Last Updated on: 18th março 2024, 08:28 am
Essa história é um conteúdo em parceria com a Teto Casa, nova marca de mobiliário contemporâneo que você precisa conhecer! Vem com a gente…
Basta passar pela porta de entrada da casa de Anna Ferrari para entender quais são suas paixões: arquitetura, arte, livros e design. De forma espontânea, todas essas referências se cruzam em seu lar, marcado por muitas camadas de histórias, estilos e épocas. Até porque, Anna vive neste endereço há mais de quinze anos, tempo suficiente para que a decoração assumisse diferentes versões. Na mais recente, os espaços adquiriram outras memórias e um novo visual com a chegada de sua companheira para morar sob o mesmo teto e com o uso dos móveis contemporâneos da Teto Casa.
Anna é arquiteta e comanda seu escritório AFerrari Arquitetura, então para ela a experiência de viver nesta casa é ainda mais importante. Primeiro porque a construção típica dos anos 60 carrega uma bagagem histórica do bairro da Vila Madalena: “Essa área só foi loteada na década de 1940, antes era tomada por chácaras. Quando houve o loteamento, o bairro ganhou aspecto operário, com muitas moradias simples, onde em um único lote havia mais de uma construção. Antes da reforma, a minha era uma casa destas, com pequenos ambientes, pouca luz e sem relação direta com o pátio”, ela explica.
Em segundo lugar, a oportunidade de criar um projeto autoral a partir dessa base com características próprias foi um processo prazeroso para a moradora. “Gostava muito da arquitetura original, algo de casinha de primeiros desenhos que a gente faz na infância, e uma simplicidade afetiva, de um certo jeito de morar. Então mantive detalhes como o telhado e alpendre, e fiz uma reforma para abrir a casa para fora, ampliar os espaços e também integrar a área externa, convivendo com o jasmim-manga e as pitangueiras que já existiam no terreno”, completa. Essa harmonia entre o projeto original e os elementos arquitetônicos mais contemporâneos dita toda a personalidade da morada.
Para alguém com um olhar tão sensível sobre o que é belo e o que vale ser mantido, a decoração não acontece de forma planejada ou restrita a um estilo específico, segundo Anna ela está mais para um acúmulo de histórias vividas. Móveis de família, peças modernas, obras de arte de amigos e parceiros de trabalho, coisas novas e antigas… tudo misturado com poesia – e ainda uma cozinha aberta com muitos apetrechos e temperos, já que a moradora ama receber. Também é impossível não notar a vasta coleção de livros, outro assunto que orbita a vida de Anna, pois ela é sócia da livraria Megafauna e inclusive o projeto do espaço no térreo do Edifício Copan leva sua assinatura.
Entre os critérios para o tipo de itens que escolhe ter dentro de casa, Anna sempre leva em conta peças de qualidade, com desenhos clássicos e funcionais. Isso explica o match tão feliz entre o mobiliário da Teto Casa com a decoração de seu lar. A marca acaba de chegar ao mercado dos móveis para uso residencial, porém já possui décadas de expertise no mundo do mobiliário corporativo, então é um selo de qualidade que a arquiteta conhece há tempos. “Engraçado como tudo está voltando para o mesmo conceito, algo que tenho muito presente no meu trabalho: trazer o novo para misturar com o que já existe de maneira simples, harmônica, e com um resultado atual”, ela diz.
Neste mês, a Teto Casa aproveita o evento DW! SP, que está acontecendo na cidade de São Paulo de 14 a 24 de março, para lançar uma linha completa de móveis com o propósito de dialogar com o público jovem contemporâneo, interessado em consumir um design acessível e de qualidade. Com produtos “feitos para se sentir em casa”, a ideia da marca é apresentar soluções para imóveis de diferentes portes e estilos, incluindo sofás mais compactos para apartamentos pequenos, poltronas de diversos modelos e uma série de cadeiras coloridas.
Outra preocupação de Sergio Fix, designer e criador da Teto Casa, é pensar na sustentabilidade dos processos de produção de maneira estrutural, por isso para ele foi essencial ter parceiros como a EcoSimple, de tecidos feitos a partir de matérias-primas recicladas e renováveis; a Rato Design Circular, que explora novas maneiras de reaproveitar materiais; a Reset, primeira fábrica de madeira plástica do Brasil, e a C-CORE, empresa com tecnologia de um polietileno de alta densidade criado para substituir a espuma convencional de poliuretano.
Sim, o conceito da Teto Casa vai muito além do visual! Para quem se interessou e quer conferir a linha completa de móveis, as peças serão vendidas somente pelo e-commerce:
Texto por Bruna Lourenço | Fotos por Maura Mello
essas estantes da cozinha são liiindas. temos como saber com quem fez?
obrigada
Me encantei com o verde e a casa cheia de luz natural!
A casa é linda, cheia de luz e com uma mistura de moveis e adereços deslumbrante, mas achei totalmente fora da caixa a ideia de colocar louças em prateleiras à frente da janelona da cozinha. Um risco que poderia não ter dado certo, mas como resultou! Parabéns pelos ambientes e grata pela partilha.
Essa solução das prateleiras na janela ficou realmente incrível e é um dos pontos altos da reforma da Anna.
A gente se encantou também! 🙂
Eu quero morar nesta casa
A casa ficou bem bonita, aconchegante, iluminada, os móveis combinaram mto!
Harmoniosa e bela e ainda tem uma luminosidade privilegiada!
Uau! Que lindeza de mistura.Aconchego e alegria!
Um mistura harmoniosa entre passado e presente, casa cinematográfica, parabéns, conseguiu integrar móveis novos sem parecer uma casa recém montada ou algum ambiente de catalogo!