Last Updated on: 25th outubro 2024, 12:51 pm
Ei, sabia que temos esse tour completo em vídeo no canal? Clica aqui para ver!!
Já imaginou se você tivesse que realizar uma reforma intensa, trocar de endereço, tomar muitas decisões, mudar de ideia (e de imóvel) no meio de uma pandemia… e tudo isso diante de centenas de milhares de espectadores acompanhando os acontecimentos em tempo real? Pois foi assim a trajetória do arquiteto Maurício Arruda até que ele pudesse enfim entrar em seu novo apartamento e sentir: ‘Agora, sim, estou em casa!’
Essa é a segunda vez que o Histórias de Casa visita o lar do Maurício. A primeira foi em 2019 e o apartamento de então era marcado pelo piso pintado de branco, tetos coloridos e uma curadoria especial de móveis e objetos. Hoje, o endereço é outro — e o clima também: 5 anos depois, Maurício define sua nova casa como um espaço mais maduro e corajoso, o que reflete seu momento de vida atual. O branco das paredes deu lugar a um tom de bege que abraça todos os cômodos até o teto, as cores usadas na decoração são escuras e introspectivas, e o apelo artesanal se tornou ainda maior com as cerâmicas e obras de arte popular brasileira espalhadas pelos ambientes.
Nas palavras do morador, este apartamento “tem mais liberdade em relação à vida, sem medo de usar cores, texturas e misturar coisas que vieram de lugares diferentes”. Ainda assim, algumas características nunca mudam: o lar segue como uma extensão de sua personalidade, as ideias criativas continuam fazendo de cada cômodo um verdadeiro laboratório, os garimpos insistem em se multiplicar e a paixão de Maurício pelo design permanece nítida em cada uma de suas escolhas.
Queridinho dos fãs de arquitetura e decoração, Maurício é uma figura que dispensa grandes apresentações: além de ser sócio e head de criação no escritório TODOS Arquitetura, ele foi apresentador do programa Decora durante 5 anos, e atualmente segue a todo vapor com a produção de conteúdo em seu Instagram e canal do Youtube. Não há dúvidas de que seu nome é uma grande referência no cenário da arquitetura brasileira, mas a verdade é que projetar a própria casa foi um desafio e tanto mesmo para ele. Isso porque, sem um cliente estabelecendo limites e vontades, as possibilidades se tornam praticamente infinitas — e Maurício usou essa liberdade para criar uma casa que traduz sua essência sem poupar soluções inovadoras.
Como o imóvel de 260m² é, na verdade, uma junção de dois apartamentos vizinhos que foram anexados pelo antigo dono, Maurício conta que a planta tem algumas particularidades que guiaram suas decisões de projeto. Uma delas, por exemplo, foi deixar a entrada acontecendo pela cozinha — que, por sorte, é um ambiente onde ele ama estar. Para amenizar um possível estranhamento, Maurício manteve o clima do espaço bem social: o piso é de tacos como os da sala, a cor verde predomina nos armários e revestimentos, e o balcão de aço inox tem uma área extra pensada para receber os amigos ao redor do fogão.
Na sala de estar, mais uma curiosidade: o teto não tem nenhum ponto de luz e toda a iluminação é feita por abajures ou luminárias secundárias estrategicamente posicionadas. O sofá vintage preto assinado por Jean Gillon veio do endereço antigo, enquanto a estante de livros foi desenhada pelo próprio Maurício inspirada por um modelo que viu em um antiquário. Na face oposta, a poltrona listrada foi um garimpo, assim como a tapeçaria de Jacques Douchez que, por coincidência, tem uma paleta de cores muito parecida com a da casa.
“As cores pra mim são muito importantes. Aqui eu não tenho nenhuma parede branca, todas elas são pintadas de bege, o que permite que eu consiga trabalhar com tons dos quais gosto muito, que são saturados, mas com iluminação baixa”, ele explica. Em outras palavras, o apê é colorido, mas não de uma forma vibrante ou solar, pois, na verdade, o visual desejado era algo mais vintage e antiguinho. O que nos leva a outro detalhe importante: o Maurício não queria que sua casa tivesse cara de nova.
Eu tenho um apreço maior pelas coisas que têm história
Na área dos quartos, Maurício acabou optando por deixar a suíte para os hóspedes e dormir no quarto que, apesar de não ter banheiro, conta com uma varanda. Mas não se engane — a sacada cheia de plantas é apenas uma prévia do que o andar superior reserva: um terraço paradisíaco com paisagismo assinado por Letícia Bononi. O espaço tem uma grande variedade de espécies nativas do Brasil e várias árvores frutíferas, além de uma bancada para receber os amigos nas horas de lazer.
Aliás, foi justamente para poder apreciar momentos assim que o arquiteto decidiu se mudar do endereço antigo: “Eu tinha o sonho de estar mais próximo da natureza”, ele lembra. No início, Maurício até cogitou comprar uma casa, mas sentiu que, para a dinâmica de sua rotina, um apartamento na região central de São Paulo seria uma escolha mais adequada.
Com um percurso tão longo para chegar até este apê atual, nada mais justo do que se entregar de alma para fazer do espaço um lar que o acolhe e representa. Para Maurício, não são os objetos ou a reforma os grandes responsáveis pelo sentimento de estar em casa, e sim todo o carinho e vontade dedicados por ele em cada etapa de um processo que nunca tem fim. Depois de tantos anos de experiência com arquitetura, através dos quais pôde amadurecer seus próprios gostos e referências, ele sabia que não queria morar em uma casa genérica, então usou toda a sua criatividade com boas doses de coragem para ter um lar que dialoga verdadeiramente com seu jeito de viver.
Texto por Yasmin Toledo | Fotos por Maura Mello
Nossa muito lindo que maravilha parabéns
Por favor, de onde é o cabideiro horizontal de madeira, que tem um tecido listrado pendurado? Uma das últimas fotos. Obrigada!
Olá, tudo bem? Se não estamos enganadas ele garimpou em alguma cidade da Bahia!
O Maurício Arruda é um arquiteto diferenciado, cheio de personalidade e que foge do comum, amo o destaque que ele dá para um bom design e para a arte. Incrível!!! Agora, eu queria taanto saber da onde é essa luminária de parede articulada enoorme que esta na sala, na foto da capa, sabem dizer?
Olá, a luminária é da Lider Interiores, modelo 265 Flos.
Amo seu trabalho!
Gostaria de saber mais sobre a cobertura de palha no terraço
Parabéns! Gostaria de saber de que material é feita a piscina
Moderno, contemporâneo, espaçoso. Reflete história, simplicidade com elegância e valorização pelo artesanato e arte brasileira. Muito a cara do Maurício. Senti falta de mais verde na parte interna do apartamento. Mas plantas requer cuidado e com certeza ele não deve ter muito tempo para isso, vide sua vida corrida! Sou fã do @Maurícioarruda!
Rs… Jairo, Jairo, quanta amargura despejada às 2h47 da madrugada. O apartamento reflete a personalidade dele e, como diz o texto, seu momento de vida. Muito mais interessante a pessoa valorizar os talentos nacionais do que nutrir viralatismo em relação ao estrangeiro. Mauricio é um profissional incrível e inspirador.
Que lindeza! Gostaria de conhecer pessoalmente, nunca nenhum AP ou casa me chamou tanto atenção
Adorei o apartamento. Amo o Maurício e meu sonho era ter meu apartamento decorado por ele.
Pra mim não serviria esse tipo de decoração: colorido demais, informação demais. Nada parece ter a mínima sofisticação. Por mais que se queira investir em rústico e obras nacionais, entendo que devem ser pontos mínimos. O ambiente parece velho, a laje não tem acabamento. Ainda assim, salvam-se a cozinha, um dos quartos e um dos banheiros. Só.
Em se tratando do Maurício Arruda já esperava mto bom gosto, inovação, estilo e personalidade… parabéns, maravilhoso seu lar!!!
Simplesmente maravilhoso!
Lindo!
Eu gostaria de saber qual a cor do quarto principal.
Obrigada
Oie, é a Camelo da Coral!
Gostaria de saber de onde é a cama com cabeceira de palhinha.
Olá, são ripas! E é da Casa Pronta!
O banheiro mais bonito que já vi…
Ele consegue exalar bom gosto em tudo. Impressionante!
Os quadros e fotografias brilham demais. De onde são?
Poxa, são de variados artistas, não sabemos especificar de quem é qual.
casa perfeita…. e casas perfeitas são aquelas com alma e cheia de vida…. e principalmente, as que ainda têm algo a complementar…rsrsrs…. mas fiquei apaixonada com a área externa e vou sonhar bastante com uma bem parecida…. pq acredito em milagres…. kkkk…. e quem sabe um dia tenho uma para chamar de minha…. bjs para toda a equipe
Lindo! Amei os móveis.
Ficou lindo. O Maurício Arruda é uma das principais (talvez a principal) referências de decoração da atualidade.
Espetáculo! Cheio de personalidade.
Muito linda esta casa, como a alma de Maurício.
Demais…
Uma casa sem ostentação, que resiste ao tempo e ao modismo. Linda, como tudo que ele faz!