Last Updated on: 18th junho 2024, 09:49 am
Para quem já viu as fotos da matéria que fizemos no endereço anterior da arquiteta Marcela Madureira, em 2019, é fácil identificar alguns objetos que a acompanham em suas mudanças e ajudam a contar a história de sua vida. O sofá que pertenceu a sua avó é um bom exemplo disso: ele já esteve na sala de estar do primeiro apartamento dela e do Alex, depois se tornou o assento da mesa de jantar da casa onde a família teve a sua primeira filha, e hoje fica na edícula externa do lar atual, para onde Marcela e Alex se mudaram recentemente com os dois filhos e cachorros.
Talvez esse seja um dos elementos tão característicos para o clima leve e descontraído da casa. Os mesmos objetos trocam de lugar e função de forma natural e orgânica, e todos os espaços carregam um pouco da essência dos outros endereços por onde a família já esteve. Entre as peças que participam desse rodízio estão também a antiga cômoda do quarto da filha do casal, que hoje fica no escritório; a cadeira azul que antes morava no home office e hoje está na suíte; e até a disposição dos quadros.
“Acredito que como somos um casal de arquitetos, a casa tem um valor imenso para nós como família, gostamos de cuidar, inventar coisas novas. Sempre vamos fazendo pequenas mudanças na decoração, no paisagismo, uma movimentação no layout…”, conta Marcela.
No andar superior do sobrado estão os quartos dos filhos e do casal: “Optamos por deixar as crianças dormindo juntas por enquanto, e ter outro cômodo para os brinquedos. Acredito que traz um espírito coletivo maior entre os dois, eles aprendem a dividir e entendem que o quarto de dormir é um lugar de relaxamento, enquanto a brinquedoteca é um canto mais lúdico, de brincadeira”, explica a arquiteta.
Já a suíte do casal foi um dos pontos alterados pela reforma conduzida por eles mesmos. Antes o ambiente era dividido entre dois quartos e, com a obra, acabou se tornando um espaço único com closet separado, assim Marcela e Alex não precisam ter armários embutidos no dormitório e tudo fica mais leve.
Entre as melhores lembranças criadas na casa nova estão as festas de aniversário celebradas na edícula dos fundos. Como a mudança de endereço aconteceu há mais de um ano, todos os membros da casa já tiveram a oportunidade de ocupar o espaço do seu jeito, com direito a trocas de layout, pista de dança e comes e bebes.
Aliás, a área externa teve poucas alterações durante a reforma do imóvel: o piso foi substituído, a estrutura de madeira foi pintada de branco e uma churrasqueira de alvenaria foi removida para dar mais espaço para a mesa de jantar e sala de estar. Como a casa tem uma disposição bastante fluida e integrada, os moradores aproveitam para receber amigos e parentes em grande estilo, mas também sabem curtir muito bem os momentos íntimos em família, seja brincando com as crianças, cuidando das plantas ou assistindo a filmes e séries no projetor da edícula:
“Ocupamos todos os espaços, acho isso muito importante. Gosto de casa onde os ambientes são utilizados por todos, e como temos crianças e cachorros, esse movimento é super intenso e constante. Acredito que essa relação dos moradores com a casa é o que cria a sensação de lar”, conta Marcela.
Texto por Yasmin Toledo | Fotos por Maura Mello
A casa ficou muito linda! Um sonho mesmo! Atmosfera pra dias muito felizes. Você pode indicar o profissional que fez as janelas e as grades?
Infelizmente não sabemos informar!
Que sonho de casa! Qual a cor do quarto de brinquedos
Genteee, que casa mais linda. Queria ter visto os banheiros. Qual é a cor da parede de onde fica a janela de ferro maravilhosa?
Olá, não é uma cor específica. A moradora foi misturando várias tintas até chegar a este tom!
Que casa linda e aconchegante! Parece ter cheiro de bolo saindo do forno! De onde é o papel de parede do quarto das crianças?
Estamos tentando descobrir!
oie! ameeeei!
qual a cor do azul do quarto??
É a Tricot, da Suvinil!
Simplesmente espetacular.
Lindo demais, uma casa leve e feliz. Tudo de muito bom gosto, simples mas perfeito para esse espaço. Parabéns, vida longa a família.
Linda!!! De onde é a colcha da cama e qual o nome da tinta amarela do hall de entrada?? ❤️
Olá, a colcha foi feita pela avó da moradora e a cor do hall é a Açúcar Mascavo da Suvinil
muito linda! vocês sabem de onde é este sofá em que aparecem com os cachorros?
obrigada
Olá, era da avó da moradora!
Apaixonante mesmo, casa belíssima… dá vontade de morar…transmite paz, aconchego… parabéns!
achei tudo lindo !!!! beijinho de Portugal
Essa casa é tão aconchegante quanto bela! Tem alma!!!!
Bem linda a casinha! Aconchegante na medida certa. E espaços externos fazem toda a diferença
Linda a casa!! Vocês sabem de onde é a cama do quarto das crianças?
É da Pilulito, mas já saiu de linha!
Meu Deeus que casa linda!!Cheia de vida!! Vontade de morar ai também! E essa janela maravilhosa da edícula? Sabem qual a cor da parede do hall e escada?
É a cor Açúcar Mascavo da Suvinil!