Last Updated on: 30th julho 2024, 03:57 pm
Espaços amplos com paredes brancas onde os objetos coloridos se destacam, uma curadoria de obras única, mobiliário assinado e uma arquitetura que parece emoldurar cada peça. Poderíamos estar falando de uma galeria de arte intimista, mas na verdade se trata da morada de dois artistas visuais contemporâneos: Julia Kater e Paulo Nimer Pjota. Não por acaso, cada detalhe nesta casa de vila reflete a ligação dos moradores com o universo das artes. Enquanto Julia explora fotografias e colagens, Paulo trabalha principalmente com a pintura, mas transita também entre outras formas de expressão.
Por estarem no mesmo ramo, os dois já se conheciam há algum tempo antes de começarem a namorar, mas contam que a partir do momento em que entraram de vez na vida um do outro, sabiam que rapidamente seriam uma família, e foi isso mesmo o que aconteceu. Desde o início de 2023, eles moram neste endereço com o pequeno Bernardo, filho de Julia, e agora se preparam para o nascimento de mais uma criança.
A casa onde vivem já servia como morada para a artista, mas os dois reformaram totalmente o espaço para receber essa nova fase: “Quando decidimos morar juntos, optamos por reformar o sobrado, pois adoramos a vila e não queríamos procurar outro lugar. Marina Canhadas, arquiteta do escritório Entre Escalas, é minha amiga há muito tempo, e escolhemos fazer este projeto com ela pelo desejo que tínhamos de criar um interior próximo às referências mexicanas que ela estuda”, conta Paulo.
Durante a obra, praticamente tudo foi modificado: a casa vizinha, geminada, foi integrada ao projeto e as paredes foram quase todas derrubadas. A parte externa foi inteiramente refeita, assim como o piso e a suíte do casal. Com o novo layout amplo e aberto, sem divisões entre sala de estar, jantar e cozinha, a família ganhou uma nova dinâmica, onde todos podem estar juntos sem estarem necessariamente no mesmo ambiente.
Com mais espaço para habitar, Julia e Paulo mantiveram parte dos itens que cada um já possuía, mas também adquiriram novas peças para o lar, com destaque especial para as obras de arte e design: “A maioria delas são trocas com amigos artistas. As obras que compramos, decidimos juntos, como as máscaras do Zimar e a pintura da Roxinha, além dos ex-votos”, Paulo conta. Entre os itens vindos por meio de trocas está a mesa de centro, assinada por Lucas Recchia, que acabou se tornando o primeiro móvel da casa.
É claro que obras feitas pelos próprios moradores também fazem parte da decoração: os azulejos da fachada e a pintura que ocupa quase uma parede inteira na sala de estar são assinados por Paulo, enquanto a fotografia com sobreposições de camadas é um trabalho de Julia. Além disso, o casal destaca obras de Alexandre da Cunha, Leda Catunda, Carla Chaim, Thiago Hattnher, Gustavo Speridião, Mariana Palma, Fábio Menino, Gabriel Secchin, Sandra Cinto, Albano Afonso, Márcia de Moraes, Luciana Kater, Jacqueline Faust e Yuli Yamagata.
Para Julia e Paulo, a casa reflete suas dinâmicas e personalidades por meio de cada escolha feita para a idealização do espaço, seja durante a reforma ou na curadoria atenta dos itens da decoração. Cada detalhe, cada peça de arte ou mobiliário mostra o que eles valorizam e conta sobre o estilo de cada um. Naturalmente, quando se vive em um lar tão rico em referências, a casa se torna mais do que apenas um lugar para habitar, mas também um espaço que inspira e alimenta a criatividade todos os dias.
Continua no Capítulo 2
Texto por Yasmin Toledo | Produção por Dora Campanella | Fotos por Maura Mello
Maravilhoso. Queria saber qual é a tinta clarinha das paredes internas, da sala, por gentileza!
Infelizmente não sabemos informar!
Parabéns meus amados filhos. Casa digna não só de dois grades artistas, mas também de seres humanos maravilhosos em todos os sentidos. Que Deus ilumine sempre seus caminhos e que Deus abençoe eternamente esse meu neto que está chegando. Felicidades e sucesso sempre ❤️
Que casinha mais gostosa,sensacional!!!
Gente que lindo! Um acervo numa casa maravilhosa, espaçosa, iluminada! Parabéns, adorei!
Uauuu! Que casa linda… quanta arte!! É realmente de se inspirar e se apaixonar. Amei!