Last Updated on: 25th outubro 2023, 11:46 am
Para quem mora em São Paulo, a ideia de ter uma varanda é um dos grandes desejos coletivos – e com a Mari e o Edu não foi diferente: os dois adoravam o apê em que viviam, com vista para a Praça Roosevelt, mas há algum tempo vinham sentindo cada vez mais vontade de ter um espaço externo, principalmente quando a pandemia os obrigou a ficar totalmente em casa. Foi nessa época que a Mari encontrou uma cobertura em um anúncio da internet: “O encanto foi total pela área externa e a possibilidade de voltar a cozinha para esse espaço. Gostamos de receber muita gente, então a parte descoberta é ideal pra esses encontros”, ela conta.
Mas tinha um detalhe: o apartamento estava perto do inabitável, já que havia muitos problemas com vazamento do telhado. “As telhas eram de amianto e os canos pluviais estavam improvisados. As paredes tinham sequelas de infiltrações impressionantes e havia um puxadinho que foi retirado para o retorno à planta original. Tivemos que remover diversos pisos em cima de pisos e refazer toda a impermeabilização, além de trocar o encanamento e a parte elétrica”, eles lembram. Durante a reforma — que teve projeto do Pianca Arquitetura em parceria com o Sabiá Arquitetos, além de Eduardo Napchan, da Pentágono, como engenheiro, e Rulian Nociti como arquiteto paisagista — os moradores aproveitaram para alocar a cozinha em forma de ilha bem na frente da área aberta, como um verdadeiro convite para juntar os amigos.
Foi ainda durante a reforma que Camila entrou nessa história: ela e Mari são amigas há 20 anos e, após uma separação, Mila acabou indo morar com o casal ainda no apartamento anterior. “Ela acompanhou mais de perto o final da obra e participou de toda a mudança. Como já tínhamos planejado um segundo quarto pra receber amigos, montamos do jeito dela”, conta Mari. Junto com a Camila veio a cachorrinha Amélia, que passou a fazer companhia para os outros dois pets inseparáveis do casal, Lori, que já tem 14 anos, e Tabu, com apenas 3.
Com as obras finalizadas, a cozinha realmente se tornou o coração do lar: ela não só representa o centro da casa, com vista privilegiada para a varanda, como também é o primeiro ambiente a ser descoberto pelas visitas que entram pela porta. “Acabou aquela história de um povo conversando na sala enquanto alguém está escondido na correria na cozinha“, brinca Mari. Além disso, não demora muito para que os amigos se sintam à vontade, já que o espaço convida todos a participarem das receitas e interagirem com o ambiente.
Naturalmente, os moradores passam bastante tempo por ali e, além de comerem juntos quase todos os dias, eles adoram convidar os amigos para confraternizações. Por isso, a escolha dos eletrodomésticos e utensílios precisou conciliar o design com a funcionalidade e praticidade, principalmente nos momentos de casa cheia. Para Mari, a lava-louças da Electrolux é um dos itens queridinhos, pois permite que ela convide várias pessoas sem precisar se preocupar com a pia cheia de pratos. Para Eduardo, que administra uma página sobre vinhos no Instagram, a adega compacta, com espaço para 8 garrafas, é perfeita para garantir um estoque da bebida sempre na temperatura ideal.
Com a cozinha movimentada, os moradores também aproveitaram para testar os utensílios da Electrolux, como o conjunto de facas e os potes herméticos com fechamento à vácuo, que ajudam a preservar os alimentos e os nutrientes por até cinco vezes mais tempo: “Os potes têm permitido uma organização mais efetiva das refeições, pois as sobras acabam durando mais”, eles contam.
Durante a reforma, alguns outros pedidos para o lar foram o de que a estante da sala se prolongasse até a cozinha como um único móvel; a criação de uma banheira externa com muitas plantas por perto; um tanque pensado para dar banho nos cachorros; e uma torneira estratégica para repor um filtro de barro no terraço. Ah, e um detalhe especial que fez toda a diferença no astral da casa: tudo deveria ter muita cor!
Em relação à decoração, Mari lembra que os azulejos da cozinha com desenhos da artista Calu Fontes foram um dos primeiros itens comprados para o apê, assim como os metais do banheiro. Os livros, quadros e boa parte dos objetos já estavam no apartamento anterior e a cadeira de balanço pertenceu a seu avô e foi restaurada recentemente. A ideia, na hora de montar cada ambiente, foi que a cozinha priorizasse o convívio, a sala fosse aconchegante para acolher os moradores e os cachorros em dias frios, o quarto do casal tivesse clima de casa de campo e o banheiro fosse uma mistura de casa de vó com os filmes do cineasta Wes Anderson.
Nas horas livres do dia a dia, Mila ama tomar sol e aproveitar a área da banheira, enquanto Mari procura as sombras para se dedicar à leitura e também passa boa parte de seu tempo preparando receitas cheias de etapas. Já Edu está cada hora em um lugar da casa, fazendo anotações de seus estudos sobre vinho ou se refrescando do lado de fora. Com suas particularidades, cada um aproveita o apartamento à sua maneira, mas com o alento de sempre terem companhia, principalmente nos encontros na cozinha. E mesmo que a casa seja naturalmente agitada, nunca falta espaço para mais um (ou uns), por isso, quando perguntados sobre o que não pode faltar ali, a resposta dos três é ligeira: “Amigos visitando!”.
Texto por Yasmin Toledo | Fotos por Leila Viegas
Oi, achei incrível essa casa, amei!! Parabéns pelo excelente trabalho.
Tenho uma casa pequena e antiga gostaria de algumas sugestões. Como entro em contato???
Que delícia de casa! Já quero um tanque pra lavar catioro, rs. Qual o nome do piso da área interna, de cor meio terracota, por favor?
Olá, o piso da área interna é um cimento queimado!
Essa casa está fantástica! Amei o colorido dela e a cozinha com essa área externa tão solar! Parabéns!
Muito linda, minha inspiração para a minha nova casa.
Muito bom gosto
Voltei aos tempos bons.
Os tons super bem escolhidos
Um charme
Parabens
Meu Deus que cozinha, eu quero morar nessa casa
Sensacional!!!
Eu achei linda a proposta da decoração acolhedora alegre e funcional nunca me imaginei em uma casa requintada com cores sóbrias, é tão distante de minha personalidade gosto assim aconchegante com cores e formas simples estão de parabéns.
Eu queria saber que tecido foi usado para a cobertura do gazebo…..o branco que fica levemente desarrumado….agradecida .
Infelizmente não conseguimos descobrir 🙁
Super curto a casa de vcs. Um lar aconchegante, vivo e inspirador. Eu gostaria de saber o nome do piso do banheiro.
Uau!
Amei o apê, mto lindo, esse teto da sala e cozinha…meu Deus…deu vontade de conhecer… parabéns!!! Mta luminosidade, charme. Não conhecia esses potes herméticos da Electrolux…irei atrás…
Amei, tudo! Fiquei encantada pelo piso na casa toda. ❤️