Last Updated on: 11th outubro 2024, 11:07 am
A Camila Ferraz e a Manoela F. Leite se lembram com bom humor do dia que entraram no apartamento onde moram para ver o resultado da obra na cozinha, ainda antes de se mudarem de vez. Apaixonadas por cores desde sempre, elas já tinham concordado sobre todas as escolhas para o espaço, que foi projeto pelo escritório Weiss Arquitetura, mas secretamente, as duas guardavam um pouco de medo de terem sido muito ousadas em suas decisões. Quando, por fim, visualizaram o resultado, a sensação de alívio foi instantânea: quem diria que o piso cor-de-rosa ornaria tão bem com os armários azuis e os azulejos amarelos no frontão?
É claro que esse não foi o único episódio em que elas combinaram cores de forma vibrante: basta reparar nas portas do apê, cada uma em um tom e todas com os batentes descombinados. No fim, essa efervescência tão presente não só na paleta do apartamento, como na composição de objetos, é um reflexo de suas personalidades criativas, sempre prontas para ter uma nova ideia e mergulhar de cabeça nela.
Desde que se conheceram em meados de 2015, Camila e Manoela já vivenciaram muitas versões diferentes uma da outra: as duas trabalharam em áreas distintas no mesmo colégio, passaram por um período de carreira voltado ao cinema e, em 2020, tiveram suas vidas profundamente impactadas pela pandemia de Covid-19. Foi nessa época que elas começaram um projeto totalmente novo: o Ateliê Flamboyant, que se dedicou à produção de arranjos de flores autorais e cheios de criatividade que não demoraram para se tornar um sucesso.
Atualmente, o ateliê segue a todo vapor, mas com uma nova especialidade, dessa vez, fincando raízes no solo: o paisagismo. Para o casal — que quando não está trabalhando presencialmente em algum projeto, mantém o escritório dentro de casa – o contato tão direto com natureza tem vários paralelos com a própria construção de um lar: as duas coisas levam tempo, precisam de manutenção e produzem histórias que estão em constante transformação: “é um objeto novo que você ganha, uma lembrança de viagem, um cantinho que você sabe que vai ter alguma coisa, mas ainda não está completo”, conta Manoela.
No apartamento, o que não faltam são essas camadas de vida, que vão sendo construídas aos poucos e ganhando forma e sentido a partir da rotina: o layout com vista para os dois lados ajuda a criar a sensação de estar em uma casa; a cozinha integrada é perfeita para receber as amigas para jantar; a maioria dos móveis veio das casas de familiares e os objetos que se espalham pelos ambientes foram garimpados em lugares e momentos diferentes.
Por mais que a casa não tenha TV, é fácil perceber que as duas são apaixonados por filmes e séries, já que os pôsteres fazem parte da decoração. O segredo é o projetor posicionado estrategicamente perto do sofá do escritório, onde elas passam a maior parte do tempo livre quando estão sozinhas.
Para Camila e Manoela, o apartamento é mais do que um endereço: é o lugar onde se reconectam consigo mesmas e encontram a paz que só o lar pode oferecer. Caseiras assumidas, elas veem cada espaço como um reflexo de quem são, onde podem relaxar, recarregar as energias e manter a vida em ordem. Após um dia cheio, nada se compara àquela sensação de alívio ao cruzar a porta e pensar: “ufa, cheguei em casa!”
Texto por Yasmin Toledo | Produção por Dora Campanella | Fotos por Leila Viegas
Belo apartamento, criativo e vibrante com bom gosto!
Olá!
Por favor, consulto-os para saber se posso obter autorização de salvar essas fotos em pdf. Sou apenas consumidora em busca de inspiração para decorar meu apto. Aguardo e obrigada.
Olá, tudo bem? É possível salvar essas fotos criando uma pastinha no Pinterest! Separamos por cômodos!
Oi Lindo apartamento! sabem dizer de onde são as duas poltronas de madeira da sala?
O que é esse piso!? Estou encantada. Saberiam informar a referência dele?
Olá, é um piso de granilite!
Incrível, as cores, objetos despertam o aconchego e vontade de ficar em casa ambiente e desfrutar coisas boas com amigos ,familiares ou mesmo sozinha,amei muito o vaso retorcido na mesa, perfeito
Que lindo! O apartamento é feliz, dá para sentir essa energia, eu me permiti visitar cada cômodo saboreando as cores, a leveza e a paz que reina. Parabéns. Amei. 😉
Sou o Fernando da Casa do Garimpo e é super legal a combinação leve com cores e pequenos detalhes com história que fazem a diferença.
Parabéns pela matéria e gosto na escolha dos garimpos.
Se tiverem passando por perto do nosso espaço de uma paradinha para garimpar.
Ou no nosso Instagram casadogarimpo Belém Pará
Maravilhoso!
Casa linda, cheia de personalidade
Gente, que lugar é esse? Estou apaixonada por esse apartamento. Parabéns para o casal e para Histórias de casa por compartilhar essa linda história. A fotógrafa arrasou. Amei todos os espaços e já me inspirei para mudar algumas coisas na minha nova casa.
Maravilhoso!
Parabéns
As donas podem dizer onde comprar esse sofá da sala azul e os tapetes ?? São lindos….
Olá, tudo bem? O sofá azul é uma peça de família e os tapetes foram garimpados em antiquários.
Lindo apartamento, já tem o vídeo. História de casa é sem dúvida o melhor canal do segmento.
Muito obrigada pelo carinho!
Adoro ver as matérias de vcs , inspiram a gente , obrigida .
Simplesmente
Maravilhoso.
Amei todas fotos. Querem vir na minha casa?
Onde você mora? manda as fotos da sua casa pro [email protected]
Maravilhoso, aconchegante!!!
Um sonho que quero pra mim❤
Que casa mais linda e aconchegante! Amei ❤️
Vocês saberiam dizer de onde são as banquetas da bancada da cozinha?
Perfeitinho
Nossa… como amei esse lugar!!! Cheio de vida, personalidade, identidade das moradoras e cor – em harmonia e no ponto certo! Parabéns pelas escolhas e por compartilhar conosco essas experiências e histórias que nos fazem acreditar que é possível (ainda) criarmos ambientes “fora da caixa” dos padrões que estão sendo impostos e tão engessados. Obrigada!