Last Updated on: 26th setembro 2024, 09:07 am
Que detalhes definem uma casa brasileira? Em um país tão plural, cada região tem seus símbolos e histórias, mas hoje vamos celebrar as memórias vindas da vida no campo. A Tok&Stok acaba de lançar a coleção Memória Interior, em parceria com o Estúdio Arado, então vem com a gente se inspirar em uma casa que é puro aconchego.
Quando a Adriana Haddad e o seu marido Fabio Seabra optaram por se mudar de São Paulo para Sousas, na região de Campinas, não faltaram bons motivos para justificar a decisão. Apesar de também amarem o movimento da capital, na época eles tinham duas crianças pequenas e a mudança não só possibilitava uma vida muito mais conectada com a natureza, como também os aproximava dos avós — pais de Adriana, sempre a postos para ajudar no dia a dia. Na nova casa, Yasmin e Rafael cresceram brincando no jardim, andando de bicicleta, comendo verduras da horta e aproveitando a vida sem pressa.
A casa principal não passou por nenhuma reforma, mas nos fundos do terreno, a antiga churrasqueira coberta foi transformada em um anexo de 80m² com projeto da arquiteta Fernanda Zarattini. Nesse espaço, durante anos funcionou a escola de cozinha de Adriana – que se chamava Ovos Quebrados. Com a luz natural entrando pelas portas e janelas, a moradora não teve medo de pintar as paredes na cor de chocolate, e a ilha central de tijolos expostos e madeira se tornou um verdadeiro convite para reunir as pessoas ao redor do fogão.
Desde então, mais de uma década se passou e, naturalmente, muitas coisas mudaram: as crianças se tornaram adolescentes, as brincadeiras infantis viraram reuniões entre amigos, e Adriana encerrou as atividades da escola de cozinha para abrir uma livraria que hoje é uma grande realização – a Livraria Candeeiro, em Campinas. Mas apesar de terem se transformado, algumas tradições nunca saíram de cena, como o prazer da família em se reunir ao redor da mesa, comendo com calma e aproveitando a companhia uns dos outros. É um hábito que Adriana aprendeu com seus pais e fez questão de passar adiante: “Tudo nosso passa por essa coisa do bolo de fubá com café e queijo fresco”, ela brinca.
A cozinha na edícula se enche de vida especialmente aos finais de semana – e para deixar esses momentos ainda mais gostosos, várias peças da coleção Memória Interior, da Tok&Stok, compõem tanto a mesa, quanto a decoração. Os objetos são uma parceria entre a marca e o Estúdio Arado e remetem ao imaginário rural, com cores, desenhos e tipografias que fazem parte da memória afetiva brasileira: da galinha caipira, frutos do pomar e pescaria no riacho, ao café recém passado no bule esmaltado. Quando fechamos os olhos, dá até pra sentir o cheiro do bolo assando no forno, não dá?
Além de todos esses símbolos, o que também chamou a atenção de Adriana na coleção foram as cores, que por coincidência acabaram combinando perfeitamente com os tons já escolhidos por ela para a cozinha. Aqui vale uma curiosidade: todo o processo de colorir o ambiente começou a partir da geladeira vintage vermelha original da década de 1950 que pertenceu à avó da moradora. Depois desse pontapé inicial vieram o armário, também vermelho, o painel azul de ladrilhos, as paredes marrons, a balança laranja…
É claro que o colorido se completa com o verde do lado de fora: como as portas são de vidro e as janelas são largas, a natureza se insere no cenário, com direito à macaquinhos que aparecem para visitar e maritacas cantando ao fundo.
Mas não é só a edícula que merece destaque, afinal cada canto desse lar é muito bem vivido e povoado por memórias especiais: o deck é um dos espaços favoritos, já que dele é possível observar o interior da casa e também o quintal, isso sem contar com as estrelas que brilham no céu durante a noite. Nele, Adriana descansa depois do trabalho, pratica sua leitura às segundas-feiras e se reúne com a família para fazer churrascos no fim do dia.
Recentemente, a antiga sala de brinquedos saiu de cena, e, com uma reconfiguração no layout, a família ganhou mais espaço na sala de TV e uma biblioteca que virou o refúgio de Adriana. Além disso, com o falecimento de seus pais, a casa incorporou outros móveis e objetos que fizeram parte da história da família, como a coleção de pratos de sua mãe que hoje enfeita a parede pintada de roxo.
Mesmo depois de tantos anos, a família não tem dúvidas sobre a escolha certeira de se mudar para Sousas e realizar aquilo que muitos desejam: deixar para trás a agitação da capital em busca de uma vida mais tranquila. Ao longo do tempo, a casa onde vivem não só os acolheu, mas se transformou junto com eles, adaptando-se às novas fases da vida e sendo o pano de fundo para memórias que nunca serão esquecidas – brincadeiras no quintal, jantares em boa companhia, cafés da manhã demorados e o contato tão de perto com a natureza.
Texto por Yasmin Toledo | Fotos por Felco
Vocês precisam conhecer a história de Claudino e Regiane tão inspiradora quanto. Também deixaram a cidade agitada. @regianewillgoncalves
Que riqueza de detalhes, muito lindo!
Que lugar lindo! Me imaginei respirando esse ar puro e tomando esse café maravilhoso! Isso é alimentar a alma! Após o café, ler um livro sentada na poltrona. Imagine este lugar em dias chuvosos… Tudo que há de melhor! Parabéns, Adriana! Seu lar é lindo, assim como deve ser sua alma!
Que aconchego de tudo! Carinho e muito amor em tudo. Amei
Eu amei!!!!!! Eu estou realizando agora um grande sonho de ter uma casa na zona rural. Tudo me inspira e lendo esta matéria não poderia ter sido diferente. A vida é feita de sonhos e nós somos responsáveis por realizá-los. Parabéns a todos os envolvidos neste “modo de viver”.
Encantada nessa casinha! Vcs sabem o nome da cor da tinta roxa da parede dos pratinhos?
Olá, é a cor Vinho do Porto da Suvinil!
ESTA HA SIDO UNA DE LAS CASA MAS LINDAS QUE HE VISTO DESDE QUE SIGO ESTA PAGINA…ES UN HOGAR Y ASI LO DEMUESTRAN LAS FOTOS Y CADA DETALLE, DEBERIAN HACERLE SEGUNDA PARTE…SALUDOS DESDE COLOMBIA.
Lugar delicioso para morar, e a decoração é pra lá de aconchegante!
Amei a matéria! Parabéns!!!! Casa linda e colorida!!!!
Como e onde adquirir o pendente de garrafas ? Casa maravilhosa!
Oie, foram os próprios moradores que fizeram!
Como tia da Adriana conheço cada cantinho desse lar colorido, cheio de amor e alimentado pelas adoráveis reuniões de família! Parabéns pela matéria tão gostosa de ler e ver!
Esta casa e um deleite p alma e o o coração!
Casa linda demais…me transportei, que sonho…tipo de matéria que traz uma paz… parabéns pra vcs!!! A luminária de garrafas sensacional…