Last Updated on: 8th novembro 2024, 07:57 am
Ei, sabia que temos esse tour completo em vídeo no canal? Clica aqui para ver!!
Se você é fã de arquitetura e decoração, com certeza já se deparou com algum vídeo da Patricia Pomerantzeff no YouTube. Isso porque ela é a fundadora da DOMA Arquitetura, um escritório que, além de criar projetos incríveis, também possui um dos maiores canais sobre o assunto no Brasil, sempre mostrando detalhes minuciosos de suas obras.
Ao acompanhar a carreira da Pat, é fácil imaginar como deve ser a sua própria casa — e podemos adiantar que o espaço é, de fato, inspirador, com várias ideias criativas e cuidadosamente pensadas. Mas ela faz uma observação importante: seu lar vai muito além de uma vitrine de seu trabalho como arquiteta. Ali, cada escolha é extremamente pessoal, afetiva e pensada para o bem-estar de sua família, já que Pat vive com o marido e seus dois filhos há quase 15 anos no mesmo endereço.
“A casa foi se criando aos poucos, nossa história se construiu com o passar dos anos, com os presentes que eu fui herdando de família e com as nossas viagens, porque a gente sempre traz muita coisa na mala”, ela conta.
Pat lembra que, quando se mudou, ela estava grávida de seu filho mais novo, por isso o momento não comportava uma grande reforma logo de início. A solução foi fazer tudo aos poucos, cada ambiente por vez – e ao todo a casa já teve quatro ou cinco versões diferentes, sempre mantendo os móveis e objetos mais especiais e fazendo novos testes de layout.
A versão atual reflete a fase mais recente da rotina da família, com os filhos já crescidos e todos aproveitando o espaço juntos. Na última reforma, a varanda se tornou mais convidativa, o antigo sofá saiu de cena para dar lugar a um novo, e a posição da mesa de jantar foi trocada, o que acabou trazendo outro clima para o ambiente, mas sem precisar substituir todos os móveis.
Pat também é apaixonada por arte, e isso fica claro na decoração. A parede da sala de jantar, por exemplo, está cheia de quadros e objetos adquiridos ao longo do tempo, com nomes de artistas como Marcelo Solá, Sandra Cinto e Mauro Piva, e também uma aquarela feita pela sua avó – um item mais do que especial para a moradora.
Além disso, outras obras de arte espalham-se pelo apartamento, em áreas como a sala de estar e até no canto da churrasqueira. Cada peça traz uma memória afetiva única, ainda mais porque Pat nunca sai de casa com a intenção de ‘comprar arte’: para ela, quando uma obra entra em seu lar, é de forma espontânea, em um apaixonamento de momento.
O maior pôster da sala, por exemplo, foi comprado em uma viagem para a Califórnia marcada por um dia de chuva intensa. Ela e sua família buscaram abrigo em uma loja de pôsteres, onde Pat se encantou pela imagem. Com muito cuidado, ela e o marido protegeram a obra com um guarda-chuva durante todo o trajeto de volta para o hotel, garantindo que chegasse intacta – o que não valeu para os dois, que ficaram encharcados depois dessa aventura!
Na varanda, a reforma mais recente realizou um desejo antigo do marido de Pat: ter uma churrasqueira! Mas essa não foi a única novidade, pois o espaço também ganhou um clima totalmente renovado, com bancada, plantas e marcenaria. Usar melhor o ambiente de lazer acabou sendo uma consequência do período de pandemia, já que, antes disso, a família aproveitava quase todos os finais de semana para ir à praia.
No quarto da Pat e do marido, o papel de parede estampado não se limita a um canto só. Na verdade, ele se estende até o teto, criando um efeito único. Ela brinca que as pessoas sempre perguntam como conseguem dormir em um quarto tão colorido, e sua resposta é simples: “É só apagar a luz!”.
Com detalhes que dizem tanto, não apenas sobre a arquitetura, mas principalmente sobre afetos e lembranças especiais, logo se nota que cada lugar da casa reflete a trajetória e os momentos vividos em família. Com memórias espalhadas pelas paredes e pelos móveis, Pat mostra que um verdadeiro lar é aquele que evolui junto de quem o habita, com escolhas que trazem felicidade, aconchego e personalidade.
Texto por Yasmin Toledo | Fotos por Maura Mello
Puro charme! De onde são os interruptores redondinhos?
Oiee! Os interruptores da Pat foram garimpados!
Quanta delicadeza …isto é o que mais me encanta no seu trabalho.
Lindo! Me chamou a atenção a estante de livros da sala. É de ferro?
Olá, tudo bem? Parece aço corten mas não temos certeza
Adoro o trabalho da Pat e nada melhor do que ter a honra de entrar em seu lar, e com certeza, é o seu melhor trabalho.
Owmmmmm que fofura!
Me apaixonar foi fácil!
Quanta delicadeza e sabedoria pra compor um lugar pequeno mas que passa a sensação de conforto imenso. Amei! Parabéns
Linda casa!
Pat’MIMo,romântico,um pouquinho de um lar Amor a primeira vista’a madeira me sinto aquecida como na minha infância!!
Prescizamos parabenizar você e sua família e toda sua equipe Lindoiiiii
Muito bacana!
Adorei as artes e plantas…tudo. ❤️
Casa aconchegante e linda!
Gostaria de saber qual a marca do sofá?
Olá, tudo bem? É do Fernando Jaeger design!
Lindo! Gostei das cadeiras Thonet em diferentes modelos. O piso também, se for porcelanato padrão madeira de demolição, ficou perfeito! Prático e não deixa nada a dever à madeira, em beleza… O projeto tem a cara de um verdadeiro lar!
Linda decoração!! Amei todas as obras de arte, todos os detalhes… muito inspirador!! E os papéis de parede, maravilhosos!!! Onde encontrá-los???
Fiquei encantada com a beleza desse lar!
Lindo! A combinação de madeira e cores vibrantes criou um ambiente aconchegante de queremos ficar! Chita, madeira, palhinha, o verde das plantas , tudo bem combinado , adorei! Show!
Adorei esse apartamento, claro, colorido, com muitas plantas e flores, cheio de vida!!!!!!
De onde são esses papéis de parede maravilhosos?
Izabel Ribeiro
[email protected]
Fiquei encantada com tanta beleza.
Parabéns!
Bem delicado e colorido esse apartamento. Gostei muito. Como encontrar aquele biscoito waffer na parede?
Não consigo, mesmo depois de 2 arquitetas resolver a decoração do quarto que minha irmã dividimos desde que nos aposentamos. O que fazer?
Que lugar aconchegante, cada cantinho desperta aquela vontade de só ficar.
Quero morar aí.
Muito bonito. Alegre, cheio de arte e elegante. Essencia;l as mémorias e lembranças que enriquecem, personalizam e identificam a história familiar.
O apê ficou lindo, cheio de arte, criatividade e bom gosto, amei o colorido dos papéis de parede, mtas plantas tbm…
Amei! A mesa.de jantar é o que tenho procurado. Pode me informar onde encontro?
Olá, tudo bem? É do Fernando Jaeger design!