Last Updated on: 30th julho 2024, 03:35 pm
Quem visita o apartamento da empreendedora Ana Ribeiro e de sua família logo se sente convidado a um universo de aconchego: para começar, a recepção é feita pelo cachorro Snoopy, que já é idoso e não nega um carinho na barriga. Além disso, é fácil notar que o sol é um frequentador assíduo da casa, iluminando os espaços e tornando o clima ainda mais confortável. Na curadoria dos objetos, a maior parte deles foi feita por amigos ou vizinhos de bairro: “Passo bastante tempo aqui e por isso gosto de ter peças que eu saiba por quem foram feitas”, conta a moradora.
Ana é idealizadora da Feira Ofício, projeto que reúne uma rede de mulheres pelo fortalecimento da produção local, manual e independente. A ideia, que surgiu a partir do seu interesse em valorizar o trabalho de mulheres e da sua paixão por artesanato e design autoral, hoje se transformou em um evento potente que acontece nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, além da loja que funciona diariamente na Vila Buarque, a poucos metros de distância de sua casa.
“Desde adolescente ando por SP, mas só fui conhecer a Vila Buarque quando minha vida estava passando por uma fase de mudança. Foi quando criei a Ofício e estava em busca de um lugar que nos recebesse com carinho. Aqui encontrei pessoas e vizinhos que não só acolheram e apoiaram meu projeto, como a mim – e hoje são amigos queridos. O bairro é afetuoso, as pessoas se conhecem e se ajudam, e tem ares de bairro de interior no centro da maior capital econômica do país”, Ana diz.
Antes & Depois
* Mova as setinhas nas fotos para a direita e para a esquerda para conseguir comparar as 2 versões.
Em sua casa, que compartilha com o marido, a filha e o cachorro Snoopy, a sensação de acolhimento é ainda maior, já que o espaço se traduz em um mundo particular, com objetos que contam histórias e têm significado afetivo.
Até pouco tempo, as paredes do apartamento eram todas brancas, mas recentemente, os moradores decidiram dar mais personalidade ao espaço pintando a sala de jantar e o quarto com cores da Suvinil.
Na sala de jantar, que é aberta para a área social da casa, Ana optou pela cor Terra da Garoa após um cuidadoso estudo, já que a ideia era trazer o efeito de aconchego e sofisticação de uma forma harmônica em relação aos móveis que já estavam no ambiente. Outro detalhe importante foi a escolha de pintar até o teto, criando a sensação de estarem envolvidos por completo em uma atmosfera intimista.
Já o quarto recebeu uma proposta diferente, com a cor Estátua de Bronze, um tom terroso que combina com as peças de matéria-prima natural usadas na decoração, como palha, madeira e o tapete artesanal: “Escolhemos a cor do quarto baseados no efeito de tranquilidade que queríamos criar. Optamos por um tom suave que ajuda a relaxar e a descansar. A pintura transformou o clima do ambiente, que ficou mais sereno e propício ao descanso”.
Antes & Depois
* Mova as setinhas nas fotos para a direita e para a esquerda para conseguir comparar as 2 versões.
No dia a dia, Ana começa as manhãs com um passeio com Snoopy, seguido de um café da manhã em família, agora ainda mais gostoso após a transformação na sala de jantar. Nos momentos livres, todos na casa aproveitam para estar juntos, fazendo do lar um lugar de encontro, conforto e diversão. Para Ana, seu lar é um refúgio seguro, cheio de afeto, onde cada detalhe reflete suas histórias e traduz a essência de quem são: “Meu apartamento é um espaço repleto de memórias, onde cada peça conta uma história e remete a amigos queridos, proporcionando uma sensação de pertencimento e alegria”.
Texto por Yasmin Toledo | Produção por Dora Campanella | Fotos por Leila Viegas
Eu já estava de olho nesse azul e amei ❤️ tudo.
Queria uma ajuda.
Adorei, incrível como o tom azul ampliou o ambiente, além de trazer sofisticação. Qual é o nome/marca da cor clarinha das portas e da parede que permaneceu?
Infelizmente não sabemos 🙁
Um encanto de apê.Adorei a mudança e as cores escolhidas.❣️
As fotos deste site são muito repetidas… não há como se ter uma visão geral da residência, e não falo apenas desta matéria, mas de todas que recebo no meu e-mail.
Amei o apê e as cores escolhidas, mto bom gosto, mudou mto o ambiente!