trazer dicas interessantes para quem vai viajar, queremos ir a fundo em cada cidade ou destino, e o melhor jeito de fazer isso é conversando com quem mais entende do lugar: seus moradores ou viajantes assíduos. As matérias dessa coluna são boladas por colaboradores convidados por nós – pessoas que admiramos por seu trabalho e que de quebra vivem em cidades incríveis espalhadas pelo mundo. Vamos viajar juntos?
Nossa convidada de hoje é a fotógrafa e diretora criativa Flávia Ribeiro. Brasileira, ela mora no exterior há quase três anos, e nesse período foi descobrindo não só a vida cotidiana de Barcelona e das cidades espanholas ao redor, como também apurando cada vez mais seu olhar – sempre tão sensível e poético. Acompanhamos o trabalho da Flávia há bastante tempo, então é uma alegria compartilhar aqui suas percepções e dicas sobre uma região do mundo que tanto nos inspira.
Barcelona e arredores, por Flávia Ribeiro
Em janeiro completo 3 anos vivendo em Barcelona e, com o passar do tempo, vou vivendo a cidade em ritmos diferentes, mas ainda sem perder aquele encanto pelo novo, pelo belo e pelo frescor que uma cidade tão plural tem para mostrar todos os dias.
A princípio, tinha o costume de sair de casa com a câmera e caminhar meio sem rumo, fazendo fotos pelo caminho. Nessas imagens buscava retratar o cotidiano, as pessoas e os lugares que mais chamavam minha atenção, seja nos pontos famosos da cidade ou então em esquinas quaisquer.
Com o tempo, fui explorando os arredores, as praias e pueblos vizinhos que carregam muita história e beleza natural e arquitetônica.
Lugares em Barcelona:
- Bairro de Gràcia: Andar por Gràcia é algo que sempre me surpreende, seja pelos cafés (um mais gostoso que o outro), pelos restaurantes tradicionais ou pelas praças cheias de bares e pessoas aproveitando o dia. Um bairro familiar, para se perder nas suas ruas estreitas e se deliciar com a variedade de comidas, espaços e culturas que tem por ali.
- Fundació Joan Miró: É um dos meus lugares favoritos da cidade.Sou apaixonada pelo trabalho do artista catalão Joan Miró, mas, além disso, o museu se encontra em uma região muito bonita, o Parc de Montjuïc e conta com uma vista linda. Para fechar, a curadoria é incrível e se mescla à uma arquitetura linda que abriga o museu. Passeio imperdível!
- Piscina Municipal de Montjuïc: Ao lado da Fundació Joan Miró fica a Piscina Municipal de Montjuïc, também conhecida como piscina olímpica, pois sediou alguns jogos da Olimpíada de 1992. No verão ela fica aberta para uso e no resto do ano vale a visita para tomar um vermut e comer uns tapas aproveitando a vista linda para a cidade.
Ao redor de Barcelona:
- Sitges: Ideal para quem procura uma escapadinha rápida de Barcelona. A 33 minutos de trem, saindo da Estação de Sants, você já chega no centro de Sitges, uma cidadezinha cheia de charme e com praias super gostosas para passar o dia.
- Sant Pol De Mar: Outra cidade em que se pode chegar de trem e que é San Pol de Mar. Fica a um pouco mais de 1 hora de Barcelona e também conta com ruas super charmosas e praias incríveis. Minha recomendação é sair do trem e andar até a Cala Roca Grossa.
As próximas praias da lista já precisam de um carro ou ônibus para chegar, mas continuam sendo pertinho de Barcelona e valem muito a pena a visita:
- Tossa Del Mar: Além da praia de água super azul, um passeio gostoso é a caminhada pela muralha até chegar no castelo com uma vista impressionante da cidade, do mar transparente e suas rochas aparentes.
- Platja Fonda: Uma praia mais “escondidinha”, de pedras e um pouco mais tranquila, que guarda um visual lindo, com mar calmo, água transparente e clima perfeito para passar o dia. Dica: como não tem restaurantes na beira da praia, recomendo levar algo para comer se a ideia for fica lá por muitas horas! (recomendo levar uma comidinha se for passar muitas horas, pois não tem restaurantes na beira da praia).
- Cadaqués: Uma das cidades mais famosas da Costa Brava, seja pela arquitetura, pela comida ou pela beleza natural que o lugar reserva. É difícil não sair de lá encantado com a atmosfera que a cidade tem, não é à toa que foi escolhida como casa ou refúgio por diversos artistas catalães, como Salvador Dalí, que tem sua casa preservada e hoje serve como museu.
Texto e Fotos por Flávia Ribeiro
Que matéria belíssima, amei… viajei junto. Parabéns à fotógrafa e ao blog!!! Encantador!!!
Me deu até vontade de ir lá…