Last Updated on: 8th outubro 2024, 08:48 am
Quer ideias incríveis na hora de mudar o visual da sua casa? Então vem se inspirar nesse apê que, depois de uma reforma esperta, se transformou em um espaço amplo e cheio de soluções bacanas. A Celite, referência em louças e metais sanitários, esteve presente nessa obra junto com a gente. Confira o resultado!
Encontrar o lugar perfeito para chamar de lar não foi uma tarefa fácil para Filipe. O publicitário passou anos morando de aluguel, sempre com aquele desejo de, um dia, poder personalizar um espaço do seu jeito. Depois de muita procura e até uma tentativa frustrada de compra, esse momento finalmente chegou: agora, em um apartamento que combina o charme dos anos 70 com uma reforma feita sob medida, ele pôde construir o refúgio que sempre quis.
“Na primeira visita, vi que o apê tinha o piso de taco original, era super iluminado, com vista para a copa das árvores e janelas redondinhas no banheiro e na cozinha, além do cobogó na lavanderia. Achei um charme!”, ele se lembra.
Com a ajuda da arquiteta Carla de Souza Campos, do CRU Estúdio, Fil transformou o apartamento para refletir sua personalidade e suas necessidades no dia a dia. A principal mudança foi abrir a cozinha, que antes era fechada, e integrá-la à área social, criando um fluxo mais natural entre os ambientes. Esse processo de integração também levou à criação de uma suíte aconchegante, com a derrubada da parede que separava os antigos quartos. Como uma homenagem à sua cidade natal, Santos, no litoral de São Paulo, Fil optou por um piso de caquinhos brancos nas áreas molhadas, que, além de ser uma solução econômica, remete ao famoso calçadão da praia.
Antes & Depois
* Quer espiar como estava o apartamento do Fil durante a reforma? Veja abaixo as mudanças entre a sala e a cozinha – é só puxar a setinha para o lado!
Sabendo que levaria vários móveis antigos de família para o novo lar, Fil já planejou a reforma pensando em um resultado equilibrado entre diferentes estilos. A bancada da cozinha em concreto, que também se transforma em banco para a mesa de jantar, foi uma solução moderna que contrasta com as peças vintage. Para completar, ele escolheu louças e metais da Celite, trazendo mais sofisticação ao projeto.
“A primeira coisa que pedi a Carla foi ter os metais em preto fosco”, conta. E assim foi feito: no banheiro da suíte, foi usado o misturador para lavatório de parede da linha Flow; no lavabo, a torneira para lavatório de mesa da linha Design e, na cozinha, o monocomando da linha Prática. Este último, além de tudo, possui bica móvel e extraível, o que facilita a limpeza no dia a dia: “Uso a água quente pra tudo e nem reclamo mais de lavar louça! Ter uma torneira extensível facilita muito na hora de limpar a pia, o aquário e os potes do cachorro”, o morador explica.
Como Fil mora sozinho, mas ama receber os amigos para cafés da tarde e sessões de cinema, ter um banheiro na suíte e um lavabo na área social acabou funcionando muito bem. As portas de vidro duplo e canelado dialogam com a divisória entre a sala e o quarto e ainda garantem amplitude, iluminação e privacidade.
Com uma rotina intensa de trabalho, ter um banheiro só pra ele na suíte é um verdadeiro alento: “Pra mim, o banho sempre foi uma maneira de desacelerar no final do dia, então as escolhas para o banheiro eram muito importantes”, conta. Para garantir um ambiente clean, aconchegante e esse banho gostoso, ele optou pelo chuveiro da linha Basic e a cuba de apoio oval da linha Design, da Celite.
Fil também aproveitou a mudança de endereço para reorganizar a decoração da casa, trazendo apenas o que realmente importava e cabia nesse novo momento, como a cristaleira e a cômoda herdadas da família, as artes de amigos e artesãos brasileiros, e outros objetos com memórias afetivas. É claro que alguns itens foram adquiridos especialmente para este apê, como o espelho do aparador da entrada, feito pelo designer Edgar Sururu, que também teve o calçadão de Santos como inspiração.
Antes & Depois
* No banheiro da suíte, a combinação dos caquinhos brancos e metais em preto matte também fez sucesso!
Morando no novo apartamento há poucos meses, o que Fil mais ama é perceber sua rotina se encaixando nesse espaço que foi tão idealizado: receber os amigos e ver que eles se sentem em casa; preparar seu café da manhã e notar que as coisas estão funcionando; curtir a companhia do seu cachorro Valentino…
É nessa descoberta de uma nova dinâmica que Fil aproveita o seu refúgio, sabendo que o lar é uma eterna construção: “Eu ansiava por uma casa pronta, perfeita em todos os detalhes, mas ela nunca verdadeiramente estará: ela é um reflexo do meu momento, da minha história e de todos aqueles que me fizeram ser quem sou hoje”.
Texto por Yasmin Toledo | Produção por Dora Campanella | Fotos por Felco
Maravilhoso, leve e com móveis soltos. Adoro projetos com pouquíssima marcenaria, além de ficar mais chique, economiza-se horrores no projeto!
Gostei muito do apê do Fil e do uso dos caquinhos, que é uma maneira de uso de material cerâmico que seria refugado. No entanto, para áreas molhadas, como box e pias fica o problema do mofo das juntas.
Simplicidade desconcertante e luz natural fantástica. Quanto às paredes e piso em cacos, uma maravilha à parte. Parabéns pelo lar!
Muito bacana! Saberiam o nome dessa planta ao lado direito do aparador? Obrigada!
Olá, é uma árvore guarda-chuva
Tudo lindo! Qual a marca do ventilador de piso???
Olá! É da Britânia!
amei o piso de caquinhos
Eu to chocada com beleza desse piso estilo caquinho!amoooo
Simples e lindo! Pessoal do Histórias, vocês conseguem descobrir que tipo de lajota/azulejo/porcelanato foi usado pra fazer os caquinhos?
Olá, segue a referência do piso: ELIANE-REV 15.5X15.5 BCO PISCINA CX1.50M2
Nossa ficou lindo demais! Esses caquinhos brancos ficaram um charme, combinou mto. Parabéns Filipe….ah o Valentino é uma fofura! Parabéns Histórias!!! E quantas histórias né?